A moleira alta no bebê é sinal de aumento da pressão dentro do crânio, o que sugere alguma inflamação ou acúmulo de líquido no cérebro, podendo indicar um quadro de meningite, hidrocefalia, edema cerebral, traumatismo craniano, entre muitas outras situações.
Vale lembrar que se o bebê estiver chorando, vomitando ou deitado, a sua moleira pode também ficar mais alta sem ser sinal de algum tipo de problema. Contudo, se a moleira continuar abaulada depois que o bebê se acalmar, e estiver posicionado na vertical, ele deve ser visto por um pediatra com urgência.
Entre as causas patológicas mais comuns de moleira alta em bebês estão:
- Meningite: inflamação da membrana que protege o cérebro e a medula espinhal, provocada por infecção viral ou bacteriana;
- Hidrocefalia: excesso de líquido no cérebro. Pode estar presente ao nascimento ou ser decorrente de alguma lesão ou infecção;
- Encefalite: inflamação do cérebro causada por infecção viral ou bacteriana;
- Hemorragia intracraniana: sangramento no interior do crânio;
- Traumatismo craniano: qualquer pancada ou batida na cabeça é considerada um traumatismo craniano.
Outras possíveis causas de moleira abaulada incluem tumor cerebral, doença de Lyme, insuficiência cardíaca, leucemia, hipertireoidismo, anemia, entre outras.
Se notar qualquer abaulamento da moleira, principalmente se a criança estiver sonolenta ou apresentar vômitos, leve o bebê imediatamente à urgência ou ao pediatra.