Normalmente, não é recomendado ter relações sexuais durante o uso da pomada vaginal.
A pomada vaginal serve para tratar uma inflamação e/ou infecção e precisa estar disponível na região da vagina para fazer efeito. Assim, a atividade sexual pode atrapalhar a absorção da pomada e a sua ação.
Algumas infecções também podem ser transmitidas para o parceiro durante a relação caso o tratamento ainda esteja sendo feito. Além disso, a relação pode gerar atrito e fricção na parede da vagina, o que pode levar a dor e desconforto.
Nos primeiros dias de uso da pomada, os sintomas podem começar a desaparecer. No entanto, isso não é sinal de cura, sendo fundamental que você mantenha o tratamento por todo o período orientado pelo médico sem interrupção.
Para saber se a pomada fez efeito, é importante você observar se os sintomas melhoram após o tratamento completo. No entanto, o ideal é você consultar um ginecologista para verificar se a infecção realmente foi tratada.
Quando posso voltar a ter relação após tratamento com pomada vaginal?
O mais indicado é que você volte a ter relações somente após deixar de usar a pomada vaginal.
A pomada deve ser usada durante o tempo determinado pelo médico e, se não observar melhora dos sintomas, é indicado uma nova consulta com o médico que prescreveu o medicamento.