Naprix é um anti-hipertensivo indicado para o tratamento da pressão alta, insuficiência cardíaca congestiva ou nefropatia, pois contém ramipril que ajuda a reduzir a pressão arterial.
Esse remédio pode ser encontrado associado ao anlodipino (Naprix A) ou a hidroclorotiazida (Naprix D) para potencializar seu efeito no tratamento da pressão alta.
Leia também: Remédio para pressão alta: 10 tipos mais usados tuasaude.com/remedios-para-pressao-altaO Naprix deve ser usado com indicação do cardiologista e com consultas médicas regulares para avaliar a eficácia do tratamento e o surgimento de efeitos colaterais.

Para que serve
O Naprix é indicado para o tratamento de:
- Pressão alta;
- Insuficiência cardíaca congestiva;
- Pós infarto do miocárdio;
- Nefropatia em pessoas diabéticas ou não.
Além disso, o Naprix pode ser indicado para prevenir o infarto, AVC ou risco de morte por doenças cardiovasculares em pessoas com diabetes.
O Naprix também pode ser usado para prevenir a piora de doenças nos rins ou da microalbuminúria, que é o aumento da quantidade de albumina na urina.
Qual a ação do Naprix?
O Naprix contém ramipril que é um inibidor da enzima conversora da angiotensina (IECA) e age relaxando as veias e artérias e reduzindo a pressão arterial.
Além disso, ajuda a controlar os sintomas da insuficiência cardíaca congestiva, como o inchaço na barriga e nas pernas, pés e tornozelos. Veja outros remédios para insuficiência cardíaca.
O Naprix em associação com anlodipino ou hidroclorotiazida potencializa o efeito do remédio para reduzir a pressão arterial.
Leia também: 12 Formas Naturais de Baixar a Pressão Alta (hipertensão) tuasaude.com/3-formas-de-controlar-a-pressao-alta-sem-remedioComo usar
O Naprix deve ser usado por via oral, tomado com um copo de água, antes, durante ou após uma refeição.
1. Naprix 5 mg
O Naprix 5 mg, assim como o Naprix 2,5 mg, contém apenas ramipril na sua composição, indicado somente para adultos.
A posologia recomendada do Naprix varia com a condição a ser tratada, que inclui:
Para a prevenção de infarto, AVC ou risco de morte por doenças cardiovasculares em diabéticos, dose inicial é de 1 comprimido de Naprix 2,5 mg, 1 vez por dia.
Em todos os casos, o médico pode aumentar a dose do Naprix, de acordo com a resposta ao tratamento, sendo a dose máxima diária de 10 mg.
2. Naprix 10 mg
O Naprix 10 mg também contém só o ramipril na sua composição.
A posologia do Naprix 10 mg é de 1 comprimido por dia.
O Naprix 10 é considerado a dose máxima para o tratamento da pressão alta, insuficiência cardíaca, pós infarto ou prevenção de infarto, AVC ou morte.
3. Naprix A 5/5
O Naprix A contém ramipril + anlodipino na sua composição, nas concentrações de 2,5 mg + 5 mg, 5 mg + 5 mg, 10 mg + 5 mg e 10 mg + 10 mg, indicado para o tratamento da pressão alta em adultos.
A posologia do Naprix A é de 1 cápsula de ramipril + anlodipino, 1 vez por dia.
A quantidade ramipril e anlodipino, ou seja, a dose na cápsula, deve ser indicada pelo cardiologista de acordo com a pressão arterial e resposta ao tratamento.
Leia também: Anlodipino: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/anlodipino4. Naprix D 5/12,5
O Naprix D contém ramipril + hidroclorotiazida na forma de cápsulas duras, nas concentrações de 5 mg + 12,5 mg e 5 mg + 25 mg, indicado para pressão alta em adultos.
A dose normalmente recomendada é de 1 cápsula de Naprix D por dia, que pode ser aumentada pelo médico para até 2 cápsulas por dia, de acordo com a resposta ao tratamento.
Leia também: Hidroclorotiazida: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/hidroclorotiazida-modureticPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Naprix são dor de cabeça, tontura, tosse seca, bronquite, sinusite, falta de ar, náuseas, vômitos, má digestão ou diarreia.
Além disso, também podem surgir dor muscular, cansaço, dor no peito, hipotensão ortostática ou rash cutâneo. Saiba identificar os sintomas de rash cutâneo.
Embora seja mais raro, o Naprix pode causar reações alérgicas graves, broncoespasmo, angioedema, anafilaxia, síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise epidérmica tóxica.
Leia também: Necrólise epidérmica tóxica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/necrolise-epidermica-toxicaQuem não deve usar
O Naprix é contraindicado nas seguintes situações:
- Gravidez ou amamentação;
- Histórico de angioedema;
- Estreitamento da artéria renal;
- Diabéticos ou pessoas com insuficiência renal moderada a grave que tomam alisquireno;
- Quadro de pressão baixa ou instabilidade hemodinâmica;
- Tratamento da nefropatia diabética com losartana, candesartana, valsartana ou olmesartana, por exemplo.
Além disso, o Naprix não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao ramipril ou qualquer outro componente do remédio.
O Naprix deve ser evitado por pessoas que fazem tratamento com diálise, hemofiltração com filtro de poliacrilonitrila ou aférese de lipoproteínas com sulfato de dextrano.