Neurite vestibular é a inflamação do nervo vestibular, que transmite informação sobre o movimento e equilíbrio do corpo da orelha interna para o cérebro, causando sintomas como tontura, desequilíbrio e vertigens, por exemplo.
Essa inflamação, também conhecida como neuronite vestibular, pode afetar pessoas em qualquer idade, porém é rara em crianças, sendo causada principalmente por infecções virais.
Leia também: 21 doenças causadas por vírus: sintomas, tratamento e prevenção tuasaude.com/doencas-causadas-por-virusO tratamento da neurite vestibular é feito pelo otorrinolaringologista ou neurologista, e normalmente envolve o uso de remédios para aliviar os sintomas ou fisioterapia.
Sintomas da neurite vestibular
Os principais sintomas da neurite vestibular são:
- Tontura;
- Vertigem intensa;
- Náuseas ou vômitos;
- Perda do equilíbrio.
Os sintomas da neurite vestibular normalmente surgem de repente e são constantes, se desenvolvendo ao longo de várias horas, com um pico nas primeiras 24 a 48 horas e durando alguns dias até desaparecerem completamente de forma espontânea.
Geralmente, os sintomas pioram quando se movimenta a cabeça rapidamente, mas não são provocados pela movimentação da cabeça.
Apesar de ter alteração na estrutura localizada no ouvido, a neurite vestibular não altera a capacidade auditiva.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da neurite vestibular é feito pelo otorrinolaringologista ou neurologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico e neurológico.
Marque uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima de você:
Geralmente, não são necessários exames complementares, no entanto, o médico pode solicitar a realização de ressonância magnética, vectoeletronistagmografia ou tomografia computadorizada, para descartar outras condições com sintomas semelhantes, como AVC, por exemplo.
Possíveis causas
A causa exata da neurite vestibular não é completamente conhecida, mas acredita-se que ocorra devido a infecções por vírus, provocando a inflamação e danos na parte vestibular do 8º nervo craniano, levando ao surgimento dos sintomas.
Geralmente, a neurite vestibular tem origem em uma infecção respiratória ou gastrointestinal não tratada, ou por reativação do vírus Herpes simplex, por exemplo.
Como é feito o tratamento
O tratamento da neurite vestibular deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista ou neurologista com o objetivo de aliviar os sintomas, uma vez que a doença pode melhorar espontaneamente em alguns dias.
Assim, podem ser indicados remédios para náuseas e vômitos, como metoclopramida, dimenidrinato ou meclizina, e/ou remédios para tontura ou vertigem, como flunarizina ou diazepam, por exemplo. Confira os principais remédios para vômitos e vertigem.
Em alguns casos, pode ser também indicada a realização de fisioterapia para ajudar a pessoa a recuperar o equilíbrio e aliviar a vertigem.
Veja também no vídeo a seguir alguns exercícios para diminuir as crises de tontura: