Repolarização ventricular: o que é, sintomas, causas e tratamento

Repolarização ventricular é um momento da atividade elétrica do coração em que os ventrículos ventrículos estão se preparando para outra contração e, em caso de alterações, podem surgir sintomas como dor no peito, coração acelerado, tontura ou desmaio.

Esse momento de preparo é natural da atividade elétrica do coração e, embora as alterações da repolarização ventricular nem sempre tenham causa específica, podem ser causadas por isquemia, medicamentos, alterações genéticas ou mesmo ocorrer em coração normal na ausência de doenças.

Em caso de alterações na repolarização ventricular em um exame, é recomendado consultar um cardiologista. O tratamento deve ser específico para a sua causa, podendo envolver desde o ajuste de medicamentos até cirurgia, em alguns casos.

Médico segurando um exame de eletrocardiograma

Principais sintomas

Os principais sintomas de alterações da repolarização ventricular são:

  • Dor ou sensação de aperto/pressão no peito;
  • Falta de ar;
  • Suor intenso;
  • Coração acelerado;
  • Tontura ou desmaio, em alguns casos.

Os sintomas tendem a surgir quando as alterações da repolarização ventricular são graves, prejudicando o funcionamento do coração. Dependendo da sua causa, podem também ser mais frequentes durante esforços físicos, sono ou momentos de estresse, por exemplo. 

Além disso, nos casos mais graves, existe o risco das alterações da repolarização ventricular resultarem em uma parada cardíaca. Saiba os principais sintomas de parada cardíaca e o que fazer.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de alterações na repolarização ventricular normalmente é feito por um cardiologista ou clínico geral por meio do exame de eletrocardiograma, que avalia a atividade elétrica do coração. Entenda melhor o que é o eletrocardiograma e para que serve.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um cardiologista mais perto de você utilizando a ferramenta abaixo:

Marcar consulta Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

No entanto, é comum o médico também indicar outros exames, como a dosagem de minerais no sangue ou ecocardiograma, para tentar identificar a sua causa e indicar o tratamento mais adequado.

Causas de alteração na repolarização ventricular

Alterações na repolarização ventricular podem ser causadas por:

  • Isquemia miocárdica, podendo resultar em infarto;
  • Inflamação devido à miocardite;
  • Efeito colateral de medicamentos, como alguns antibióticos, antidepressivos e antialérgicos;
  • Desequilíbrios de minerais no sangue, especialmente o potássio ou cálcio;
  • Sobrecarga ventricular, em caso de insuficiência cardíaca, por exemplo;
  • Alterações genéticas, como as associadas à síndrome do QT longo ou curto.

No entanto, também é comum as alterações da repolarização ventricular não apresentarem uma causa específica, nem sempre indicando existir algum problema sério. 

Ansiedade causa alteração da repolarização ventricular?

A ansiedade normalmente não afeta a repolarização ventricular, mas pode aumentar os batimentos cardíacos, resultando em uma arritmia conhecida como a taquicardia sinusal que, neste caso, é uma resposta natural do coração.

Leia também: Taquicardia sinusal: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/taquicardia-sinusal

Como é feito o tratamento

A repolarização ventricular é uma atividade natural do coração, mas caso existam alterações, o médico pode indicar um tratamento específico para a sua causa quando é possível identificá-la.

Assim, o tratamento das alterações na repolarização ventricular pode envolver a reposição de minerais no sangue, suspensão ou ajuste de medicamentos, uso de antiarrítmicos ou cirurgia, em alguns casos, por exemplo.

Especialmente em caso de infarto, o tratamento dessas alterações pode ser feito com o uso de medicamentos trombolíticos ou angioplastia para restabelecer a circulação de sangue para o coração. Veja como é feito o tratamento do infarto.

Vídeos relacionados

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: principais sintomas de um coração fraco

04:28 | 17.195 visualizações

7 sintomas de INFARTO que você precisa reconhecer

04:27 | 26.604 visualizações

O que comer para EVITAR INFARTO

04:31 | 94.687 visualizações