Para aliviar a dor no estômago, pode-se tomar alguns remédios caseiros, como o chá de erva doce, boldo ou cúrcuma, pois têm ação anti-inflamatória, digestiva e analgésica, que ajudam a combater dor, desconforto ou sensação de queimação no estômago.
A dor de estômago pode ter diversas causas, que podem estar relacionadas com a alimentação ou alguma doença, mas também pode ser por causas emocionais, como ansiedade ou estresse, por exemplo. Conheça as principais causas da dor de estômago.
Se a dor de estômago persistir ou for acompanhada de outros sintomas, como vômitos recorrentes, tontura ou desmaio, é importante consultar o gastroenterologista para identificar a causa e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito com remédios, como omeprazol, hidróxido de magnésio ou claritromicina.
Remédios caseiros
Alguns remédios caseiros que podem auxiliar no tratamento indicado pelo médico, aliviando a dor, desconforto, a azia e a sensação de estufamento são:
1. Chá de erva doce
O chá de erva doce tem ação analgésica e antidispéptica, por isso, beber 2 xícaras deste chá por dia, pode ajudar no tratamento da má digestão, gastrite e inchaço abdominal. Veja os benefícios do chá de erva doce e como preparar.
2. Suco de batata crua
O suco da batata crua ralada, espremida e coada pode ajudar a neutralizar os ácidos do estômago, aliviando a dor no estômago, causada por azia, refluxo gastroesofágico ou gastrite, por exemplo. Saiba como preparar o suco de batata crua.
3. Chá de cúrcuma
O chá de cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a aliviar sintomas de gases, má digestão e estufamento.
Esse chá pode ser tomado de 2 a 3 vezes por dia, para complementar o tratamento médico para dor no estômago. Veja outros benefícios e como fazer o chá de cúrcuma.
Leia também: 8 melhores remédios caseiros para excesso de gases tuasaude.com/remedio-caseiro-para-gases4. Chá de espinheira santa
O chá de espinheira santa é rico em antioxidantes que ajudam a proteger a parede do estômago contra a ação dos ácidos.
Beber até 3 xícaras por dia de chá pode auxiliar no combate à dor causada pela gastrite ou refluxo, aliviando a dor no estômago. Saiba como preparar o chá de espinheira santa.
5. Chá de boldo
O chá de boldo tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas que melhoram a digestão, reduzem a acidez do estômago e auxiliam na digestão de gorduras, ajudando a combater a dor de estômago causada por má digestão ou gastrite.
Esse chá pode ser preparado com as folhas secas do boldo do Chile ou folhas frescas do boldo brasileiro, e tomado de 2 a 3 xícaras por dia. Veja como preparar o chá de boldo.
Remédios de farmácia
Os principais remédios de farmácia que podem ser indicados pelo gastroenterologista para dor no estômago são:
1. Paracetamol
O paracetamol, assim como a dipirona, podem ser indicados pelo médico para aliviar a dor no estômago, pois têm propriedades analgésicas.
Esses remédios podem ser encontrado na forma de comprimidos ou xarope, para uso oral, e devem ser usados com indicação do gastroenterologista.
2. Sucralfato
O sucralfato é um protetor gástrico indicado para dor no estômago e sensação de queimação nos casos de gastrite crônica ou úlcera no estômago.
Esse remédio age formando uma barreira protetora do estômago, impedindo que o ácido do estômago danifique a parede do estômago e do esôfago.
Além do sucralfato, outro protetor gástrico que pode ser indicado pelo médico são os sais de bismuto.
3. Hidróxido de magnésio
O hidróxido de magnésio é um antiácido que ajuda a neutralizar a acidez do estômago, e aliviar a dor no estômago, a azia e a sensação de queimação, causada por má digestão, gastrites, refluxo e úlcera.
Além do hidróxido de magnésio, outros antiácidos que podem ser indicados pelo médico são carbonato de cálcio ou bicarbonato de sódio, por exemplo. Saiba como tomar o hidróxido de magnésio.
4. Omeprazol
O omeprazol, assim como o pantoprazol ou o lansoprazol, são remédios que diminuem a produção dos ácidos no estômago, aliviando sintomas como a dor e o desconforto em casos de úlcera, refluxo, ou gastrite.
Leia também: Remédios para gastrite: o que tomar (opções de farmácia e naturais) tuasaude.com/remedios-para-gastrite5. Claritromicina
A claritromicina é um antibiótico indicado para dor no estômago causada por gastrite ou úlcera nos casos de infecção pela bactéria H. pylori.
Geralmente, a claritromicina é associada a outros antibióticos como amoxicilina e metronidazol, devendo ser usados somente com indicação médica. Veja a lista completa de remédios para combater a dor no estômago.
Como curar a dor de estômago
Para curar a dor de estômago, é recomendado:
- Evitar comer alimentos gordurosos, como frituras, salgadinhos ou sorvetes;
- Não beber bebidas alcoólicas, como vinho ou cerveja;
- Evitar beber refrigerantes;
- Evitar doces, como sorvetes, bolos, balas, chocolates;
- Não fumar;
- Priorizar a consumo de alimentos saudáveis, como frutas frescas, cereais integrais, salada, vegetais frescos, leguminosas e carnes magras;
- Evitar o estresse e a ansiedade;
- Praticar atividade física regularmente.
Estas mudanças no estilo de vida são fundamentais para diminuir a acidez do estômago, que é um dos responsáveis pela dor no estômago. Saiba o que comer e o que evitar quando se tem dor no estômago.