Ao esquecer de tomar Ciclo 21, o efeito contraceptivo da pílula pode ficar diminuído, principalmente quando mais de um comprimido é esquecido, ou quando o atraso na ingestão do medicamento ultrapassar as 12 horas, havendo o risco de engravidar.
Por isso, é importante usar outro método contraceptivo nos 7 dias seguintes ao esquecimento, como o preservativo, para prevenir a ocorrência de uma gravidez.
Uma alternativa para quem se esquece com frequência de tomar a pílula, é trocar para outro método em que não seja necessário lembrar o uso diário. Saiba como escolher o melhor método anticoncepcional.
Esquecimento até 12 horas
Em qualquer semana, se o atraso for até 12 horas do horário habitual, deve-se tomar o comprimido esquecido assim que a pessoa se lembrar e tomar os comprimidos seguintes no horário habitual.
Nestes casos, o efeito contraceptivo da pílula é mantido e não há risco de engravidar.
Esquecimento por mais de 12 horas
Se o esquecimento for superior a 12 horas do horário habitual, a proteção contraceptiva de Ciclo 21 pode ficar reduzida e, por isso, deve-se:
- Tomar o comprimido esquecido assim que for lembrado, mesmo que tenham que se tomar duas pílulas no mesmo dia;
- Tomar os comprimidos seguintes no horário habitual;
- Usar outro método contraceptivo como preservativo durante os próximos 7 dias;
- Iniciar nova cartela assim que terminar a atual, sem que haja pausa entre uma cartela e outra, apenas se o esquecimento ocorrer na terceira semana da cartela.
Quando não há pausa entre uma cartela e outra, a menstruação só deve ocorrer no final da segunda cartela, mas podem ocorrer pequenos sangramentos nos dias em que se estiver tomando os comprimidos. Se não ocorrer menstruação no final da segunda cartela, deve-se fazer um teste de gravidez antes de se iniciar a próxima cartela.
Esquecimento de mais de 1 comprimido
Se mais de um comprimido da mesma cartela forem esquecidos, deve-se consultar o médico porque quanto mais comprimidos seguidos forem esquecidos, menor será o efeito contraceptivo de Ciclo 21.
Nestes casos, se não ocorrer menstruação no intervalo de 7 dias entre uma cartela e outra, deve-se consultar o médico antes de iniciar nova cartela porque a mulher pode estar grávida.