Ovários multifoliculares: o que são, sintomas e tratamento

Ovários multifoliculares são ovários que possuem um número maior de folículos do que o normal, levando a produção de pequenos cistos e resultando em sintomas como menstruação irregular e cólicas fortes.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse aumento do número de folículos é causado por alterações hormonais que fazem com que os folículos produzidos não atinjam a maturidade, ficando acumulados nos ovários, não liberando o óvulo e não ocorrendo a ovulação.

O tratamento dos ovários multifoliculares é feito pelo ginecologista e geralmente envolve o uso de anticoncepcionais orais ou uso de medicamentos capazes de induzir a ovulação.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de ovários multifoliculares

Os principais sintomas de ovários multifoliculares são:

  • Menstruação irregular ou ausência de menstruação;
  • Cólicas fortes;
  • Acne;
  • Excesso de pelos no rosto;
  • Aumento do peso.

Esses sintomas podem surgir à medida que vão sendo formados pequenos cistos no ovário.

Apesar dos ovários multifoliculares não estarem relacionados com a infertilidade, é comum que as mulheres que possuem essa alteração tenham dificuldade para engravidar, uma vez que o processo de ovulação está comprometido.

Assim, caso a mulher deseje engravidar, é importante consultar o ginecologista para que seja indicado o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico dos ovários multifoliculares é feito pelo ginecologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e do uso de anticoncepcionais hormonais.

Marque uma consulta com um ginecologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar um ultrassom pélvico ou transvaginal, em que é possível visualizar o tamanho dos ovários e a presença de cistos. 

Além disso, o médico também pode pedir exames de sangue para verificar os níveis hormonais.

Qual a diferença entre ovários multifoliculares e ovários policísticos

Apesar de levarem ao aparecimento de sintomas semelhantes, os ovários multifoliculares e policísticos são situações diferentes.

Os ovários policísticos são caracterizados pela presença de muitos cistos no ovário, que se distribuem de maneira irregular por todo o ovário e são maiores. 

Por outro lado, os cistos dos ovários multifoliculares são menores e acontecem devido à ausência de maturação dos folículos e, consequentemente, falta de ovulação. Confira algumas dúvidas comuns sobre ovários policísticos.

Possíveis causas

Os ovários multifoliculares são causados por alterações hormonais, principalmente do FSH liberado pelo hipotálamo no cérebro, que estimula a liberação de estrogênio, levando ao desenvolvimento e maturação dos folículos.

Quando há alteração desse hormônio, os folículos não amadurecem, ficando acumulados nos ovários, levando à formação de pequenos cistos, e resultando nos sintomas.

​Como é feito o tratamento

O tratamento dos ovários multifoliculares deve ser feito com orientação do ginecologista e envolve o uso de medicamentos capazes de regular a taxa hormonal, como anticoncepcionais por exemplo.

Caso a mulher não ovule durante o tratamento, pode ser indicado pelo ginecologista o uso de medicamentos capazes de induzir a ovulação. Veja os principais remédios para induzir a ovulação.

Nos casos em que o uso de anticoncepcionais e medicamentos indutores da ovulação não são suficientes, o médico por recomendar a realização de cirurgia para retirar os cistos.

Ovários multifoliculares tem cura?

A síndrome dos ovários multifoliculares não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos. Estes medicamentos podem ser úteis para regularizar a menstruação e diminuir os sintomas causados pela doença.

As mulheres que possuem ovários multifoliculares também possuem uma dificuldade maior para engravidar, pois não ovulam todos os meses, sendo recomendado seguir o tratamento proposto pelo médico e tomar medicamentos que possam induzir a ovulação, como o clomifeno, além de ser recomendado ter relações em todos os períodos férteis. Veja quais os sintomas e como calcular o período fértil.