A palatinose, ou isomaltulose, é um carboidrato absorvido de forma gradativa no organismo, podendo ser indicado para prolongar a energia durante os treinos e competições de longa duração, como maratona, futebol e basquete.
Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, formado por glicose e frutose, a palatinose também equilibra os níveis de glicose no sangue, podendo ajudar no emagrecimento e no controle da diabetes.
Leia também: Índice glicêmico: o que é, classificação e como controlar tuasaude.com/indice-glicemicoA palatinose é usada pela indústria para adoçar alimentos, como chocolate, cereais matinais, sorvetes e iogurtes. Além disso, a palatinose também é comercializada na forma de suplemento em pó, em lojas de suplementos ou drogarias.
Para que serve a palatinose
As principais indicações da palatinose são:
1. Prolonga a energia
Por apresentar um baixo índice glicêmico, a palatinose fornece carboidratos gradativamente para o organismo, prolongando a energia durante os treinos de longa duração.
Assim, a palatinose pode ser indicada para praticantes de atividades de alta performance, como ciclismo, maratona, futebol, basquete e natação.
2. Ajuda no emagrecimento
Por ser um carboidrato absorvido lentamente pelo organismo, a palatinose ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, prolongando a saciedade e ajudando, por isso, no emagrecimento.
No entanto, é importante ressaltar que, para emagrecer, é necessário também manter uma dieta reduzida em calorias e praticar atividades físicas regularmente.
Leia também: Déficit calórico: o que é, como fazer e como calcular tuasaude.com/deficit-calorico3. Melhora o desempenho físico
A palatinose melhora o desempenho físico, porque fornece energia por um longo período de tempo para o corpo, diminuindo o cansaço durante os treinos e provas de competição.
4. Pode ajudar no controle da diabetes
Com um baixo índice glicêmico, entre 32 e 45, a palatinose é absorvida lentamente no intestino, equilibrando os níveis de glicose no sangue e podendo ajudar no controle da diabetes tipo 2.
Leia também: Alimentos com baixo índice glicêmico tuasaude.com/alimentos-com-baixo-indice-glicemicoEntretanto, por conter glicose e frutose, pessoas que possuem diabetes só devem usar a palatinose com a orientação do médico ou nutricionista.
5. Mantém a saúde dos dentes
Por ter uma ligação química estável entre a glicose e a sacarose, a palatinose não é digerida pela maioria das bactérias da boca.
Assim, a palatinose possui características não cariogênicas, ajudando a manter a saúde dos dentes.
Palatinose engorda?
Assim como outros carboidratos, a palatinose pode engordar quando é consumida em excesso, já que 1 g contém 4 calorias.
No entanto, quando consumida em quantidades adequadas, associada a uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos, a palatinose não engorda.
Como usar a palatinose
O suplemento palatinose pode ser usado em qualquer horário do dia. No entanto, para melhorar o desempenho físico ou prolongar a energia, a palatinose deve ser usada antes dos treinos e competições.
A quantidade geralmente recomendada é entre 15 g e 30 g de palatinose por dia, diluindo-se em um copo de água ou outra bebida de preferência.
Possíveis efeitos colaterais
De modo geral, o consumo de até 50g por dia de palatinose não provoca efeitos colaterais. Já o consumo excessivo pode causar diarreia, enjoo e excesso de gases.
Quem não pode usar
A palatinose não é recomendada para pessoas com deficiência congênita da sacarase-isomaltase e intolerância à frutose, que é a dificuldade do organismo em absorver e/ou digerir a frutose.
Já mulheres grávidas ou amamentando, assim como crianças ou pessoas com diabetes, devem sempre consultar o médico antes de usar a palatinose.