A Naegleria fowleri é um tipo de ameba que pode entrar no organismo por meio do nariz e provocar destruição do tecido cerebral, causando sintomas como dor de cabeça, náusea e/ou vômitos, febre ou sonolência e colocando a vida da pessoa em risco.
Esse parasita, conhecido como a ameba "comedora de cérebro", pode causar uma condição grave e rara chamada meningoencefalite amebiana primária. Normalmente, é encontrado em águas quentes não tratadas, como rios, lagos, poças ou piscinas comunitárias.
Em caso de suspeita de infecção por Naegleria fowleri, é recomendado procurar uma emergência para avaliação. Seu tratamento é difícil e, normalmente, é feito com o uso de Anfotericina B em combinação com outros medicamentos.
Principais sintomas
Os principais sintomas de infecção por Naegleria fowleri, a ameba "comedora de cérebro", são:
- Dor de cabeça e rigidez de nuca;
- Náusea e/ou vômitos;
- Febre;
- Confusão mental, sonolência ou, nos casos mais graves, coma;
- Desconforto visual devido à sensibilidade dos olhos à luz;
- Crises convulsivas.
A ameba "comedora de cérebro" Naegleria fowleri causa uma infecção que afeta o sistema nervoso central conhecida como meningoencefalite amebiana primária. Os primeiros sintomas surgem entre 1 e 12 dias após o contato com a ameba e são parecidos com os de uma meningite bacteriana.
Leia também: 10 sintomas de meningite (com teste online) tuasaude.com/como-se-identifica-a-meningiteApós seu início, os sintomas da infecção por Naegleria fowleri tendem a se agravar rapidamente no longo de poucos dias, colocando a vida da pessoa em risco. Por isso, em caso de suspeita, é recomendado procurar uma emergência para avaliação.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da infecção pela ameba "comedora de cérebro" Naegleria fowleri é feito pelo infectologista baseado nos sintomas, histórico de atividades recentes em águas possivelmente contaminadas e resultado de exames, como a ressonância magnética do cérebro ou punção lombar.
A punção lombar permite a coleta e análise do líquido cefalorraquidiano. Assim, algumas vezes, é possível identificar a ameba no microscópio, confirmando o diagnóstico. Entenda melhor o que é a punção lombar e o resultado.
Embora existam testes específicos para a identificação da Naegleria fowleri, como PCR ou outros que detectam proteínas produzidas pela parasita, estes testes nem sempre estão disponíveis por ser uma infecção rara.
Como acontece a transmissão
A infecção acontece quando a água contaminada pela ameba Naegleria fowleri entra pelas narinas da pessoa, permitindo que o parasita penetre pela parede da cavidade nasal e chegue até o cérebro.
A ameba Naegleria fowleri é encontrada em águas de rios, fontes termais ou piscinas não tratadas adequadamente, por exemplo, mas não parece estar presente na água do mar. Assim, a infecção é mais frequente em pessoas que se banharam ou mergulharam em águas doces.
Tratamento para infecção por Naegleria fowleri
O tratamento da infecção causada pela ameba Naegleria fowleri deve ser feito com a orientação de um infectologista e, embora não existam opções consideradas eficazes, normalmente, é recomendado o uso de Anfotericina B em combinação com outros medicamentos.
Leia também: Anfotericina B: para que serve e como usar tuasaude.com/anfotericina-bExistem poucos estudos sobre as opções de tratamento disponíveis para a ameba "comedora de cérebro" Naegleria fowleri. Embora existam casos de pessoas que se curaram com o tratamento médico, na maioria das vezes, a infecção se agrava rapidamente, tornando-se fatal.
Como evitar a infecção
A infecção por Naegleria fowleri é considerada rara, mas para evitá-la é recomendado:
- Não tomar banho em águas possivelmente contaminadas;
- Ao realizar lavagem nasal, utilizar soro fisiológico ou água devidamente fervida;
- Tratar a água da piscina em casa adequadamente;
- Utilizar tampões nasais ao nadar ou mergulhar;
- Evitar mergulhar em fontes termais;
- Não movimentar ou cavar a lama no fundo de fontes, lagos, poças ou rios com águas mornas.
Esta infecção não é contagiosa, não sendo transmitida de uma pessoa a pessoa e, embora seja grave, pode ser prevenida quando se toma os cuidados adequados.