Para tratar a dor nas costas, pode-se aplicar uma bolsa de água quente na região, relaxar e fazer uma massagem nas costas, pois assim é possível promover a maior circulação sanguínea no local, relaxar a musculatura local e, assim, aliviar a dor nas costas.
No entanto, em alguns casos, pode ser necessário fazer uso de remédios indicados pelo ortopedista, como anti-inflamatórios ou analgésicos, além de sessões de fisioterapia, para ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor nas costas.
A dor nas costas pode acontecer devido a cansaço, estresse, pancadas ou ser consequência de hérnia, aneurismas ou fraturas, sendo importante que o médico seja consultado para que sejam realizados exames para identificar a causa da dor nas costas e, assim, iniciar o tratamento mais adequado. Conheça as principais causas de dor nas costas.
10 formas de aliviar a dor nas costas
Algumas dicas do que fazer para aliviar a dor nas costas são:
1. Relaxar
Uma forma de relaxar, é ficar deitado de lado ou sentado de forma a que as costas estejam totalmente encostadas na cadeira por alguns minutos, e evitar ficar muito tempo na mesma posição, mesmo sendo sentado, deitado ou em pé.
Ao ficar numa posição mais confortável, é possível respirar melhor e as fibras musculares se soltam, aliviando a dor nas costas.
Na hora de dormir, para aliviar a dor nas costas, a pessoa pode deitar de lado ou de barriga para cima, com a cabeça bem apoiada num travesseiro não muito fofo. O ideal é colocar outro travesseiro debaixo dos joelhos, caso a pessoa esteja de barriga para cima, ou entre os joelhos, caso durma deitada de lado.
2. Aplicar calor
Aplicar uma compressa com água morna no local da dor durante 15 a 20 minutos pode ajudar a aliviar a dor, pois melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos, trazendo alívio da dor em poucos minutos.
Assim, para fazer essa compressa, basta molhar uma toalha em água morna, espremer para tirar o excesso de água, e colocar no local da dor. Pode-se também colocar a toalha molhada dentro de um saco plástico e envolver o saco com uma toalha seca, sendo isso útil quando a água está muito quente ou não se quer molhar a roupa, por exemplo
Pode adicionar também na água a compressa 3 gotas de óleo essencial de manjericão ou de eucalipto, isso porque esses óleos possuem propriedades anti-inflamatórias, ajudando a aliviar a dor.
3. Massagear as costas
Fazer massagens também é uma opção para aliviar as dores nas costas, pois ajuda a diminuir a tensão muscular e a relaxar, melhorando as dores.
Uma opção é a massagem com óleos essenciais, pois de acordo com o óleo utilizado é possível ter uma maior sensação de relaxamento e bem-estar.
4. Manter o peso saudável
Uma das causas da dor nas costas é o excesso de peso, que sobrecarrega as articulações.
Por isso, fazer uma dieta desintoxicante para eliminar toxinas e o excesso de líquidos pode ser uma boa estratégia para começar, mas fazer uma reeducação alimentar confere resultados a longo prazo, e duradouros. Veja como fazer a reeducação alimentar.
5. Reduzir o estresse e a ansiedade
O estresse e a ansiedade provocam tensão muscular, o que leva muitas vezes a que a pessoa sinta as costas doloridas.
Para aliviar, pode-se colocar 2 gotas de óleo essencial de lavanda ou macela no travesseiro, pois têm propriedades calmantes e favorecem o sono. Confira outros óleos essenciais para ansiedade e como usar.
6. Melhorar a postura
Passar o dia na postura correta evita a dor nas costas e também ajuda a atenuar a dor, quando ela já se instalou. Como muitas vezes a dor nas costas é causada por más posturas, fazer algumas sessões de reeducação postural com um fisioterapeuta especializado pode ser de grande ajuda. Veja alguns exercícios para melhorar a postura.
7. Praticar exercícios físicos
Após o alívio dos sintomas de dor nas costas é muito importante que a pessoa faça exercícios regularmente para prevenir o retorno da dor.
O profissional de educação física poderá indicar qual a melhor modalidade, respeitando seus gostos e possibilidades, mas boas opções são a caminhada e o Pilates Clínico, feito com o fisioterapeuta com exercícios que fortalecem o abdômen e a coluna lombar, por exemplo.
8. Fazer alongamentos
Fazer exercícios de alongamento para as costas também podem aliviar as dores e a tensão muscular, além de aumentar a flexibilidade e mobilidade, melhorar a circulação, reduzir o estresse nas articulações, melhorar a postura e promover o bem-estar. Veja como fazer exercícios de alongamento para aliviar a dor nas costas.
9. Tomar remédio
O uso de remédios pode ser indicado pelo médico quando a dor é muito intensa e dificulta as atividades do dia a dia. Os remédios para dor nas costas podem ser encontrados em forma de pomadas e devem ser aplicados no local da dor com uma suave massagem até que seja totalmente absorvida pela pele.
Alguns dos remédios que o médico pode indicar contra dor nas costas podem ser:
- Analgésicos, como o Paracetamol, 3 vezes por dia ou conforme indicação médica;
- Anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, ingeridos 3 vezes por dia, ou nimesulida, 2 vezes ao dia, após as refeições, especialmente nos caso de artrite;
- Relaxantes musculares, como Miosan, 3 a 4 vezes por dia ou de acordo com as orientações do ortopedista;
- Injeções de Diclofenaco e Tiocolquicósido, feitas no hospital ou posto de saúde, conforme a prescrição do médico.
Os remédios diminuem a dor e a inflamação, trazendo alívio da dor, mas para evitar que a dor volte é aconselhado fazer também sessões de fisioterapia que são úteis para fortalecer os músculos enfraquecidos, melhorar a postura e o posicionamento de todas as estruturas.
10. Fazer fisioterapia
A fisioterapia é interessante principalmente quando a dor não melhora ao longo do tempo. Assim, nas sessões de fisioterapia são realizados exercícios de alongamento para manter as estruturas das costas bem posicionadas e os músculos com a flexibilidade ideal para realizar todas as atividades do dia a dia sem dor.
Além disso, o tratamento fisioterapêutico pode variar de pessoa para pessoa podendo incluir recursos de termo-eletro-fototerapia para aliviar a dor e a inflamação, contribuindo para um melhor efeito dos medicamentos, e numa fase mais avançada geralmente é necessário fazer exercícios de cinesioterapia adequados à realidade e necessidade do paciente.
Assista também o vídeo seguinte para saber outras dicas para aliviar a dor nas costas:
O que fazer para aliviar a dor nas costas
02:57 | 820.476 visualizaçõesComo evitar a dor nas costas
Algumas formas de evitar que a dor nas costas volte são:
- Manter a boa postura sentado para distribuir bem o peso do corpo;
- Praticar exercícios pelo menos 3 vezes por semana para que os músculos fiquem fortes e alongados;
- Emagrecer se estiver acima do peso ideal para evitar a sobrecarga das articulações da coluna;
- Dormir com um travesseiro baixo;Não carregar muito peso, como mochilas e pastas pesadas por mais de 10 minutos por dia
- Evitar o estresse.
Ao seguir estas orientações, as chances do indivíduo desenvolver uma dor nas costas serão diminuídas consideravelmente. Veja algumas dicas de como manter a boa postura.
Quando ir ao médico
Deve-se ir ao médico quando a dor nas costas demora para passar ou é muito intensa, dificultando as tarefas do dia-a-dia. Além disso, é recomendado também ir ao médico quando surgem outros sintomas além da dor nas costas, como:
- Dor que irradia para as pernas;
- Sensação de formigamento ou queimação nas costas;
- Sensação de queimação nas nádegas;
- Dificuldade para caminhar.
Normalmente o médico faz uma avaliação na consulta e solicita alguns exames de imagem, como raio-X ou ressonância magnética para avaliar a coluna, os discos intervertebrais e os processos espinhosos, por exemplo, e verificar a necessidade de uso de remédios, fisioterapia ou, nos casos mais graves e crônicos, cirurgia.
Quando a cirurgia é indicada
Nos casos mais graves ou quando já foram tentadas todas as terapias para aliviar a dor nas costas sem sucesso, pode ser necessário realizar uma cirurgia na coluna. A cirurgia na coluna é delicada e pode ter complicações mas em alguns casos é muito necessária para combater a causa da dor nas costas e assim eliminar a dor.
No entanto, após a cirurgia na coluna, normalmente, é preciso fazer algumas sessões de fisioterapia para se recuperar e aprender a manter a boa postura.