O pimentão é um legume que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenir o envelhecimento precoce, evitar a anemia e ajudar no emagrecimento. Esses benefícios são possíveis, porque o pimentão tem poucas calorias, além de ter ótimas quantidades de vitamina A, vitamina C e antocianinas, com ação antioxidante e anti-inflamatória.
Existem diferentes tipos de pimentão, como amarelo, verde, vermelho, laranja, creme ou roxo, que se diferenciam quanto ao sabor, teor de carotenoides, vitaminas e antocianinas. O amarelo é o mais rico em vitamina C, o vermelho contém maior teor de carotenoides, o verde tem o sabor mais forte e amargo, e o roxo tem maior quantidade de antocianinas.
O pimentão (Capsicum annuum) pode ser consumido cru, cozido, grelhado, refogado ou assado, em preparações como tortas, geleias, saladas, sanduíches, sopas, massas e pimentão recheado, por exemplo.
Principais benefícios
Os principais benefícios do pimentão para a saúde são:
1. Fortalecer o sistema imunológico
Por ser rico em nutrientes e compostos bioativos antioxidantes, como vitamina C, carotenoides e antocianinas, o pimentão ajuda a combater os radicais livres e manter as funções das células de defesa, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.
2. Prevenir o envelhecimento precoce
O pimentão ajuda a prevenir o envelhecimento precoce por ser rico em vitamina C, um nutriente fundamental para a produção de colágeno, uma proteína que participa da formação e regeneração da pele.
Leia também: Vitamina C: para que serve, alimentos e como tomar tuasaude.com/vitamina-cAlém disso, o pimentão também contém antocianinas, vitamina A e carotenoides, antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelos radicais livres, evitando a flacidez e a formação de rugas.
3. Diminuir o colesterol "ruim"
Os antioxidantes, presentes em boas quantidades no pimentão, impedem a oxidação excessiva das células de gordura, ajudando a diminuir o colesterol "ruim", LDL no sangue, e evitando doenças como infarto, angina e insuficiência cardíaca, por exemplo.
4. Evitar a anemia
Por ser rico em vitamina C, o pimentão promove a absorção do ferro presente nos alimentos, ajudando na formação da hemoglobina, um componente das hemácias que é responsável por transportar o oxigênio pelo organismo e que normalmente está reduzido na anemia. Veja uma lista de outros alimentos ricos em vitamina C.
5. Ajudar no emagrecimento
Por conter fibras e água, o pimentão é um alimento que ajuda no emagrecimento, porque ajuda a prolongar a saciedade, diminuindo a fome e a quantidade de alimentos consumidos na dieta. Além disso, o pimentão também é pobre em calorias, sendo uma opção de vegetal para incluir em dietas de emagrecimento.
No entanto, para ajudar no emagrecimento, o pimentão deve fazer parte de uma dieta saudável e variada, associada à prática regular de exercícios físicos.
6. Manter a saúde dos olhos
O pimentão ajuda a manter a saúde dos olhos por conter vitamina A e carotenoides, nutrientes e compostos bioativos que evitam o surgimento de xeroftalmia, que é uma doença causada pela deficiência dessa vitamina e que pode provocar secura, pequenas manchas brancas nos olhos, dificuldade de enxergar em ambientes escuros e cegueira.
7. Evitar a prisão de ventre
Sendo um alimento que possui fibras, o pimentão pode ajudar a estimular os movimentos normais do intestino, facilitando a evacuação e evitando, assim, a prisão de ventre.
Leia também: Alimentos para prisão de ventre: o que comer e o que evitar tuasaude.com/alimentos-para-prisao-de-ventre8. Ajudar a evitar o câncer
Por conter compostos bioativos e vitaminas com ação antioxidante, como antocianinas, vitamina C e vitamina A, o pimentão ajuda a proteger as células saudáveis do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, ajudando a evitar o surgimento do câncer.
Tipos de pimentão
Os principais tipos de pimentão são:
- Pimentão vermelho: Consiste no pimentão quando está totalmente maduro, sendo o tipo mais doce. Esse tipo tem mais potássio e carotenoides;
- Pimentão verde: Consiste no pimentão ainda imaturo, tendo menos açúcar e um sabor mais picante e amargo que os demais;
- Pimentão amarelo: Esse tipo é o mais rico em vitamina C e equivale ao estágio de maturação do pimentão antes de se tornar laranja. Tem um sabor leve, doce e frutado;
- Pimentão laranja: Tem um sabor frutado, leve e adocicado. Esse tipo de pimentão é o pimentão que está amadurecendo, antes de ficar vermelho;
- Pimentão roxo: Com um sabor adocicado, esse tipo de pimentão é o que contém mais antocianinas.
Esse legume também pode ser encontrado na cor branco creme, um tipo de pimentão que, quando maduro, fica amarelo, laranja ou vermelho.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de pimentão amarelo, verde ou vermelho crus:
Para se obter todos os benefícios do pimentão, esse vegetal deve ser consumido em uma dieta saudável e variada, junto com a prática regular de exercícios físicos.
Como fazer
O pimentão pode ser consumido cru, cozido, grelhado, refogado ou assado, em preparações como tortas, molhos, geleias, saladas, sanduíches, sopas, massas e pimentão recheado, por exemplo.
Para preservar a vitamina C do pimentão, é aconselhado consumi-lo cru ou usá-lo em refogados rápidos e a baixa temperatura. No entanto, mesmo que seja cozinhado, o pimentão também ainda fornece muitos outros benefícios para a saúde.
Para saber manter consumir o pimentão em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Como escolher e conservar o pimentão
Na escolha do pimentão, esse legume ter um caule firme e a casca deve ser macia, lisa, brilhante e firme, devendo-se evitar os que apresentam manchas escuras.
Uma boa forma de conservar o pimentão é colocando-o em sacos de plástico furados e colocados na parte inferior da geladeira, podendo ser armazenado por mais de uma semana.
Quem não pode comer
Como pode causar má digestão e irritação gástrica, o pimentão, especialmente o tipo verde, deve ser evitado por pessoas com gastrite, refluxo ou esofagite.
Receitas com pimentão
O pimentão pode ser usado no preparo de receitas saudáveis, como pimentão recheado e geleia de pimentão.
1. Pimentão recheado
Ingredientes:
- 140 g de arroz integral;
- 4 pimentões;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 dente de alho picado;
- 4 cebolas picadas;
- 1 talo de aipo picado;
- 3 colheres de sopa de nozes picadas;
- 2 tomates picados;
- 1 colher de sopa de suco de limão;
- 50 g de uva passa;
- 4 colheres de sopa de queijo ralado;
- 2 colheres de sopa de manjericão fresco;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Preaquecer o forno a 180 ºC e cozinhar o arroz numa panela com água e sal, durante cerca de 35 minutos. Escorrer o arroz e reservar. Com uma faca, cortar a parte de cima dos pimentões, retirar as sementes, e colocar ambas as partes em água fervente, por 2 minutos e, em seguida, escorrer bem e reservar.
Aquecer 1 colher de sopa de azeite numa frigideira grande e refogar o alho e as cebolas, mexendo durante 3 minutos. Depois, juntar o aipo, as nozes, os tomates, o suco de limão e a uva passa, refogando por mais 5 minutos. Retirar do fogo e misturar o arroz, o queijo, o manjericão picado, o sal e a pimenta.
Por fim, rechear os pimentões com a mistura anterior e colocar em um tabuleiro, tapar com as partes de cima, temperar com o restante azeite, colocar uma folha de alumínio por cima e levar para assar no forno durante 45 minutos. Aguardar amornar e servir.
2. Geleia de pimentão
Ingredientes:
- 2 pimentões vermelhos;
- 1 pimenta pimenta-de-cheiro sem sementes;
- 1 xícara (de chá) de açúcar macavo;
- 1/2 xícara (de chá) de vinagre de maçã;
- 1 colher (de sopa) de suco e raspas de 1 limão;
- 1 colher (de sopa) de gengibre moído;
- 1/2 colher (de chá) de sal.
Modo de preparo:
Lavar bem os pimentões e cortá-los ao meio, retirar as sementes e cortá-los em pedaços. Picar bem a pimenta. Colocar os pimentões e a pimenta numa panela e misturar o restante dos ingredientes.
Levar ao fogo, deixando cozinhar por 25 minutos, mexendo, de vez em quando, até engrossar. Retirar a panela do fogo, transferir a geleia para um pote higienizado e armazenar na geladeira. Servir a geleia como preferir, com carnes, pães ou saladas, por exemplo.
Dúvidas comuns sobre o pimentão
Algumas dúvidas comuns sobre o pimentão são:
1. O pimentão prende o intestino?
O pimentão não prende o intestino por ser rico em água, que é importante para hidratar as fezes, deixando-as mais amolecidas e facilitando a evacuação.
Além disso, o pimentão também contém fibras, que também ajudam na formação das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, favorecendo a evacuação.
2. Grávida pode comer pimentão?
Sim, a grávida pode comer pimentão. No entanto, algumas mulheres podem ter azia ou má digestão ao consumir o pimentão, principalmente se tiverem sensibilidade a alimentos picantes ou condimentados.
3. Pode-se comer as sementes de pimentão?
Embora tenham gosto amargo, as sementes de pimentão não são tóxicas e podem ser consumidas.
4. Pimentão dá gases?
Os pimentões verdes e brancos podem dar gases estomacais, na forma de arrotos, em algumas pessoas. Já os pimentões amarelo, laranja e vermelho causam menos gases.
5. Páprica é pimentão?
A páprica é um tempero em pó feito a partir do pimentão vermelho, que é desidratado e moído, sendo comercializado em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais.
6. Pimentão é fruta?
Conforme a classificação botânica, que avalia a estrutura, a função e a organização das plantas, o pimentão é considerado uma fruta, porque ele tem as sementes da planta e nasce a partir de uma flor.
Já para a nutrição e a gastronomia, o pimentão é considerado um legume. Isso porque, a classificação dos alimentos nessas áreas varia conforme as formas de uso e o sabor. Neste caso, como o pimentão tem um sabor mais suave e amargo, sendo geralmente usado em receitas salgadas, como molhos, tortas, saladas e ensopados, ele é considerado um legume.