6 benefícios da pinha (e como consumir)

A pinha é uma fruta que pode ajudar no controle do peso, fornecer energia, fortalecer o sistema imunológico, contribuir para o controle da pressão arterial e auxiliar na prevenção do câncer.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esta fruta, também conhecida como fruta-do-conde, tem uma casca de cor verde e uma polpa branca ou de cor creme que apresenta um sabor doce e é rica em carboidratos, vitamina C e fibras. Saiba o que é a fruta-do-conde e seus benefícios.

A pinha é obtida de uma árvore pequena conhecida como Annona squamosa L. e pode ser consumida ao natural ou usada no preparo de receitas, como sucos, mousse, sorbet, pudim ou smoothie, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da fruta pinha são:

1. Favorece o controle do peso

A pinha é rica em fibras, o que promove saciedade e ajuda a controlar a fome ao longo do dia. Por isso, o consumo dessa fruta pode favorecer o controle de peso em uma dieta equilibrada.

2. Aumenta a energia

A fruta pinha é rica em carboidratos e o consumo de 100g da fruta fresca fornece 92 cal, o que aumenta a energia e a disposição para realizar atividades físicas. Conheça mais alimentos que dão energia.

3. Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em vitamina C, o consumo da fruta pinha pode contribuir para fortalecer o sistema imunológico, ajudando a manter um bom funcionamento das células de defesa do organismo. Veja outros benefícios da vitamina C.

4. Ajuda no controle da pressão arterial

A polpa da pinha apresenta potássio na sua composição, o que favorece a eliminação de sódio do organismo e pode ajudar a controlar a pressão arterial. Além disso, a fruta pinha também contém substâncias alcaloides que possuem propriedades anti-hipertensivas.

Leia também: 5 dicas para controlar a pressão alta tuasaude.com/5-dicas-para-controlar-a-pressao-alta

5. Regula o funcionamento do intestino

A pinha é uma fonte de fibras e, portanto, é uma boa opção de alimento que pode ajudar a regular o funcionamento do intestino em caso de prisão de ventre. Confira mais alimentos que soltam o intestino.

6. Auxilia na prevenção do câncer

O consumo da fruta pinha pode ajudar na prevenção do câncer porque é rica em vitamina C e apresenta também outras substâncias que possuem propriedades antioxidantes, como compostos fenólicos e alcaloides.

Além disso, a pinha contém também na sua composição substâncias com ação anticancerígena, como diterpenos e acetogeninas. 

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 gramas da fruta pinha fresca:

Componentes Quantidade por 100g de pinha fresca
Energia 92 calorias
Carboidratos 22,4 g
Proteínas 1,49 g
Gorduras 0,32 g
Fibras 3,36 g
Cálcio 20,9 mg
Magnésio 30,5 mg
Fósforo 34,4 mg
Potássio 283 mg
Manganês 0,15 mg
Vitamina C 35,9 mg

Para se obter todos os benefícios da pinha, essa fruta deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e variada, sendo importante também a prática regular de atividades físicas.

Para saber como incluir a pinha na dieta, marque uma consulta com um nutricionista mais próximo de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como consumir

A fruta pinha pode ser consumida fresca, ao natural, ou ser usada no preparo de sorvetes, sucos, mousses, pudins e bebidas como milkshake, quando a polpa da fruta é batida com leite, por exemplo.

Embora a pinha apresente muitos benefícios para a saúde, é recomendado evitar o consumo da casca e sementes porque podem ter efeito tóxico para o organismo.

Receitas saudáveis com pinha

Algumas receitas saudáveis com pinha são:

1. Suco de pinha

Ingredientes:

  • 4 pinhas maduras;
  • 1 maçã sem casca;
  • 2 xícaras de água; 
  • 2 cubos de gelo.

Modo de preparo:

Cortar a pinha ao meio e, em seguida, remover a casca e as sementes. Depois, adicionar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter um suco homogêneo.

2. Chá de pinha

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de folhas picadas da árvore da pinha;
  • 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo:

Inicialmente, para fazer o chá de pinha deve-se ferver a água. Quando a água começar a ferver, desligar o fogo e acrescentar as folhas picadas, deixando a mistura repousar por alguns minutos. Retirar as folhas antes de consumir o chá.