A postura correta evita a barriga porque quando os músculos, os ossos e as articulações ficam devidamente posicionados, o que faz com que a gordura seja melhor distribuída. A boa postura favorece o trabalho dos músculos eretores da coluna e os abdominais atuam como uma espécie de cinta natural na região da barriga e as pregas de gorduras ficam menos evidentes.
A má postura favorece a barriga porque quando o indivíduo adota uma má postura dia após dia, os seus órgãos internos são projetados para frente e para baixo e isto associado à flacidez abdominal e má alimentação, resulta em gordura localizada na região abdominal.
Como ter a postura correta para evitar a barriga
Ao adotar uma postura correta, todos os seus músculos são naturalmente fortalecidos e melhoram o seu tônus, diminuindo assim flacidez especialmente da região abdominal, evitando a barriguinha saliente. Para ter a postura correta para evitar a barriga é necessário:
1. Ao sentar
Encostar totalmente as costas na cadeira e deixar os dois pés bem apoiados no chão, não ficando com as pernas cruzadas nem penduradas. Isso faz com que haja distribuição uniforme da pressão nos ligamentos e discos intervertebrais e evite que haja desgaste na coluna. Veja como manter a boa postura sentado.
2. Ao andar
Para evitar a barriga, é importante usar calçados apropriados e que permitam que os pés sejam colocados completamente no chão ao andar e que o peso do corpo seja igualmente distribuído sobre os dois pés. Além disso, deve-se contrair levemente a barriga e posicionar os ombros para trás, de forma que o corpo fique bem ereto e o queijo esteja paralelo ao chão. Confira algumas dicas para diminuir a barriga.
3. Ao dormir
É recomendado que ao dormir, a pessoa deitar de lado e colocar um travesseiro entre as pernas, que devem estar ligeiramente encolhidas. Além de evitar a barriga, dormir de lado evita problemas na coluna, isso porque permite que a coluna esteja na sua curvatura natural e totalmente apoiada.
Com o passar do tempo, manter uma postura correta fica cada vez mais fácil, porém caso apareçam dores nas costas é importante consultar um fisioterapeuta e ir no médico para verificar se não tem nenhum problema na coluna. Conheça as principais causas e como aliviar a dor nas costas.
Confira estas e outras dicas no vídeo seguinte: