As formas de transmissão da hepatite variam de acordo com o vírus relacionado, podendo acontecer por meio da relação sexual sem preservativo, contato com o sangue, algumas secreções ou objetos cortantes contaminados, e até mesmo por meio do consumo de água ou alimentos contaminados, que é o que acontece na hepatite A.
Para evitar todos os tipos de hepatite é importante adotar medidas de prevenção, como vacinas, que estão disponíveis para hepatite A e B, uso de preservativo nas relações sexuais, evitar reutilizar materiais de uso único, como agulhas, e evitar consumir alimentos crus e água não tratada. Dessa forma é possível evitar o desenvolvimento da hepatite, que é uma doença caracterizada pela inflamação no fígado que aumenta o risco da pessoa desenvolver câncer no fígado e cirrose, por exemplo.
Como prevenir a hepatite A
A transmissão da hepatite A ocorre por meio do consumo de água e alimentos contaminados pelo vírus da hepatite A, o HAV. A contaminação também ocorre quando há falta de saneamento básico, permitindo que as fezes de pessoas contaminadas cheguem aos rios, nascentes ou até mesmo plantações, e por isso é comum que numa mesma localidade existam muitas pessoas infectadas com hepatite A.
Por isso, para prevenir a hepatite A é importante ter atenção aos modos de transmissão, sendo recomendado:
- Tomar a vacina contra hepatite A, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde;
- Ter bons hábitos de higiene lavando bem as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro. Veja como lavar bem as mãos.
- Evitar os alimentos crus e desinfetar bem os alimentos antes de ingerir, deixando os alimentos de molho em água clorada durante 10 minutos;
- Preferir alimentos cozidos ou grelhados porque assim os vírus são eliminados;
- Beber somente água potável: mineral, filtrada ou fervida e ter os mesmos cuidados ao fazer sucos, e evitar o consumo de água, suco, picolé, sacolé, gelinho e saladas que podem ter sido preparadas em más condições de higiene.
As pessoas com maior risco de contrair o vírus da hepatite A são portadores de hepatite C, moradores de regiões com pouco saneamento básico e as crianças, e quando estas estão infectadas, aumentam o risco de contaminar os pais, irmãos e professores.
Como prevenir as hepatites B e C
O vírus da hepatite B, o HBV, e o da hepatite C, o HCV, pode ser transmitido de pessoa para pessoa por meio do contato com sangue ou secreções de pessoas que estejam infectadas por algum desses vírus. Para prevenir esses tipos de hepatite, é importante adotar algumas medidas, como:
- Tomar a vacina da hepatite B, embora ainda não haja vacina contra hepatite C;
- Usar preservativo em todo contato íntimo;
- Exigir material descartável novo sempre que realizar piercings, tatuagens e acupuntura;
- Não usar drogas injetáveis ou utilizar material esterilizado;
- Não partilhas objetos de uso pessoal com kit de manicure e lâmina de barbear;
- Usar sempre luvas descartáveis se for socorrer ou tratar das feridas de alguém.
As hepatites B e C também podem ser transmitidas por profissionais de saúde como médico, enfermeiro ou dentista, quando este encontra-se infectado e não segue todas as normas de segurança como usar luvas sempre que entrar em contato com sangue, secreções ou usar instrumentos que podem cortar a pele, por exemplo.
Porque deve-se evitar a hepatite
A hepatite é uma inflamação do fígado, que nem sempre apresenta sintomas e por isso a pessoa pode estar contaminada e passar a doença para outros. Assim, é recomendado que todos sigam estas normas de segurança durante toda a vida para evitar ser contaminado e a transmissão da hepatite para outros.
A hepatite é uma inflamação do fígado que mesmo realizando o tratamento adequado, nem sempre tem cura, e isto aumenta o risco de complicações hepáticas como cirrose, ascite e câncer no fígado, por exemplo. Saiba mais sobre a hepatite.