Em caso de suspeita de envenenamento e intoxicação, deve-se primeiramente identificar o tipo de substância tóxica que foi ingerida, inalada ou se teve contato com a pele, ou ainda se foi causada por veneno de inseto, e ligar para o SAMU, Disque-Intoxicação ou Centro de Informações Antiveneno.
O envenenamento pode acontecer quando a pessoa ingere, inala ou entra em contato com uma substância tóxica, como acontece com produtos de limpeza, monóxido de carbono, arsênico ou cianeto, ou quando é picada por inseto ou animais peçonhentos, por exemplo.
Os sintomas de envenenamento geralmente são vômitos incontroláveis, dificuldade para respirar e confusão mental, sendo importante não oferecer líquidos, alimentos ou remédios à vítima, nem forçar o vômito. Em todos os casos, deve-se esperar a ambulância chegar, verificando sempre se a pessoa respira.
Primeiros socorros para envenenamento
Para realizar os primeiros socorros para envenenamento, deve-se:
- Ligar imediatamente para o SAMU no número 192, Disque-Intoxicação através do número 0800-722-6001 ou Centro de Informações Antiveneno no número 0800 284 4343;
- Diminuir a exposição ao agente tóxico:
- No caso de ingestão, a melhor forma consiste em fazer lavagem gástrica no hospital;
- No caso de inalação, deve-se tentar remover a vítima do ambiente contaminado para um local seguro e bem ventilado, tendo o cuidado do socorrista também estar seguro e não inalar a substância tóxica. Em seguida afrouxar as roupas da vítima;
- No caso de contato com a pele, é recomendado lavar a pele da vítima com água e sabão e remover roupas manchadas pela substância;
- No caso da substância tóxica ter entrado em contato com os olhos, deve-se lavar os olhos com água fria durante 20 minutos;
- No caso de picada de inseto ou animal peçonhento, deve-se lavar o local com água e sabão e elevar o membro onde está a picada. Não fazer torniquete, cortes ou passar nenhuma substância no local, e levar a pessoa imediatamente ao hospital.
- Verificar se apessoa está consciente, perguntando nome ou apertando levemente os seus ombros. Se apessoa estiver consciente, deve-se acalmá-la e verificar se há lesões;
- Colocar a pessoa em posição lateral de segurança, especialmente se estiver inconsciente para evitar que sufoque caso precise vomitar;
- Procurar informações sobre a substância que provocou o envenenamento, lendo o rótulo da embalagem da substância tóxica.
Enquanto se espera pela chegada da ajuda médica é importante ficar atento se a vítima continua respirando, iniciando massagem cardíaca caso deixe de respirar. Saiba como fazer a massagem cardíaca corretamente.
Nos casos de envenenamento por ingestão, caso a vítima tenha queimaduras nos lábios, deve-se molhá-los suavemente com água, sem deixar a vítima engolir, porque a ingestão de água pode favorecer a absorção do veneno.
Veja neste vídeo como proceder no caso de envenenamento por ingestão:
O que fazer se TOMAR VENENO
02:21 | 68.296 visualizaçõesSintomas de envenenamento
Alguns dos sintomas que podem indicar que alguém está envenenado e que precisa de ajuda médica são:
- Queimaduras e vermelhidão intensa nos lábios, garganta ou pele;
- Irritação nos olhos ou pele;
- Respiração com cheiro de produtos químicos, como gasolina;
- Tonturas, sonolência, delírio ou confusão mental;
- Vômitos persistentes, náuseas, dor abdominal ou diarreia;
- Visão turva ou dor de cabeça;
- Dificuldade para respirar ou respiração lenta.
Em alguns casos, também podem ocorrer convulsões, AVC ou parada cardiorrespiratória. Saiba identificar os sintomas de parada cardiorrespiratória.
Além disso, outros sinais, como embalagens de comprimidos vazias, comprimidos partidos ou cheiros intensos vindos do corpo da vítima, podem ser sinal de que estava utilizando alguma substância tóxica, devendo-se chamar imediatamente ajuda médica.
O que não fazer em caso de envenenamento
Em caso de envenenamento, não sé recomendado dar líquidos à vítima, pois pode favorecer a absorção de alguns venenos e provocar o vômito, isso quando a vítima ingeriu um corrosivo ou um solvente, exceto se indicado por um profissional de saúde.
Além disso, não se deve fazer com que a pessoa vomite e não dar remédios ou alimentos à pessoa.
As informações recolhidas da vítima, ou do local, devem ser fornecidas aos profissionais de saúde assim que chegarem ao local.