O que é:
O Proctyl é um remédio indicado para o tratamento de hemorroidas internas ou externas, fissuras anais ou prurido anal podendo ser encontrado na forma de pomada ou supositório.
Esse remédio possui policresuleno e cloridrato de cinchocaína na sua composição, com ação analgésica, antisséptica e adstringente, que estimulam a regeneração e a cicatrização da pele, aliviando os sintomas de dor, inflamação, inchaço ou sangramento.
O Proctyl pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, e apesar de ser vendido sem receita médica, deve ser usado com indicação do proctologista ou gastroenterologista, após diagnóstico da condição a ser tratada.
Para que serve
O Proctyl é indicado para:
- Hemorroidas internas ou externas, especialmente acompanhadas de inflamação e sangramento;
- Fissuras anais;
- Prurido anal;
- Eczemas anais;
- Curativo após cirurgias proctológicas.
Esse remédio ajuda a aliviar os sintomas de dor, desconforto, inflamação, inchaço ou sangramento anorretal, devendo ser usado com indicação do proctologista ou gastroenterologista.
Como usar
O Proctyl deve ser usado por via anorretal, sendo que a forma de uso varia de acordo com a apresentação do medicamento, que inclui:
1. Proctyl pomada de 30 g
A pomada Proctyl na forma de bisnaga de 30 g contém 10 aplicadores descartáveis na embalagem, para aplicação por via retal, somente por adultos.
Para o tratamento de hemorroidas externas ou outras lesões inflamatórias externas anais, deve-se aplicar aproximadamente 2 cm da pomada, de 2 a 3 vezes por dia, diretamente sobre a lesão externa, massageando levemente o local para melhor absorção da pomada, até que ocorra melhora dos sintomas.
O tratamento pode ser continuado com 1 aplicação por dia, à noite ao deitar, até o desaparecimento completo dos sintomas, ou de acordo com a orientação médica.
No caso de hemorroida interna, deve-se utilizar o aplicador fornecido na embalagem para que a pomada possa ser introduzida dentro do ânus.
2. Proctyl pomada de 3 g
A pomada Proctyl na forma de bisnaga de 3 g contém 10 aplicadores descartáveis, podendo ser usada para lesões inflamatórias internas ou hemorroidas internas ou externas em adultos, sendo recomendado evacuar e higienizar a região anal antes do uso da pomada.
Para hemorroidas internas, deve-se conectar o aplicador na bisnaga da pomada, e introduzir o aplicador cuidadosamente no ânus, e aplicar todo o conteúdo da pomada profundamente no reto, de 2 a 3 vezes por dia até a melhora dos sintomas. Descartar o aplicador e a bisnaga em seguida.
Após a melhora dos sintomas o tratamento pode ser continuado, com 1 aplicação por dia, de preferência ao deitar, até o desaparecimento completo dos sintomas, ou conforme orientação médica.
Para o tratamento das hemorroidas externas, não se deve usar o aplicador, mas apenas aplicar todo o conteúdo da bisnaga sobre a hemorroida, de 2 a 3 vezes por dia, até a melhora dos sintomas. Veja outras pomadas indicadas para hemorroidas.
3. Proctyl supositório
O Proctyl supositório é indicado para hemorroidas ou lesões inflamatórias internas no reto e deve ser aplicado profundamente no ânus, após evacuar e fazer a higienização da região anal.
A dose recomendada para adultos é de 1 supositório, 2 a 3 vezes por dia, até a melhora dos sintomas, e em seguida, 1 aplicação por dia, até completo desaparecimento dos sintomas ou lesões inflamatórias, ou de acordo com a orientação médica.
Para melhorar a ação destes medicamentos, é recomendado também manter uma dieta rica em fibras, incluindo alimentos como frutas, verduras e cereais integrais, que favorecem os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação. Veja como deve ser a dieta para hemorroidas.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o Proctyl são ardência local e coceira, que, normalmente, surgem no inicio do tratamento, mas que desaparecem espontaneamente.
Além disso, embora seja mais raro, pode surgir dermatite alérgica de contato, com sintomas como vermelhidão no local, formação de bolhas e coceira intensa, devendo-se nesses casos interromper o tratamento e consultar o médico novamente.
O uso do Proctyl também pode causar reações alérgicas anafiláticas ou choque anafilático, que necessitam de atendimento médico imediato, devendo-se procurar o pronto socorro mais próximo, caso surjam dificuldade para respirar sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação anafilática.
Quem não deve usar
O Proctyl pomada ou supositório não deve ser usado por crianças ou por pessoas que têm alergia aos componentes da fórmula
Além disso, o Proctyl supositório contém lecitina de soja líquida na sua composição, sendo contra-indicado para pessoas que tenham alergia a soja ou amendoim.
Durante a gravidez ou amamentação, o Proctyl deve ser usado somente com indicação médica, após avaliação dos benefícios do tratamento para a mulher e possíveis riscos para o bebê.