Os especialistas mais indicados para diagnosticar e tratar a ansiedade são:
1. Psicólogo
O psicólogo é o especialista mais indicado para diagnosticar a ansiedade, pois é o profissional responsável por avaliar, identificar e fazer o tratamento de diversos transtornos mentais, emocionais e comportamentais.
Embora não seja médico, o psicólogo pode iniciar o tratamento e aconselhamento em casos de ansiedade, através da psicoterapia, que pode ser individual ou em grupo. A psicoterapia tem como objetivo ajudar a pessoa com ansiedade a desenvolver estratégias para lidar com as emoções e sentimentos de forma positiva.
Embora possa fazer o tratamento com psicoterapia, o psicólogo não orienta o uso de medicamentos, que podem ser necessários nos casos mais intensos ou quando a psicoterapia, por si só, não apresenta os resultados esperados. Nesses casos, o psicólogo deverá orientar a consulta com um psiquiatra.
2. Psiquiatra
O psiquiatra é o médico responsável por fazer o tratamento da ansiedade com medicamentos, incluindo o uso de ansiolíticos ou antidepressivos. Este especialista também pode fazer o diagnóstico da ansiedade e até pedir a realização de exames para descartar outras possíveis causas.
Muitas vezes, o tratamento da ansiedade é feito numa colaboração entre o psiquiatra e o psicólogo.
3. Clínico geral
Embora não seja o médico mais indicado para identificar a ansiedade, o clínico geral também pode identificar os primeiros sinais de ansiedade e encaminhar para a consulta com um psicólogo ou psiquiatra, de acordo com as necessidades identificadas.
Quando marcar consulta
É aconselhado marcar consulta quando existe algum sintoma que possa indicar ansiedade ou algum tipo de transtorno psicológico, como:
- Sensação frequente de nervosismo ou medo;
- Tristeza excessiva;
- Dificuldade para relaxar;
- Pensamentos negativos recorrentes;
- Irritabilidade fácil;
- Dificuldade para dormir.
Muitas vezes, pessoas com ansiedade podem ainda apresentar sintomas físicos como cansaço sem causa aparente, náuseas, falta de ar, dor no peito e diarreia, por exemplo.