Quercetina: para que serve, alimentos e quando usar suplementos

Evidência científica

A quercetina é um flavonoide presente em diversos alimentos, como maçã, acerola, trigo sarraceno e pimentão, e que fornece muitos benefícios à saúde, como evitar a pressão alta, diminuir a inflamação e prevenir o envelhecimento precoce.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os benefícios da quercetina são possíveis devido ao elevado poder antioxidante e anti-inflamatório que esse flavonoide possui, combatendo as inflamações e os radicais livres  radicais livres do organismo, evitando danos para as células e DNA que combatem a inflamação.

Além dos alimentos, a quercetina também pode ser obtida na forma de suplementos alimentares, que são comercializados em lojas de produtos naturais e farmácias, de forma isolada ou em combinação com outros nutrientes, como zinco e Vitamina C.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As principais indicações da quercetina para a saúde são:

1. Ajuda a baixar a pressão alta

A quercetina é um flavonoide com propriedades relaxantes e anti-inflamatórias, que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue e ajudando a baixar a pressão alta. Conheça outros alimentos que ajudam a baixar a pressão alta.

No entanto, mais estudos em seres humanos são necessários para confirmar se a quercetina pode ser usada para completar o tratamento da pressão alta.

2. Diminui a inflamação

A quercetina diminui a inflamação porque regula a liberação e ação de compostos inflamatórios no organismo, como interleucinas e fator de necrose tumoral alfa, catalase e óxido nítrico.

Assim, a quercetina pode ser indicada para complementa ro tratamento inflamações como artrite reumatoide, cistite e doença inflamatória intestinal, por exemplo.

3. Evita doenças cardiovasculares

A quercetina é um composto bioativo com ação antioxidante e anti-inflamatória, que melhora a saúde das artérias e previne a formação de trombos, evitando o surgimento de doenças cardiovasculares, como pressão alta, AVC, infarto e aterosclerose.

4. Previne o envelhecimento precoce

Por combater o excesso de radicais livres no organismo, a quercetina evita o estresse oxidativos das células saudáveis da pele, prevenindo as rugas, a flacidez e o envelhecimento precoce.

5. Regula a glicose

A quercetina protege as células do pâncreas responsáveis pela liberação de insulina contra as ação dos radicias livres, regulando os níveis de glicose no sangue e ajudando, assim, a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.

6. Pode ajudar a evitar o câncer

A quercetina é um flavonoide com potente ação antioxidante, que impede o crescimento provoca a morte de células cancerígenas, podendo evitar e combater o câncer de fígado, pulmão, mama e próstata.

No entanto, estudos feitos com seres humanos ainda são necessários para confirmar os benefícios da quercetina na prevenção e tratamento contra o câncer.

A quercetina ajuda no tratamento da COVID-19?

Alguns estudos [1][2][3] têm mostrado que a quercetina pode ser usada para complementar o tratamento da COVID-19, pois esse flavonoide parece ter ação antiviral.

No entanto, mais estudos com seres humanos devem ser realizados para confirmar esses possível benefícios da quercetina no tratamento da COVID-19.

Alimentos ricos em quercetina

A tabela a seguir traz a quantidade de quercetina em cada 100g de alguns alimentos:

Alimento Quantidade de quercetina em 100g de alimento
Cebola crua 19,94 mg
Cacau em pó 20,14 mg
Pimentão amarelo cru 50,62 mg
Trigo sarraceno 23,08 mg
Acerola 21,01 mg
Cranberry 14,01 mg
Semente de endro 55,13 mg
Quiabo 20,03 mg
Alface 15,39 mg

Outros alimentos que contêm quercetina em menores quantidades são maçã com casca, suco de limão, cereja, mirtilo, ameixa, morango, tomate, espinafre, chá verde e brócolis.

Quando usar suplementos

Os suplementos de quercetina podem ser indicados para ajudar na prevenção ou tratamento de doenças cardiovasculares, artrite e diabetes, por exemplo.

Esse suplemento é comercializado na forma de cápsulas, de forma isolada ou em combinação com outros nutrientes, como zinco e Vitamina C. A dosagem do suplemento de quercetina vaira conforme os objetivos do tratamento, mas a dose geralmente indicada é entre 250 a 1000 mg por dia, por até 12 semanas.

No entanto, esse suplemento só deve ser usado sob a orientação de um médico ou nutricionista. Isso porque o suplemento de quercetina não é indicado em algumas situações e pode causar alguns efeitos colaterais.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais do suplemento de quercetina são dor de cabeça e dor no estômago. Esse suplemento também pode causar reações alérgicas em pessoas com alergia aos componentes desse suplemento, podendo provocar sintomas como vermelhidão, coceira ou manchas vermelhas na pele.

Quem não deve usar

Os suplemento de quercetina não são indicados para crianças, assim como não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação, pois ainda não existem estudos que comprovem a segurança desse suplemento nessas situações.

Pessoas com problemas renais também não devem usar o suplemento de quercetina. Além disso, pessoas que usam medicamentos para controle da pressão arterial ou diabetes, antibióticos, corticoides ou anticoagulantes, devem conversar com o médico antes de usar o suplemento de quercetina.