10 remédios caseiros para bronquite

Evidência científica

Os remédios caseiros para bronquite, como chá de erva-doce, de malva, de alho, xarope de agrião e inalação com vapor de eucalipto, têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e expectorantes, que aliviam a tosse e diluem as secreções, favorecendo a sua eliminação.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pneumologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

No tratamento da bronquite, é aconselhado também priorizar os alimentos ricos em zinco, vitamina A e vitamina C, como frutas, vegetais e castanhas, que têm ação antioxidante e anti-inflamatória que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a diminuir a duração e prevenir as crises de bronquite. Veja como deve ser a dieta para bronquite.

Embora os remédios caseiros sejam eficazes para o tratamento da bronquite aguda e crônica, não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, servindo apenas para complementar o tratamento e ajudar na recuperação. Conheça as opções de tratamento da bronquite.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

1. Chá de erva-doce

O chá de erva-doce possui propriedades expectorantes e broncodilatadoras, favorecendo a eliminação das secreções, e, por isso, é uma ótima opção de remédio caseiro para bronquite. Confira todos os benefícios do chá de erva-doce.

Ingredientes:

  • 1 colher (de café) de sementes de erva-doce secas;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Esmagar as sementes de erva-doce. Colocar a água numa panela e levar ao fogo para ferver. Após apagar o fogo, acrescentar as sementes de erva-doce, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar o chá e beber ainda morno. Beber até 3 xícaras (de chá) desse chá por dia, por até 2 semanas seguidas.

Cuidados: esse chá não deve ser consumido por crianças menores de 12 anos, pessoas com alergia ao anis ou ao composto anetol, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Esse chá é contraindicado para pessoas com hiperestrogenismo, mulheres com câncer de mama que fazem reposição hormonal ou pessoas que usam remédios anticoagulantes.

2. Xarope de agrião com abacaxi

O xarope de agrião com abacaxi é um bom remédio caseiro para bronquite, porquê contém bromelina e flavonoides, compostos bioativos com ação expectorante e descongestionante que diminuem os sintomas da bronquite. Confira os principais sintomas de bronquite.

Ingredientes:

  • 200 g de nabo;
  • 1/3 do molho de agrião picado;
  • 1/2 abacaxi cortado em rodelas;
  • 2 beterrabas pequenas picadas;
  • 600 ml de água;
  • 1/2 xícara (de chá) de mel.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e depois levar a mistura ao fogo baixo durante 40 minutos. Esperar amornar, coar, adicionar 1/2 xícara de mel e misturar bem. Tomar 1 colher de sopa desse xarope 3 vezes ao dia. Para a criança, a medida deve ser de 1 colher de café, 3 vezes ao dia.

Cuidados: o xarope de agrião com abacaxi não deve ser usado por crianças menores de 2 anos, mulheres grávidas ou pessoas com alergia ao mel, própolis ou pólen, com intolerância à frutose ou com síndrome do intestino irritável.

3. Chá de gengibre

O chá de gengibre é um bom remédio caseiro para complementar o tratamento da bronquite aguda, asmática, crônica ou alérgica, porque possui propriedades anti-inflamatórias e bactericidas.

Ingredientes:

  • 2 a 3 cm de gengibre fresco ralado;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Colocar o gengibre em uma panela com a água e levar ao fogo para ferver por 10 minutos. Apagar o fogo, tampar a panela e, quando esfriar, coar e beber em seguida. É indicado tomar até 3 xícaras desse chá durante o dia.

Cuidados: esse chá é contraindicado para crianças com menos de 6 anos, pessoas com pedras na vesícula, irritação no estômago ou pressão alta. Da mesma forma que não deve ser consumido por pessoas com alterações na circulação sanguínea ou em tratamento com medicamentos anticoagulantes, pois pode aumentar o risco de hemorragias.

4. Suco de laranja com cenoura

O suco de cenoura e laranja é um excelente remédio caseiro para bronquite porque contêm vitamina C e vitamina A, nutrientes com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico.

Ingredientes:

  • Suco de 1 laranja;
  • 2 ramas de agrião;
  • ½ cenoura média descascada;
  • 1 colher (de sopa) de mel;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo:

Lavar bem o agrião e escorrer. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e obter até formar uma mistura homogênea. É aconselhado beber esse suco de 2 a 3 vezes ao dia, de preferência entre as refeições.

Cuidados: esse suco não é indicado para crianças menores de 2 anos, pessoas com alergia ao mel, própolis ou pólen, com intolerância à frutose ou com síndrome do intestino irritável.

5. Chá de alho

Um bom remédio caseiro para a bronquite é o chá de alho por ser rico em alicina e outros compostos antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico, combatem vírus e bactérias e combatem a tosse, facilitando a eliminação das secreções.

Ingredientes:

  • 1 dente de alho esmagado;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Ferver a água numa panela ou chaleira e, após desligar o fogo, adicionar o alho esmagado. Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber 1 xícara desse chá por dia.

Cuidados: o chá de alho não deve ser consumido por pessoas com gastrite, úlceras, pressão baixa e hemorragia.

6. Suco de agrião

O suco de agrião é um ótimo remédio caseiro para bronquite, devido às suas propriedades expectorantes, anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, promovendo a rápida recuperação.

Ingredientes:

  • 4 talos de agrião;
  • 3 fatias de abacaxi;
  • 2 copos de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Lavar bem as folhas de agrião e escorrer. Bater todos os ingredientes no liquidificador, até formar uma mistura bem homogênea. Pode-se beber o suco de agrião de 2 a 3 vezes ao dia.

7. Chá de eucalipto

O chá de eucalipto possui flavonoides, triterpenos, taninos, ácidos fenólicos derivados do ácido cinâmico e floroglucinol, compostos bioativos com ação anti-inflamatória, antimicrobiana e expectorante que ajudam a diluir as secreções, combatendo a tosse com catarro causada pela bronquite. Conheça mais sobre o chá de eucalipto.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas picadas de eucalipto;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Ferver a água numa panela e, após apagar o fogo, acrescentar as folhas de eucalipto. Tampar a panela e deixar descansar por 5 minutos. Coar e beber 1 xícara desse chá de 2 a 3 vezes por dia.

Cuidados: o chá de eucalipto não deve ser consumido em casos de alergia à essa planta, durante a gravidez e por pessoas com problemas de vesícula ou doenças no fígado.

8. Chá de malva

Outro bom remédio caseiro para bronquite aguda é tomar o chá de malva, porque essa planta possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antisséptica e antimicrobianas que ajudam a acalmar a irritação nas vias aéreas. Confira todas as propriedades da malva.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de flores ou folhas secas de malva;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Numa panela, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Ao apagar o fogo, adicionar as flores ou folhas de malva na água, tampar a panela deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber até 3 xícaras desse chá ao dia.

Cuidados: o chá de malva não deve ser usado durante a gravidez e a amamentação, assim como deve ser evitado por pessoas com pressão alta.

9. Inalação com vapor de eucalipto

A inalação com vapor de eucalipto é um excelente remédio caseiro para bronquite, porque alivia de forma rápida a congestão nasal.

Ingredientes:

  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar as gotas de óleo essencial de eucalipto e a água fervente numa bacia. Em seguida, cobrir a cabeça com uma toalha aberta, cobrindo também a bacia. Inclinar a cabeça sobre a bacia e inspirar o vapor o mais profundo possível por até 10 minutos, repetindo 2 a 3 vezes ao dia. Ao terminar a inalação, deve-se passar uma toalha molhada em água fria no rosto.

Cuidados: a inalação com eucalipto não deve ser usada pode crianças com menos de 12 anos, durante a gravidez ou amamentação, ou por pessoas com problemas digestivos, de vesícula, doenças no fígado ou alergia ao eucalipto.

Além disso, algumas pessoas são mais sensíveis ao óleo essencial de eucalipto e, nesses casos, pode haver uma piora dos sintomas. Caso isso aconteça, deve-se evitar essa inalação.

10. Chá de guaco

Além de possuir substâncias broncodilatadoras, o chá de guaco é um remédio caseiro para bronquite que também possui propriedades expectorantes e anti-inflamatórias que são eficazes no tratamento da tosse.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa (de 3 a 5 g) de folhas secas ou frescas de guaco picadas;
  • 1 colher (de sobremesa) de mel;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Ferver a água em uma panela. Desligar o fogo, acrescentar as folhas de guaco, tapar a panela e deixar descansar por 10 minutos. Coar o chá, adicionar o mel e misturar bem com uma colher. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia por até 15 dias. Confira outras receitas com chá de guaco.

Cuidados: esse chá não é indicado para pessoas com diabetes, câncer, tuberculose ou doenças no fígado. Assim como não deve ser consumido por crianças, por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Além disso, esse chá também não deve ser usado por pessoas com alergia ao mel, ou que estejam usando remédios como anticoagulantes, antibióticos e anti-inflamatórios.