Algumas opções de remédios caseiros para cicatriz, como o gel de babosa, a pomada de arnica ou a ligadura de mel, possuem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes, que ajudam a atenuar cicatrizes de feridas recentes.
Esses remédios caseiros também podem ajudar a fechar a ferida e a deixar a pele mais uniforme, por estimular a regeneração da pele, evitando a formação de cicatrizes causadas por feridas, úlceras na pele, queimaduras, machucados ou acne, por exemplo.
Antes de utilizar qualquer um destes remédios para cicatriz é importante lavar o local com soro fisiológico para remover a sujeira e facilitar a ação do remédio. Em casos de cicatriz muito grande ou profunda deve-se consultar o dermatologista que pode indicar o tratamento mais adequado. Veja os principais tratamentos para remover cicatrizes da pele.
7 remédios caseiros para cicatriz
Algumas opções de remédios caseiros para cicatrizar feridas mais rápido são:
1. Gel de babosa
A babosa é um cicatrizante natural, pois tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e hidratantes para a pele com feridas, facilitando a cicatrização e também reduzindo o inchaço do local.
Além disso, a babosa, também conhecida como Aloe vera, ajuda a aumentar a quantidade de colágeno na ferida, promovendo a cicatrização e ajudando a cicatriz a desaparecer mais rápido.
Ingredientes
- 1 folha de babosa;
- 1 gaze ou compressa limpa.
Modo de preparo
Lavar as folhas de babosa, cortar ao meio e retirar o gel transparente de dentro da folha, colocando dentro de um recipiente limpo e seco. Em seguida, aplicar o gel de babosa sobre a ferida e cobrir com a gaze ou compressa. No dia seguinte, lavar a ferida e repetir o processo diariamente, até a ferida estar completamente cicatrizada.
Ao preparar este cicatrizante natural, é importante não usar a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos, mas apenas o gel transparente que tem dentro da folha. Veja outros benefícios da babosa.
2. Própolis
Aplicar algumas gotas de própolis na ferida, úlcera ou queimadura de 1º grau, facilita o processo de cicatrização e regeneração da pele, pois possui propriedades antibacterianas, cicatrizantes e anti-inflamatórias, além de estimular a deposição de colágeno na pele.
Além disso, o própolis também é um anestésico natural que ajuda a aliviar a dor na ferida.
Ingredientes
- 1 frasco de extrato de própolis;
- 1 gaze limpa.
Modo de preparo
Colocar algumas gotas do própolis numa gaze limpa e cobrir a ferida. Trocar a gaze 2 vezes por dia, por exemplo, de manhã e à noite.
O própolis não deve ser utilizado por pessoas com alergia ao própolis, mel ou pólen, nem por crianças com menos de 12 anos de idade.
3. Ligadura de mel
O mel é um ótimo cicatrizante natural, podendo ser usado diretamente sobre a ferida, como úlceras nos pés de diabéticos, feridas crônicas ou queimaduras de 1º grau, pois tem propriedades hidratantes que ajudam na regeneração dos tecidos, reduzindo o tempo de cicatrização.
Além disso, o mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que ajudam a manter a ferida desinfectada, e a promover a regeneração da pele. Veja outros benefícios do mel.
Ingredientes
- Mel orgânico;
- 1 gaze limpa.
Modo de preparo
Limpar a ferida e em seguida cobrir com uma fina camada de mel e colocar a gaze por cima. Deixar agir até 4 horas e depois lavar o local. Repetir o processo 3 vezes seguidas.
Essa ligadura não deve ser usada por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.
4. Cataplasma de calêndula
O cataplasma de calêndula, feito com a planta medicinal Calendula officinalis, possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes, sendo uma ótima opção caseira para cicatrizar rápido, pois ajuda a reduzir a inflamação da pele causada por feridas crônicas, queimaduras ou úlceras, acelerando a cicatrização.
Ingredientes
- 1 a 2 colheres de chá de flores de calêndula;
- 150 mL de água fervente.
Modo de preparo
Colocar as flores de calêndula na água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Esperar amornar, coar e molhar uma compressa limpa e seca na infusão de calêndula, como uma gaze ou algodão, por exemplo. Aplicar a compressa na área da pele afetada, 3 vezes ao dia, deixando agir por 30 minutos.
5. Chá de salvia
O chá de sálvia, preparado com a planta medicinal Salvia officinalis, é rico em alcalóides, saponinas, flavonóides, compostos fenólicos e terpenos, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacteriana e cicatrizantes, que ajudam na recuperação da ferida.
Além disso, esse chá ajuda na regeneração da pele e no fechamento da ferida, acelerando a cicatrização da pele.
Ingredientes
- 2 colheres (de sopa) de sálvia fresca ou 1 colher (de sopa) de sálvia seca;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar a sálvia na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Esperar esfriar, coar, molhar uma gaze ou algodão no chá e aplicar sobre a ferida, de 2 a 3 vezes por dia.
6. Cataplasma de malva
O cataplasma de malva, feito com a planta medicinal Malva sylvestris, é rico em compostos fenólicos e flavonoides, com propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, que ajudam a cicatrizar a pele, nos casos de abscessos, úlceras na pele, furúnculos, acne ou picada de insetos, por exemplo.
Além disso, a malva tem propriedades hidratantes e estimulantes do colágeno, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para cicatrizar feridas rápido.
Ingredientes
- Folhas e flores secas de malva.
Modo de preparo
Amassar as folhas e as flores secas de malva e adicionar uma pequena quantidade de água. Em seguida, aplicar sobre a ferida na pele.
7. Óleo de andiroba
O óleo de andiroba estimula a regeneração da pele, além de ter propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, emolientes e hidratantes, podendo ser usado como remédio caseiro para reduzir a inflamação da pele e disfarçar a cicatriz.
Ingredientes
- Óleo de andiroba;
- Gaze estéril ou compressa limpa.
Modo de preparo
Aplicar algumas gotas do óleo de andiroba sobre a cicatriz, massageando levemente, cerca de 3 vezes ao dia.