Um ótimo remédio caseiro para flatulência é tomar o suco de agrião ou de cenoura, desde que sejam bem concentrados. No entanto, algumas plantas medicinais também podem ser misturadas em chá para diminuir a quantidade de gases no intestino.
Além disso, é importante beber bastante água, praticar exercício físico de forma regular, consumir alimentos ricos em fibras e evitar alimentos que têm maior tendência a causar flatulência, como feijão ou brócolis, por exemplo. Veja uma lista mais completa dos alimentos que causam mais flatulência.
1. Suco de agrião
Um excelente remédio caseiro para flatulência é o suco de agrião, pois o agrião tem propriedades digestivas que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, eliminando restos de alimentos que possam estar causando os gases.
Ingredientes:
- 1 punhado de agrião.
Modo de preparo:
Passar o agrião pela centrífuga e tomar o suco logo a seguir. Não é indicado adoçar, nem adicionar água, apesar da quantidade não ser muito grande, pois o suco concentrado é suficiente para melhorar a digestão e combater o excesso de gases de forma natural.
2. Suco de cenoura
O suco de cenoura é outra boa opção para quem sofre com flatulência em excesso, pois a cenoura crua é rica em fibras e carboidratos que não promovem a fermentação bacteriana do intestino, diminuindo a formação de gases no intestino.
Ingredientes:
- 1 cenoura média.
Modo de preparo:
Passar 1 cenoura pela centrífuga e tomar o suco concentrado 30 minutos antes do almoço ou comer 1 cenoura crua, mastigando bem.
3. Chá de ervas
Um outro ótimo remédio natural para tratar a flatulência é tomar o chá de ervas preparado com anis, funcho e alcaravia.
Ingredientes
- 1/2 colher (de chá) de anis
- 1/2 colher (de chá) de erva-cidreira
- 1/2 colher (de chá) de alcarávia
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Adicionar as ervas à xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos, devidamente tampado. Quando estiver morno, coar e beber a seguir.
Os gases são o resultado da decomposição alimentar e é formado pela ação bacteriana, sendo normal. Entretanto, quando aparecem em excesso podem causar dor na barriga em forma de pontadas e sensação de barriga estufada. O uso do chá acima citado e do carvão vegetal pode ser muito eficaz.