Remédios para gripe e resfriado na gravidez

Evidência científica

Durante a gravidez, deve-se ter muito cuidado com os remédios usados para aliviar os sintomas de gripe, resfriado ou dor de garganta, por exemplo, já que nem todos são indicados pois podem chegar até o bebê através da placenta ou cordão umbilical, prejudicando seu desenvolvimento ou causando danos no bebê em formação. Por isso, durante a gravidez é aconselhado não tomar nenhum remédio para a gripe e resfriado sem orientação médica.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

No entanto, existem algumas opções de remédios caseiros como chá de menta, chá de limão, ou uma mistura de mel com laranja, que podem ajudar a aliviar os sintomas da gripe ou resfriado, e se a garganta estiver irritada, pode-se experimentar fazer um gargarejo com água morna e sal. Veja outras soluções caseiras para gripe, resfriado e dor de garganta na gravidez.

Além disso, a grávida deve fazer uma alimentação saudável comendo frutas e legumes frescos ao longo do dia e bebendo 1,5 a 2 litros de água por dia, para uma boa recuperação.

Imagem ilustrativa número 2

Remédio para febre ou dor

Durante uma gripe ou resfriado, os sintomas como dor de cabeça, dor de garganta, dor no corpo ou febre são muito frequentes, e nestes casos a grávida pode tomar o paracetamol, que é considerado o medicamento com menos riscos para o bebê, no entanto deve ser tomado na menor dose possível e pelo menor período de tempo. 

A dose recomendada pelo obstetra, geralmente, é de 1 comprimido de 500 mg a cada 8 horas, com uma dose diária máxima de 4000 mg, sendo sempre importante tomar o paracetamol com orientação e indicação do médico.

Remédio para coriza ou nariz entupido

Nestes casos, a grávida pode usar uma solução salina isotônica de água do mar, como Nasoclean, ou soro fisiológico 0,9%, por exemplo, aplicando nas narinas ao longo do dia.

Além disso, a grávida pode ainda usar um umidificador de ar, pois ele aumenta a umidade do ar, facilitando a respiração e ajudando o nariz a desentupir. A grávida também pode fazer inalações com soro fisiológico, usando um inalador, para ajudar a umedecer as vias respiratórias e, desta forma, desentupir o nariz.

Assista o video com o enfermeiro Manuel Reis com dicas de como lavar o nariz com soro fisiológico para aliviar a coriza ou o nariz entupido na gravidez:

3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

05:50 | 1.506.862 visualizações

Como fortalecer o sistema imune

Para fortalecer o sistema imune é recomendado consumir alimentos ricos em vitamina C, betacarotenos, zinco, ômega-3 e antioxidantes, como laranja, mamão, maracujá, cenoura, beterraba, gengibre e frutos secos, por exemplo. Esses alimentos podem ser consumidos ao longo do dia, em diferentes preparações, incluindo em sucos e vitaminas.

Além da alimentação, é importante ter bons hábitos de saúde, como praticar atividade, desde que liberado pelo obstetra, e ter uma boa noite de sono.

Leia também: Como aumentar a imunidade (com alimentos e remédios naturais) tuasaude.com/como-aumentar-o-sistema-imunologico

Sucos para gripe na gravidez

Algumas opções de sucos para consumir na gravidez e que ajudam a melhorar a imunidade são:

1. Suco de maracujá e coco

Ingredientes

  • 1 goiaba;
  • 4 maracujás com polpa e sementes;
  • 150 mL de leite de coco caseiro.

​​Modo de preparo

Adicionar a polpa da goiaba e do maracujá no liquidificador e bater. Acrescentar o leite de coco aos poucos até ficar com uma consistência cremosa. Beber em seguida.

2. Suco de beterraba com cenoura

Ingredientes

  • 1 cenoura crua;
  • 1/2 beterraba crua;
  • 1 colher de sopa de aveia;
  • 1 cm de raiz fresca de gengibre;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Lavar, descascar e cortar os ingredientes. Em seguida, colocar no liquidificador e bater até que fique homogêneo. Beber 1 copo por dia.

3. Suco de mamão e aveia

Ingredientes

  • 1 copo de leite de vaca ou bebida vegetal;
  • 2 colheres de sopa de aveia ou farelo de aveia;
  • 1 castanha do Pará ou 3 amêndoas;
  • 1/2 mamão pequeno (150 gramas);
  • 2 colheres de sopa de abacate.

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e misturar até que fique homogêneo. Beber 2 a 3 vezes por semana.

Antigripais para grávidas é recomendado?

Não é recomendado tomar antigripais na gravidez sem orientação médica.

De forma geral, os antigripais contém vários princípios ativos para tratar os sintomas de gripe e resfriado ao mesmo tempo, podendo conter paracetamol e loratadina ou fenilefrina, por exemplo, entre outros componentes. O paracetamol é relativamente seguro na gravidez, mas outros componentes não.

Por isso, é importante consultar o obstetra antes de ingerir qualquer medicamento.

Vídeos relacionados

3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

05:50 | 1.506.862 visualizações

3 receitas gostosas para Aumentar a Imunidade naturalmente

04:17 | 272.746 visualizações

COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO

04:24 | 222.658 visualizações

O que fazer para melhorar a IMUNIDADE

03:14 | 164.847 visualizações

Remédio Caseiro para Gripe

01:08 | 1.365.535 visualizações