Rinofima: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Rinofima é a inflamação crônica dos tecidos do nariz que resulta em sintomas como vermelhidão, inchaço, massas ou caroços no nariz, que crescem lentamente, mas que quando em grande quantidade ou quando muito grandes, podem causar obstrução nasal.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A rinofima é mais comum de acontecer em homens após os 40 anos e, normalmente, surge devido a um aumento das glândulas sebáceas e do tecido conjuntivo nasal, o que pode ser favorecido pela exposição prolongada ao sol, consumo de álcool ou rosácea, por exemplo.

O tratamento da rinofima é feito pelo dermatologista que pode indicar o uso de pomadas, como ácido azelaico, comprimidos de isotretinoína, laserterapia ou técnicas cirúrgicas, como dermoabrasão ou criocirurgia, por exemplo.

Dermatologista examinando nariz de paciente

Sintomas de rinofima

Os principais sintomas de rinofima são:

  • Vermelhidão e inchaço no nariz;
  • Vasos finos de cor roxa, vermelha ou azulada na pele;
  • Aumento da ponta nasal e do nariz;
  • Poros dilatados no nariz e no rosto;
  • Alteração na textura do nariz;
  • Pele grossa no nariz e aparecimento de tecido fibroso;
  • Caroços no nariz.

Além disso, podem devido ao aumento das glândulas sebáceas, também podem surgir infecções e formação de pus no local.

Quando não tratada adequadamente, pode causar obstrução nasal, dificuldade respiratória, deformidades cosméticas permanentes no nariz e no rosto, além de problemas de saúde mental, como baixa autoestima, ansiedade ou depressão.

Na presença de sintomas de rinofima, é importante consultar o dermatologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da rinofima é clínico, sendo feito pelo dermatologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, de rosácea ou consumo frequente de bebidas alcoólicas, e exame físico.

Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Em alguns casos, o médico pode fazer uma biópsia de pele para confirmar o diagnóstico e descartar condições com sintomas semelhantes, como câncer de pele. Saiba como é feita a biópsia de pele

Leia também: Câncer de pele: o que é, sintomas, tipos e tratamento tuasaude.com/cancer-de-pele

Possíveis causas

A causa exata da rinofima não é completamente conhecida, mas sabe-se que pode surgir por uma combinação de fatores biológicos e ambientais.

Os principais fatores que podem favorecer o desenvolvimento de rinofima são:

  • Idade, sendo mais comum entre os 50 e 70 anos;
  • Gênero, sendo mais comum em homens;
  • Pele clara;
  • Histórico familiar de rosácea ou rinofima;
  • Rosácea.

Essas condições podem provocar uma dilatação dos vasos sanguíneos, que é piorada por fatores ambientais como exposição excessiva ao sol ou consumo frequente de bebidas alcoólicas ou com cafeína.

O que provoca a rinofima?

A rinofima é provocada por um aumento das glândulas sebáceas e do tecido conjuntivo nasal, resultando em uma inflamação crônica e surgimento dos sintomas.

Acredita-se que a rinofima é uma distúrbio de pele multifatorial, que pode provocar uma dilatação dos vasos sanguíneos, que é piorada por fatores ambientais, ou um aumento da permeabilidade vascular, ou seja, vazamento de fluidos para o tecido, provocando inchaço e resultando na rinofima.

Tipos de rinofima

A rinofima pode ser classificada em tipos diferentes de acordo com suas características, como:

1. Rinofima glandular

O rinofima glandular ocorre devido a uma hiperplasia das glândulas sebáceas, ou seja, o aumento ou dilatação dessas glândulas, deixando a pele do nariz  mais oleosa e poros mais abertos.

Além disso, o nariz pode apresentar pústulas ou cistos, pelo acúmulo de sebo nas glândulas sebáceas. 

Leia também: Pústula: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/pustula

2. Rinofima fibroso

O rinofima fibrosa surge devido a aumento do tecido conjuntivo do nariz, provocando o espessamento da pele, que fica mais grossa e larga.

3. Rinofima fibroangiomatoso

O rinofima fibroangiomatoso é caracterizado por fibrose to tecido do nariz, associado ao aumento da vascularização e dilatação dos vasos sanguíneos, chamada telangiectasia.

Nesse tipo de rinofima, a pele do nariz pode parecer mais avermelhada ou arroxeada, e com vasos sanguíneos mais visíveis.

Leia também: Telangiectasia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/telangiectasia

4. Rinofima actínico

O rinofima actínico surge devido ao crescimento de fibras elásticas, formando massas e caroços no nariz, estando muito relacionado à exposição ao sol.

Além disso, a pele do nariz fica mais áspera, além das características normais da rinofima.

Como é feito o tratamento

O tratamento para rinofima deve ser feito com orientação do dermatologista e varia de acordo com o tipo de rinofima e gravidade dos sintomas.

Os principais tratamentos para rinofima são:

1. Pomadas para rinofima

As pomadas para rinofima, como a tretinoína ou o ácido azelaico, podem ajudar a reduzir a inflamação da pele, melhorando a aparência do nariz.

Além disso, outras pomadas que podem ser indicadas são a ivermectina (Soolantra) ou o metronidazol, principalmente se a pessoa tiver rosácea. Saiba como usar a ivermectina pomada.

Em alguns casos, o médico também pode receitar pomadas antibióticas ou até na forma de comprimidos, como a doxiciclina, para reduzir os nódulos semelhantes a acne ou pus no local.

Leia também: Azelan (ácido azelaico): para que serve e como usar tuasaude.com/acido-azelaico

2. Isotretinoína

A isotretinoína é um retinoide na forma de cápsulas que pode ser indicado para rinofima, pois diminui o tamanho das glândulas sebáceas, melhorando a aparência da pele.

Esse remédio não deve ser usado por mulheres grávidas, pois pode provocar malformações no bebê. 

Leia também: Isotretinoína: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/isotretinoina

3. Laserterapia

O tratamento com laserterapia, usando o laser CO2 fracionado ou laser de argônio, pode ser indicado para rinofima pois remove o excesso de pele do nariz, suavizando a pele e permitindo remodelar o nariz.

Além disso, o tratamento com laser elimina os pequenos vasinhos vermelhos no nariz e bochechas, melhorando o aspecto da pele.

Leia também: Tratamentos a laser para o rosto tuasaude.com/tratamentos-a-laser-para-o-rosto

4. Eletrocirurgia

A eletrocirurgia é um tipo de tratamento para rinofima que remove o excesso de pele e remodela o nariz.

Esse tipo de tratamento é feito pelo dermatologista com anestesia local e aplicação de uma corrente elétrica na pele com um eletrocoagulador, gerando calor dentro do tecido.

5. Dermoabrasão

A dermoabrasão é um tipo tratamento para rinofima feito pelo dermatologista com pequenos equipamentos com ponteira de adiamantada, que “lixa” a pele removendo sua camada mais externa.

Leia também: Microdermoabrasão: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/microdermoabrasao

6. Crioterapia

A crioterapia é feita pelo dermatologista utilizando nitrogênio líquido para congelar a pele e remover os tecidos afetados do nariz, melhorando o aspecto da rinofima.

7. Decorticação cirúrgica

Nos casos mais graves de rinofima, o médico pode indicar a realização de um procedimento mais invasivo, que é a decorticação cirúrgica, que corresponde à

Em caso de suspeita de câncer, o tecido retirado é levado para um laboratório, onde serão analisadas as células para verificar a presença ou ausência de células tumorais.