Os sintomas de candidíase masculina incluem vermelhidão ou inchaço na região genital, placas esbranquiçadas na cabeça do pênis, dor ou sensação de queimação ao urinar, por exemplo, que podem surgir devido a infecção pelo fungo Candida albicans, que resulta em uma inflamação da glande do pênis.
Apesar de ser mais frequente na região genital, a candidíase também pode surgir na boca, no intestino ou na pele, especialmente em regiões de dobra, como nas regiões da virilha, do pescoço e no umbigo. Geralmente a candidíase no homem se manifesta quando o sistema imunológico está enfraquecido, como acontece durante períodos de grande estresse ou quando se tem alguma doença, como diabetes ou infecção por HIV, por exemplo.
É importante consultar o urologista ou o clínico geral, sempre que surgirem sintomas de candidíase masculina para que seja diagnosticada e iniciado o tratamento mais adequado. Veja mais sobre a candidíase no homem.
Sintomas de candidíase masculina
Os principais sintomas de candidíase masculina são:
- Coceira na cabeça do pênis ou no prepúcio;
- Manchas vermelhas no pênis;
- Vermelhidão ou inchaço na região genital;
- Dor ou queimação ao urinar;
- Dor ou desconforto durante o contato íntimo;
- Placas esbranquiçadas na cabeça do pênis;
- Mau cheiro;
- Dificuldade de puxar o prepúcio do pênis para trás;
- Ressecamento da pele.
É importante consultar o urologista sempre que surgirem sintomas da candidíase, para que seja diagnosticada, e descartada infecções sexualmente transmissíveis (IST´s) que podem ter sintomas semelhantes, como herpes genital, gonorreia ou clamídia, por exemplo, e assim iniciar o tratamento mais adequado. Confira os principais sintomas de IST´s em homens.
Teste de sintomas
Para saber o risco de estar com candidíase, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o urologista.
O que fazer em caso de suspeita
Quando há a suspeita de estar com candidíase, é muito importante consultar um urologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento com uma pomada antifúngica e/ou medicações via oral associada.
No entanto, para aliviar os sintomas em casa, enquanto se espera pela consulta, deve-se manter a região íntima bem limpa e seca, assim como evitar o uso de roupas sintéticas ou muito apertadas, de forma a deixar que a pele respire.
Nos casos em que a candidíase é muito frequente ou persistente, e na ausência de outros fatores como ansiedade, estresse ou resfriados, é aconselhado que o homem faça um exame de sangue para avaliar a possibilidade de ter alguma doença que esteja prejudicando o sistema imune, como diabetes ou até uma infecção por HIV.
Como tratar a candidíase no homem
O tratamento para candidíase no homem pode ser feito em casa com a ingestão de remédios antifúngicos, como Fluconazol, e/ou o uso de uma pomada antifúngica, como Nistatina, por, aproximadamente, 7 a 10 dias. Veja uma lista mais completa das pomadas usadas para tratar a candidíase.
Além disso, durante o tratamento é também importante evitar o consumo de alimentos doces, açucarados ou fontes de carboidratos, pois favorecem o desenvolvimento do fungo Candida. Confira esta e outras dicas para completar o tratamento da candidíase naturalmente.
Conheça, com o Dr. Alberto Antunes, um pouco mais sobre a candidíase masculina: