A labirintite pode causar vertigem, perda de equilíbrio e dificuldade para andar ou manter-se de pé e, normalmente, está associada a outros sintomas como náusea, vômito e perda da audição.
Normalmente, a labirintite é causada pela inflamação de uma parte do ouvido, chamada de labirinto, devido a infecções virais como resfriados, mas também pode ser provocada por doenças mais graves como otite média aguda e meningite, por exemplo. Entenda melhor o que é labirintite.
Em caso de suspeita de labirintite é importante consultar um otorrinolaringologista para uma avaliação. Além disso, caso surjam sintomas como febre, vômitos intensos, fraqueza ou visão dupla, é recomendado procurar uma emergência.
Principais sintomas
Os principais sintomas de labirintite são:
- Tonturas e vertigem;
- Perda do equilíbrio;
- Dificuldade para andar ou manter-se de pé;
- Movimentos anormais com os olhos;
- Náusea e vômitos;
- Zumbido no ouvido;
- Perda da audição.
Os sintomas de labirintite tendem a surgir de repente e piorar quando se movimenta a cabeça rapidamente, fazendo com que a pessoa prefira ficar deitada, parada e com os olhos fechados.
Além disso, embora os sintomas costumem melhorar em menos de 3 dias, a pessoa pode continuar com um pouco de dificuldade de equilíbrio e ter episódios de vertigem breves por algumas semanas.
Teste online para labirintite
Caso ache que tenha labirintite, selecione o que está sentindo no teste online abaixo para saber as chances:
Independente do resultado, é importante consultar um otorrinolaringologista em caso de suspeita de labirintite para confirmar o diagnóstico, identificar a sua causa e iniciar o tratamento adequado.
Sintomas de labirintite emocional
Os sintomas de labirintite emocional são os mesmos, no entanto, a pessoa também pode apresentar sintomas de ansiedade, como preocupação excessiva e dificuldade de concentração, ou depressão, como tristeza e falta de motivação, e ter passado por situações de estresse, por exemplo. Entenda melhor o que é a labirintite emocional.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da labirintite normalmente é feito por um otorrinolaringologista levando em consideração os sintomas apresentados, o histórico de saúde da pessoa, exame do ouvido e exame físico.
No entanto, algumas vezes o médico também pode indicar exames como a ressonância magnética ou tomografia computadorizada para que a causa da labirintite seja identificada.
Outros exames como o teste de potenciais evocados auditivos e audiometria também podem ser indicados em alguns casos, especialmente quando a audição demora a voltar ao normal. Entenda como é feito o exame de audiometria.
Como tratar a labirintite
O tratamento para labirintite geralmente envolve repouso e ingestão de líquidos, como água, chá ou sucos, até melhora dos sintomas. Veja como deve ser a dieta para labirintite.
No entanto, o médico também pode indicar medicamentos como antibióticos, caso exista suspeita de infecção bacteriana, e antieméticos, corticoides ou anti-histamínicos, para aliviar sintomas como náusea, vômitos e vertigem, por exemplo.