Os principais sintomas de insuficiência cardíaca são falta de ar, cansaço ao realizar esforços, tosse seca persistente, chiado no peito, inchaço nas pernas e/ ou nos pés, palpitações cardíacas ou batimentos cardíacos irregulares.
Os sintomas da insuficiência cardíaca podem surgir devido a dificuldade do coração para bombear o sangue para todo o corpo, sendo causada por pressão alta, doenças coronarianas, arritmias cardíacas ou malformações cardíacas congênitas, por exemplo. Entenda melhor o que é e causas da insuficiência cardíaca.
É importante consultar o cardiologista sempre que surgirem sintomas de insuficiência cardíaca, para que seja diagnosticada, identificada sua causa e tipo, e assim ser indicado o tratamento mais adequado.
12 sintomas de insuficiência cardíaca
Os principais sintomas de insuficiência cardíaca são:
- Falta de ar frequente, sendo mais comum durante a atividade, mas também pode acontecer em repouso ou ao deitar;
- Tosse persistente com catarro branco, rosa ou com sangue;
- Chiado no peito;
- Inchaço nas pernas, pés, tornozelos ou barriga;
- Palpitações cardíacas ou batimentos cardíacos irregulares;
- Sensação de dor ou pressão no peito;
- Cansaço excessivo, falta de energia e fraqueza;
- Vontade de urinar mais vezes, principalmente durante a noite;
- Perda do apetite ou náuseas;
- Pele pálida, azulada ou acinzentada;
- Confusão mental, perda de memória ou desorientação;
- Tontura ou sensação de desmaio.
É importante consultar o cardiologista sempre que surgirem sintomas de insuficiência cardíaca ou problema no coração, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado. Veja também os principais sintomas de problemas no coração.
Sintomas iniciais de insuficiência cardíaca
Os sintomas iniciais de insuficiência cardíaca podem ser percebidos como:
- Cansaço progressivo que se inicia após fazer esforços, como subir escadas ou caminhar, mas que com o tempo pode aparecer até mesmo em repouso;
- Falta de ar repentina à noite, que dificulta a respiração e melhora ao dormir inclinado, com a ajuda de vários travesseiros;
- Dificuldade para dormir com cabeceira baixa;
- Necessidade de levantar várias vezes à noite para urinar;
- Tonturas ou desmaios frequentes.
Além disso, o aumento ou a perda peso repentino, pode ser sinal de que se está desenvolvendo a insuficiência cardíaca ou que a doença está evoluindo.
Sintomas de insuficiência cardíaca descompensada
Os sintomas de insuficiência cardíaca descompensada são os sintomas clássicos da insuficiência cardíaca.
Esses sintomas surgem principalmente quando não se faz o tratamento adequado, tomando os remédios de forma irregular ou incorreta e não seguindo a dieta restritiva em sal, conforme orientado pelo médico.
Leia também: Principais remédios para insuficiência cardíaca tuasaude.com/remedios-para-insuficiencia-cardiacaO que fazer
Na presença de sintomas de insuficiência cardíaca, deve-se consultar o cardiologista para uma avaliação.
Desta forma, o médico pode solicitar exames para confirmar a insuficiência cardíaca, assim como seu tipo, e iniciar o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o uso de remédios, alterações na dieta, cirurgia cardíaca ou transplante de coração. Veja como é feito o tratamento da insuficiência cardíaca.
Leia também: Insuficiência cardíaca congestiva: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/insuficiencia-cardiaca-congestiva-iccQuando ir ao hospital
Deve-se ir imediatamente ao hospital ou pronto-socorro mais próximo, ou ligar para o SAMU no 192, quando os sintomas da insuficiência cardíaca surgem de repente ou são muito intensos, para que o atendimento médico seja rápido e o tratamento iniciado imediatamente.
É possível reverter a insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca geralmente não pode ser totalmente revertida, no entanto, com o tratamento adequado indicado pelo cardiologista, é possível ter uma recuperação parcial com melhora da qualidade de vida e das complicações que podem colocar a vida em risco.