Os principais sintomas de torcicolo são dor em um lado do pescoço, dificuldade para mexer a cabeça para o lado, espasmos ou tremores no músculo do pescoço ou dor que irradia para os ombros, cabeça ou costas.
O torcicolo é uma contração involuntária muito forte dos músculos do pescoço, normalmente causada por má postura, dormir em posição inadequada, estresse excessivo, traumas ou problemas congênitos no bebê, por exemplo. Entenda o que é torcicolo e suas causas.
É importante consultar o ortopedista ou clínico geral assim que surgem os sintomas de torcicolo, também conhecido como distonia cervical, para que a causa seja identificada e iniciado o tratamento mais adequado.
10 sintomas de torcicolo
Os principais sintomas de torcicolo são:
- Dor em um lado do pescoço;
- Dificuldade para mexer a cabeça para o lado;
- Espasmos ou tremores no músculo do pescoço;
- Rigidez, tensão e inchaço dos músculos do pescoço;
- Dor que irradia para os ombros, cabeça ou costas;
- Cabeça inclinada para frente, trás ou lado;
- Sensação de peso no pescoço;
- Dor de cabeça leve a intensa;
- Um ombro mais elevado que o outro;
- Rosto assimétrico, com o topo da cabeça para um lado e o queixo para outro.
Além disso, dependendo da causa do torcicolo podem surgir outros sintomas como febre, vômitos, tontura, dificuldade para andar, perda de equilíbrio, visão dupla ou mal estar geral.
Os sintomas de torcicolo podem ser agudos ou crônicos, variar de intensidade de uma pessoa para outra e, em alguns casos, pode ser incapacitante afetando as atividades do dia a dia e causando estresse emocional.
Quanto tempo pode durar um torcicolo?
O torcicolo agudo, normalmente, dura cerca de 7 a 10 dias, no entanto, a melhora dos sintomas pode ocorrer entre de 24 a 48 horas após o início do tratamento.
No entanto, caso surjam sintomas como febre, vômitos, dor de cabeça intensa, confusão mental, dificuldade para andar ou visão dupla, é recomendado consultar o clínico geral para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Leia também: Dor no pescoço: 9 causas principais (e o que fazer) tuasaude.com/dor-no-pescocoSintomas de torcicolo infantil
Os principais sintomas de torcicolo infantil são:
- Movimento limitado da cabeça e do pescoço;
- Cabeça inclinada para um lado e queixo inclinado para outro lado;
- Pequeno caroço no músculo do pescoço, que geralmente desaparece em 6 meses;
- Dificuldade de movimentar a cabeça para o lado, para cima ou para baixo;
- Cabeça e/ou rosto assimétricos;
- Dificuldade para mamar de um lado;
- Irritação devido a dificuldade em virar a cabeça;
Além disso, o bebê geralmente tem a tendência de ficar deitado em apenas uma posição devido a inclinação da cabeça, o que pode deixar a cabeça achatada em um dos lados.
Esses sintomas podem estar presentes nas primeiras semanas de vida do bebê, sendo conhecido como torcicolo congênito. Entenda o que é torcicolo congênito.
O que fazer
Para aliviar os sintomas de torcicolo pode-se aplicar compressas de frias no pescoço durante as primeiras 48 horas e compressas mornas nos dias seguintes, fazer uma massagem no pescoço e alongamentos.
Leia também: 5 dicas para acabar com o torcicolo mais rápido tuasaude.com/remedio-caseiro-para-torcicoloEm alguns casos, o médico pode indicar o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, como paracetamol, naproxeno ou ciclobenzaprina, por exemplo, para aliviar a dor e o desconforto. Veja a lista completa de remédios para torcicolo.
Além disso, o médico pode recomendar sessões de fisioterapia, uso de colar cervical ou até cirurgia.
Quando o torcicolo é preocupante?
O torcicolo pode ser preocupante quando os sintomas não melhoram em cerca de uma semana, mesmo com tratamento médico.
Além disso, o torcicolo pode ser preocupante quando surgem outros sintomas, como febre, dor de cabeça muito intensa, sonolência excessiva ou confusão mental, pois pode ser sinal de infecção, como a meningite, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de meningite.
Outros sintomas que também são sinais de alerta para ir ao médico são dor que irradia para os ombros, braços e mãos ou sensação de formigamento e de dormência nos braços, por exemplo, que podem ser indicativos de hérnia de disco cervical.
Leia também: Hérnia de disco cervical: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/hernia-cervicalNesses casos, deve-se ir imediatamente ao hospital para que a causa seja identificada e iniciar o tratamento mais adequado.