Sorriso gengival: o que é e como corrigir

O sorriso gengival é quando a gengiva superior aparece de forma excessiva ao sorrir, não sendo sinal de doença, apesar de poder causar desconforto estético.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O sorriso gengival pode acontecer devido ao desgaste dos dentes, dentes mais curtos, hipertrofia da gengiva ou alterações genéticas, sendo interessante que o dentista seja consultado.

Caso o sorriso gengival cause desconforto estético, o dentista pode recomendar a realização de alguns procedimentos para deixar o sorriso mais harmônico, como aplicação de toxina botulínica, gengivoplastia ou gengivectomia, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Como corrigir o sorriso gengival

Para corrigir o sorriso gengival, o dentista pode indicar a realização de alguns procedimentos, como:

1. Toxina botulínica

A toxina botulínica pode ser indicada pelo dentista para diminuir um pouco a movimentação da musculatura ao redor da boca, de forma que a pessoa não consegue levantar muito os lábios, combatendo o sorriso gengival. No entanto, o efeito da toxina botulínica é passageira, de forma que a pessoa deve fazer a aplicação da toxina a cada 4 meses ou de acordo com a orientação do dentista.

2. Gengivoplastia

A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico em que o dentista remove o excesso de gengiva, aumentando a área exposta dos dentes e corrigindo o sorriso gengival, sendo indicado para finalidades estéticas. Veja mais detalhes de como é feita a gengivoplastia.

3. Gengivectomia

A gengivectomia é um procedimento mais extenso que a gengivoplastia, já que além de retirar o excesso de gengiva, também pode ser feita a remoção do osso que está excedente, alinhando o sorriso. A gengivectomia costuma ser indicada nos casos de hipertrofia da gengiva, por exemplo. Saiba mais sobre a gengivectomia.

Por que acontece

O sorriso gengival pode acontecer devido a algumas situações, como:

  • Crescimento excessivo do maxilar superior;
  • Alterações no desenvolvimento dos ossos;
  • Dentes curtos;
  • Desgaste dos dentes;
  • Alongamento do rosto;
  • Hipertrofia e/ ou inflamação da gengiva;
  • Alterações genéticas.

O sorriso gengival não representa risco para a saúde e nem é sinal de doenças, no entanto para saber a causa do sorriso gengival, pode-se consultar o dentista.