O suco de romã promove muitos benefícios à saúde, como evitar a pressão alta, controlar o colesterol, prevenir o envelhecimento precoce, ajudar no emagrecimento e fortalecer o sistema imunológico.
Esses benefícios são possíveis, porque a romã é uma fruta com poucas calorias, além de conter boas quantidades de potássio, vitamina C, elagitaninos, antocianinas, catequinas e taninos, que são nutrientes e compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Leia também: 11 benefícios da romã (e como preparar o chá) tuasaude.com/romaÉ importante ressaltar que os benefícios do suco de romã são possíveis somente quando essa bebida é incluída em uma dieta saudável, associada à prática regular de exercícios físicos.
Para que serve
As principais indicações do suco de romã para a saúde são:
1. Prevenir a pressão alta
Por ser uma bebida rica em antioxidantes, como quercetina e ácido elágico, o suco de romã promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue e ajudando, assim, a prevenir a pressão alta.
Leia também: 14 alimentos que baixam a pressão alta (hipertensão) tuasaude.com/alimentos-para-baixar-a-pressao-arterialAlém disso, o suco de romã também contém potássio, um mineral que favorece a eliminação do excesso de sódio circulante no sangue pela urina.
2. Controlar o colesterol
Os antioxidantes presentes no suco de romã diminuem a inflamação e protegem as células de gordura contra a oxidação causada pelos radicais livres, ajudando a controlar os níveis de colesterol "ruim", LDL, no sangue.
Assim, o suco de romã pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e angina.
Leia também: 10 melhores sucos para baixar o colesterol tuasaude.com/melhores-sucos-para-controlar-o-colesterol3. Fortalecer o sistema imunológico
Por conter vitamina C e antioxidantes, como antocianinas, elagitaninos, punicalaginas e taninos, o suco de romã inibe o crescimento de bactérias ruins e aumenta o número de bactérias boas no intestino. Estas funções ajudam a equilibrar a flora intestinal, fortalecendo o sistema imunológico.
4. Ajudar a diminuir o risco de câncer
Os flavonoides presentes no suco de romã previnem a oxidação e inflamação das células, inibindo o crescimento de células cancerígenas.
Assim, o suco de romã pode ajudar a diminuir o risco do surgimento de câncer, como de próstata, de pele e de mama.
5. Prevenir o envelhecimento precoce
Os elagitaninos, as antocianinas e as catequinas, presentes no suco de romã, são antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
Por isso, essa bebida ajuda a retardar o surgimento da flacidez, de rugas e linhas de expressão na pele.
6. Evitar o Alzheimer
O suco de romã pode ajudar a evitar o Alzheimer, por conter polifenois com ação anti-inflamatória e antioxidante, que mantém a saúde dos neurônios, melhorando a memória.
No entanto, ainda são necessários estudos em seres humanos para comprovar os possíveis benefícios do suco de romã na prevenção do Alzheimer.
7. Ajudar no emagrecimento
Por ser uma bebida com poucas calorias, o suco de romã ajuda a diminuir as calorias da dieta, sendo, por isso, uma boa opção para ajudar no emagrecimento.
No entanto, como nenhum alimento sozinho é capaz de emagrecer, para ajudar na perda de peso, o suco de romã deve fazer parte de uma dieta saudável, associada à práticas regulares de atividades físicas. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.
Suco de uva com romã para que serve
O suco de uva com romã é indicado para:
- Aumentar a energia, por ser uma bebida rica em carboidratos, aumentando a energia e a disposição física;
- Diminuir o risco de câncer, por ser rico em compostos bioativos antioxidantes, como resveratrol e flavonoides;
- Combater a prisão de ventre, principalmente quando feito com a casca da uva, que contém fibras que favorecem a formação das fezes e o bom funcionamento do intestino;
- Manter a saúde dos olhos, por conter carotenoides que protegem os olhos contra os raios ultravioleta do sol e contra a luz azul de dispositivos eletrônicos, evitando o risco de catarata e degeneração macular.
Os benefícios dessa bebida são possíveis devido também à presença do suco de uva, uma bebida que contém fibras, polifenóis, potássio e vitamina C na sua composição.
Leia também: 7 benefícios do suco de uva para a saúde (com receitas saudáveis) tuasaude.com/beneficios-do-suco-de-uvaTabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 ml do suco natural de romã sem açúcar:
Para se obter todos os benefícios do suco de romã, é fundamental manter uma alimentação saudável, junto com a prática regular de exercícios físicos
Se deseja saber como incluir o suco de romã numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais próximo de você:
Como fazer
Para fazer o suco de romã, é necessário apenas debulhar a romã, que é retirar as sementes da fruta, colocar as sementes e a água num liquidificador, e bater até ficar uma bebida bem homogênea. Transferir para um copo e beber em seguida, sem adoçar.
O suco de romã pode ser consumido todos os dias e junto com qualquer refeição do dia, como café da manhã, almoço ou jantar, por exemplo.
Quem não pode consumir
O suco de romã deve ser evitado por pessoas com gastrite, já que pode irritar o estômago.
Pessoas com problemas nos rins devem consumir esse suco com moderação e com a orientação do médico ou nutricionista, pois o suco de romã contém boas quantidades de potássio.
Além disso, pessoas que usam medicamentos regulares, devem conversar com o médico antes de tomarem o suco de romã, pois a bebida pode interagir com os remédios aumentando ou diminuindo sua ação.
Receitas de suco de romã
Algumas receitas saborosas de suco de romã são:
1. Suco de romã com uva
Ingredientes:
- 1 xícara (de chá) de uva fresca;
- 1/2 xicara (de chá) de sementes de romã;
- 1 xícara (de chá) de água filtrada ou fervida;
Modo de preparo:
Lavar bem as uvas e colcoar todos os ingredientes num liquidificador. Bater por 1 a 2 minutos, ou até ficar uma bebeida homogênea.
Transferir para um copo e beber em seguida, sem adoçar. Se possível, evitar coar também. Assim, a bebeida terá maior quantidade de fibras.
2. Suco de romã com hortelã
Ingredientes:
- 1/2 xicara (de chá) de sementes de romã;
- 2 colheres (de sopa) de folhas de hortelã frescas;
- 2 xícaras (de chá) de água filtrada ou fervida;
- Cubos de gelo a gosto.
Modo de preparo:
Lavar bem as folhas de hortelã e colocar todos os ingredientes em um liquidificador. Bater por cerca de 1 minuto, transferir para um copo e beber em seguida, e de preferência sem adoçar.