Sucupira: o que é, para que serve (e como usar a semente)

Evidência científica

Sucupira é uma planta medicinal indicada para artrite, artrose, reumatismo, gota, feridas na pele, úlcera no estômago, dor de garganta ou amigdalite, pois possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ajudando a aliviar a dor e a inflamação no organismo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

O nome científico da sucupira branca é Pterodon pubescens e o nome da sucupira preta Bowdichia major Mart, sendo que as partes normalmente utilizadas são suas sementes, de onde são extraídas as substâncias com propriedades medicinais, para o preparo de chá, óleo, tintura, extrato ou cápsulas.

A sucupira pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação e, embora tenha muitos benefícios, não substitui o tratamento médico convencional e deve ser usada com indicação médica ou de um fitoterapeuta.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 2

Para que serve

A sucupira é indicada para:

1. Artrite

A sucupira é rica em diterpenos cíclicos e furanditerpenos, como vouacapans e geranilgeraniol, com ação anti-inflamatória, antireumática e analgésica, que ajuda a diminuir a dor crônica e a inflamação nas articulações.

Por isso, a sucupira pode ser usada para auxiliar no tratamento da artrite, artrose, reumatismo ou artrite reumatoide, por exemplo.

2. Gota

Devido as substâncias na sua composição com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas, a sucupira também pode ser usada para auxiliar no tratamento da gota, ajudando a aliviar os sintomas como dor, vermelhidão, calor e inchaço nas articulações afetadas.

3. Amigdalite e dor de garganta

A sucupira pode ajudar a aliviar dor de garganta e a amigdalite, pois tem ação anti-inflamatória, que reduz o inchaço das amígdalas, além de propriedades analgésicas, que diminui a dor de garganta.

4. Cicatrizar feridas

A sucupira possui propriedades cicatrizantes que pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas na pele ou eczema, especialmente quando utilizada na forma de chá preparado com as sementes dessa planta.

5. Úlcera no estômago

Por ter propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, cicatrizantes e antiulcerosas, a semente da sucupira pode ser usada para auxiliar no tratamento de úlceras estomacais, pois ajuda a aliviar a dor e o desconforto no estômago.

6. Regular os níveis de açúcar no sangue

A sucupira também pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, devido à ação hipoglicêmica das folhas e frutos. No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.

7. Auxiliar no tratamento do câncer

Alguns estudos [1,2] feitos com células em laboratório indicam que as substâncias presentes na sucupira, como geranilgeraniol e furanditerpenes, apresentam propriedades antiproliferativas, antioxidantes e anticancerígenas, principalmente no caso do câncer de próstata e de fígado, por exemplo.

No entanto, ainda são necessários mais estudos que confirmem essas propriedades. 

Além disso, em alguns casos, o chá de sucupira pode ainda ajudar a aliviar o desconforto constante provocado pela quimioterapia, usada no tratamento contra o câncer.

Sucupira emagrece?

A sucupira não emagrece, porque esta planta medicinal não tem nenhuma propriedade de emagrecimento, nem acelera o metabolismo ou queima gordura.

Para emagrecer, é recomendado fazer uma dieta saudável e balanceada indicada pelo nutricionista, e praticar exercícios físicos. Saiba como fazer uma dieta balanceada para emagrecer

Propriedades da sucupira

A sucupira possui ação analgésica, anti-inflamatória, antirreumática, cicatrizante, antimicrobiana, antioxidante e antitumoral, devido as substâncias com propriedades medicinais na sua composição, como vouacapans, furanditerpenes e geranilgeraniol, por exemplo.

Como usar a sucupira

A sucupira pode ser encontrada em forma de chá, cápsulas, extrato e óleo, podendo ser utilizada da seguinte forma:

1. Chá de sementes de sucupira

O chá de semente de sucupira pode ser usado para dores nas articulações, dor de garganta, amigdalite ou para a cicatrização de feridas na pele, por exemplo.

Ingredientes

  • 4 sementes de sucupira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Lavar as sementes de sucupira e depois quebrá-las utilizando um martelo de cozinha. Em um recipiente, adicionar a sucupira e a água, levar ao fogo e ferver por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber ao longo do dia.

Esse chá deve ser mantido em geladeira e consumido no período de até 24 horas, sendo recomendado utilizar uma panela apenas para esse efeito porque o óleo liberado pelas sementes da planta fica grudado nas paredes da panela, sendo difícil de eliminar completamente.

O chá de sucupira também pode ser usado na forma de compressas para feridas na pele, para ajudar na sua cicatrização.

Leia também: 11 chás para garganta inflamada (e como preparar) tuasaude.com/remedio-natural-para-garganta-inflamada

2. Sucupira em cápsulas

A sucupira em cápsulas pode ser usada por adultos, sendo normalmente recomendado a dose de 1 cápsula de 400 mg de sucupira, 2 vezes por dia.

As cápsulas de sucupira devem sempre ser usadas com orientação médica ou do fitoterapeuta, de acordo com a condição a ser tradada, com doses individualizadas. 

3. Óleo de sucupira

O óleo de sucupira pode ser usado por via oral tomando 3 a 5 gotas do óleo junto com alimentos, ou 1 gota diretamente na boca, até 5 vezes por dia. Para pessoas com pressão alta, é recomendado no máximo 3 a 5 gotas por dia.

Além disso, o óleo de sucupira também pode ser usado para massagem sobre as articulações para reduzir a dor, podendo ser aplicada algumas gotas do óleo na articulação afetada, massageando levemente, por até 2 vezes por dia.

Leia também: 12 remédios caseiros para artrite reumatoide (e como fazer) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-artrite-reumatoide

4. Extrato de semente de sucupira

O extrato de semente de sucupira deve ser usado por via oral, comente por adultos, sendo normalmente recomendada a dose de 0,5 a 2 mL por dia.

5. Tintura de sucupira

A tintura de sucupira também pode ser usada por via oral, sendo recomendada a dose para adultos de 20 gotas da tintura, até 3 vezes ao dia.

6. Pomada de sucupira

A pomada de sucupira pode ser usada para auxiliar no tratamento do reumatismo, dor muscular, inchaço e urticária na pele, sendo encontrada com o nome Pomada Curedermy Sucupira.

Essa pomada deve ser usada sobre a pele, aplicando uma quantidade suficiente para cobrir toda a região afetada e massageando a região com as mãos previamente aquecidas.

É recomendado aplicar a pomada 2 a 3 vezes por dia, até ao desaparecimento dos sintomas. 

Possíveis efeitos colaterais

De forma geral, a sucupira é bem tolerada, não tendo sido descritos efeitos secundários relacionados ao seu consumo.

No entanto, é importante que a sucupira seja consumida com precaução e sob orientação médica.

No caso da pomada de sucupira, podem ocorrer efeitos colaterais como reações locais de alergia, com sintomas como coceira, vermelhidão, bolinhas vermelhas e inchaço na pele.

Quem não deve usar

A sucupira está contraindicada para mulheres grávidas, lactantes, crianças com menos de 12 anos e pessoas alérgicas a sucupira.

Além disso, deve ser usada com moderação por pessoas com problemas renais ou no fígado, assim como no caso de pessoas com câncer, sendo importante consultar o médico antes do consumo.

Por conter álcool, o uso da tintura de sucupira não é recomendado para pessoas em tratamento de alcoolismo que fazem uso do remédio dissulfiram.

No caso da pomada de sucupira, se a pessoa tiver algum problema grave de pele ou histórico de alergia a outros produtos ou medicamentos, deve-se conversar com o seu médico antes de iniciar o tratamento com a pomada.