Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA): para que serve, como é feito e resultados

O que é:

A tromboplastina parcial ativada, ou TTPA, é o exame que avalia a coagulação do sangue. Esse exame verifica em quanto tempo acontece a formação do coágulo após a exposição do sangue coletado a reagentes e cloreto de cálcio.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Hematologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse exame é principalmente indicado para monitorar o uso de heparina e a presença ou ausência dos fatores de coagulação, sendo útil para avaliar a hemostasia secundária e, assim, fazer o diagnóstico de alterações como hemofilia, doença de von Willebrand e trombofilia, por exemplo. Entenda o que é e como acontece a hemostasia.

O TTPA faz parte do coagulograma, sendo importante que o seu resultado seja avaliado juntamente com o resultado de outros exames indicados pelo médico para que o diagnóstico seja mais preciso e, assim, seja possível iniciar o melhor tratamento, caso exista necessidade.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o exame

O exame da tromboplastina parcial ativada serve para:

  • Avaliar a coagulação sanguínea;
  • Verificar a presença, ausência e deficiência dos fatores de coagulação da via intrínseca e da via comum;
  • Monitorar a terapia com heparina.

O exame de TTPA é normalmente indicado juntamente com outros exames do coagulograma, como tempo de sangramento (TS), tempo de protrombina (TP), tempo de trombina (TT) e quantidade de plaquetas. Conheça mais sobre o coagulograma.

Caso deseje, marque uma consulta com o médico mais próximo para avaliar a necessidade de fazer o exame TTPA:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Hematologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como é feito o TTPA

O exame de TTPA é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue, que é encaminhada para o laboratório para análise. É importante seguir a recomendação do laboratório sobre o jejum, já que pode ser orientado em alguns casos a realização de jejum de 4 horas. Além disso, é importante informar o uso de medicamentos, principalmente de anticoagulantes, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas no dia anterior ao exame.

No laboratório, o sangue coletado é exposto a um reagente que contém substâncias que atuam como substitutos das plaquetas. Em seguida, é acrescentado o cloreto de cálcio para verificar em quanto tempo acontece a formação do coágulo.

Valor de referência

O valor de referência pode variar de acordo com o laboratório e reagente utilizado, porém, de forma geral, o exame é considerado normal quando TTPA é entre 21 a 32 segundos. Quando TTPA é superior a 32 segundos, é indicado no exame que o TTPA está alargado.

É importante que o resultado do exame TTPA seja interpretado pelo médico juntamente com o resultados dos outros exames do coagulograma e hemograma, além de também ser importante observar o valor de referência indicado pelo laboratório.

O que significa o resultado

De acordo com o valor do exame de TTPA, o resultado pode ser:

1. TTPA alargado

O TTPA alargado é quando o resultado do exame é superior ao valor de referência, indicando que o sangue demora mais tempo que o normal para coagular. As principais causas de TTPA aumentado são:

  • Uso de heparina;
  • Doenças hepáticas, já que os fatores de coagulação são produzidos no fígado;
  • Hemofilia A, em que há deficiência do fator VIII da coagulação:
  • Hemofilia B, em que há deficiência do fator IX da coagulação;
  • Doença de von Willebrand;
  • Deficiência de vitamina K;
  • Coagulação intravascular disseminada (CID).

Além disso, o TTPA pode estar alargado em pessoas que fazem uso de medicamentos, como o ácido acetilsalicílico e antibióticos, como metronidazol, aztreonam e ofloxacino.

2. TTPA encurtado

O TTPA encurtado é quando o resultado do exame é menor que o valor que referência, de forma que a coagulação acontece mais rápido que o normal, havendo maior risco de formação de coágulos. Essa alteração é mais comum em pessoas que possuem câncer mais avançado ou têm trombofilia, que é uma alteração nos fatores de coagulação que interfere diretamente na coagulação e aumenta o risco de complicações. Conheça mais sobre a trombofilia e possíveis complicações.

Além disso, o TTPA diminuído pode ser consequência do uso de medicamentos anti-histamínicos, digitálicos e contraceptivos.