Torcicolo é a contração involuntária muito forte dos músculos do pescoço, limitando o seu movimento e causando sintomas como dor na região afetada e dificuldade para mexer a cabeça para o lado.
Geralmente, o torcicolo é causado por má postura, estresse ou sobrecarga do pescoço durante exercícios físicos, mas também pode surgir após pancadas, ser um sinal de algum problema na coluna e, nos casos mais graves, indicar tumores cerebrais, por exemplo.
Caso o torcicolo demore para melhorar ou esteja associado a outros sintomas, como dor de cabeça ou febre, é importante consultar o clínico geral. Dependendo da sua causa, o tratamento pode envolver o uso de relaxantes musculares, injeção de toxina botulínica e até cirurgia.
Sintomas de torcicolo
Os principais sintomas do torcicolo são:
- Dor no pescoço;
- Dificuldade para movimentar a cabeça;
- Rigidez e inchaço dos músculos do pescoço;
- Um ombro pode ficar mais elevado que o outro;
- O rosto pode ficar assimétrico, com o topo da cabeça para um lado e o queixo para outro.
É comum que os sintomas de torcicolo surjam de manhã devido a má posição da cabeça ao dormir ou após exercícios físicos intensos ou realizados incorretamente.
Além disso, dependendo da causa do torcicolo podem surgir outros sintomas como febre, dor de cabeça ou garganta, dificuldade para andar, perda de equilíbrio ou visão dupla. Veja todos os sintomas do torcicolo.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do torcicolo é feito pelo clínico geral ou ortopedista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico.
Marque uma consulta com o ortopedista na região mais próxima de você:
Além disso, o médico pode solicitar exames de sangue ou de imagem como raio X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para descartar outras condições com sintomas semelhantes, como miastenia gravis, hematoma espinhal, paralisia cerebral ou abscessos peritonsilar ou retrofaríngeo.
Possíveis causas
As principais causas de torcicolo são:
- Estresse excessivo;
- Má postura ou dormir em posições inadequadas;
- Movimentos súbitos com o pescoço ou realizar exercícios vigorosos;
- Doenças da coluna, como hérnia de disco e escoliose;
- Doenças neurológicas, como Parkinson ou sequela de AVC;
- Cicatrizes na região do pescoço;
- Abscesso na região da boca, cabeça ou pescoço.
Além disso, outras causas são estrabismo, uso de medicamentos, como metoclopramida, fenitoína ou carbamazepina, ou acidentes, por exemplo.
O torcicolo também pode ser causado por problemas congênitos e estar presente no bebê desde o nascimento, sendo chamado de torcicolo congênito. Entenda melhor o que é o torcicolo congênito.
Embora o torcicolo nem sempre seja um problema sério, também pode ter causas graves como infecções ou tumores, por exemplo. Por isso, a identificação da causa do torcicolo é fundamental para indicar o tratamento mais adequado.
O que fazer para tratar o torcicolo
O torcicolo geralmente melhora em poucos dias mesmo sem tratamento específico. No entanto, caso ocorram sintomas como febre, dor de cabeça, dificuldade para andar ou visão dupla, é importante consultar um clínico geral para uma avaliação detalhada e iniciar o tratamento apropriado.
O tratamento do torcicolo depende da causa identificada, mas pode envolver:
1. Remédios para torcicolo
Normalmente são usados anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos para aliviar a contração muscular intensa e a dor.
Dependendo da causa do torcicolo, podem ainda ser receitados outros medicamentos como benzodiazepínicos e anticolinérgicos. Veja as principais opções de remédios para torcicolo.
2. Exercícios e alongamentos
Exercícios e alongamentos orientados por um fisioterapeuta podem melhorar a postura da cabeça, aliviar a dor e fortalecer os músculos do pescoço, podendo ser indicados em alguns casos de torcicolo.
Assista ao vídeo e confira alguns exercícios para aliviar o torcicolo:
3 passos para acabar com o TORCICOLO
05:29 | 1.514.053 visualizações3. Injeção de toxina botulínica
Quando o torcicolo é causado pela contração muscular excessiva e não apresenta melhora com medicamentos ou fisioterapia, a injeção de toxina botulínica pode ser indicada.
Neste caso, a injeção ajuda a relaxar o músculo contraído, corrigindo a posição da cabeça e aliviando a dor.
4. Cirurgia
A cirurgia normalmente só é indicada nos casos em que o torcicolo não melhora apesar do tratamento adequado. Serve para corrigir a posição da cabeça e melhorar a amplitude de movimento do pescoço.
Outras opções de tratamento
Quando o torcicolo é causado pelo estresse, sobrecarga ou movimentos súbitos do pescoço, medidas como massagear a região afetada e pressionar levemente os músculos do pescoço podem ser úteis para aliviar a dor e desconforto. Veja mais dicas para acabar com o torcicolo.