Tosse: causas, tipos (e o que fazer para aliviar)

A tosse é um sintoma que surge devido a um reflexo espontâneo causado por uma irritação na garganta, para ajudar a eliminar partículas ou secreções das vias aéreas superiores.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Existem diferentes tipos de tosse, como seca, com catarro, alérgica e infantil, que podem ser causadas por condições como refluxo gastroesofágico, rinite, bronquite, tabagismo, gripe, COVID-19 e garganta inflamada, por exemplo.

O tratamento da tosse varia conforme a causa desse sintoma, podendo incluir o uso de xaropes, medicamentos orais e nebulização, que devem ser prescritos pelo médico. Além disso, o tratamento da tosse também pode ser feito com o uso de xaropes caseiros, chás e lavagem nasal.

Leia também: 10 remédios caseiros para a tosse (e como preparar) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-tosse
Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de tosse são:

  • Refluxo gastroesofágico;
  • Rinite alérgica;
  • Bronquite crônica;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • Tabagismo;
  • Pneumonia;
  • Exposição à poluição ambiental.

Além disso, a tosse também pode ser causada por condições como resfriado, sinusite, asma, COVID-19, gripe, garganta inflamada, tuberculose e uso de medicamentos para controlar a pressão alta.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Tipos de tosse

Os tipos de tosse variam conforme a causa desse sintoma, podendo incluir:

1. Tosse seca

A tosse seca acontece quando o organismo não produz muco, sendo geralmente causada por situações como resfriado, gripe, asma, COVID-19, sinusite, rinite, refluxo ou alergias.

A tosse seca pode ser persistente, quando dura mais de 8 semanas. Neste caso, a tosse pode ser causada por condições como asma, uso de cigarro, coqueluche, refluxo, doença pulmonar obstrutiva crônica e problemas cardíacos. Conheça as principais causas de tosse seca persistente.

2. Tosse com catarro

A tosse com catarro, que também é conhecida como tosse produtiva, pode surgir devido a inflamações causadas por resfriados, alergias, bronquite, COVID-19, sinusite, pneumonia bacteriana ou tuberculose.

Conforme a causa dessa condição, a tosse com catarro também pode ser acompanhada de outros sintomas como febre, cansaço, falta de ar ou dor de cabeça.

Leia também: Tosse com catarro: 9 causas e o que fazer tuasaude.com/tosse-com-catarro

3. Tosse alérgica

A tosse alérgica é uma tosse seca persistente e sem catarro, que provoca irritação na garganta e piora durante a noite, sendo um sintoma que pode surgir quando se entra em contato com uma substância alergênica, como poeira, pelo de animais ou pólen, por exemplo. Conheça melhor sobre as causas da tosse alérgica.

Os sintomas que podem estar presentes durante a tosse alérgica são, irritação na garganta, tosse que piora à noite, tosse intensa que pode provocar ânsia de vômito, falta de ar, espirros, nariz entupido ou escorrendo ou cansaço excessivo.

4. Tosse noturna

A tosse noturna geralmente é causada por situações como asma, refluxo, bronquite, alergias, coqueluche, tuberculose e uso de medicamentos para pressão alta, como captopril e enalapril.

A tosse pode piorar à noite porque, ao deitar, as secreções ficam na parte de trás da garganta ao invés de saírem pelo nariz. Isso provoca a tosse, para tentar eliminar o muco que está acumulado na garganta.

Leia também: Tosse noturna: 7 principais causas e o que fazer para aliviar tuasaude.com/tosse-noturna

5. Tosse com sangue

A tosse com sangue pode indicar situações simples, podendo surgir devido a tosse crônica, lesões no nariz ou na garganta, ou pelo ressecamento das membranas do sistema respiratório, por exemplo.

No entanto, a tosse com sangue também pode ser causada por condições mais serias, como pneumonia, tuberculose, embolia pulmonar ou bronquiectasia, por exemplo.

Leia também: Tosse com Sangue: 9 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/tosse-com-sangue

Tosse infantil

A tosse infantil pode ser provocada por infecções nas vias aéreas superiores, como alergia, rinite, gripe e resfriado, podendo durar dez dias ou mais. Além disso, a tosse infantil também pode ser causada pelo engasgo com alimentos ou objetos estranhos.

Já em bebês, a tosse pode surgir devido a resfriados, cheiros fortes, como fumaça de cigarro ou tinta fresca, bronquite, asma, rinite, pneumonia ou coqueluche, por exemplo. Entenda melhor as causas da tosse no bebê e o que fazer.

Como aliviar a tosse

Para aliviar a tosse, o médico pode indicar o uso de xaropes, medicamentos orais ou nebulização.

1. Xaropes para tosse

Xaropes como ambroxol, acetilcisteína e bromexina podem ser indicados pelo médico para tratar a tosse com catarro. Em casos de tosse seca, o médico pode prescrever os xaropes dextrometorfano ou dropropizina.

Já os xaropes expectorantes para tosse infantil e com catarro que podem ser recomendados são o ambroxol, a bromexina ou a acetilcisteína. Conheça outros xaropes expectorantes infantis.

2. Medicamentos orais

Em casos de tosse causada por rinite, pneumonia, tuberculose ou asma, por exemplo, o médico pode recomendar o uso de medicamentos orais, como antialérgicos, antibióticos ou descongestionantes, como cetirizina, desloratadina, budesonida, formoterol, rifampicina, amoxicilina e penicilina.

Além disso, quando a tosse é causada por refluxo, o tratamento pode incluir o uso de medicamentos como omeprazol, dexlansoprazol e pantoprazol, que diminuem a quantidade de ácido no estômago.

Leia também: Remédios para tosse (seca, alérgica, com catarro) tuasaude.com/remedios-para-tosse

3. Nebulização

A nebulização pode ser indicada em casos de tosse infantil, em tosses noturnas ou causadas por pneumonia, por exemplo, ajudando a umedecer as vias respiratórias e diluir as secreções, facilitando a sua eliminação. Saiba como fazer a nebulização.

Remédios caseiros para tosse

O xarope caseiro, como de cenoura com mel e de orégano, aliviam a tosse seca, pois hidratam a garganta e têm ação calmante, diminuindo o reflexo da tosse. Já os xaropes de guaco e poejo, e o xarope de alho, cebola e mel são ótimos remédios caseiros para o tratamento da tosse com catarro. Conheça outros xaropes caseiros para tosse.

Além disso, alguns chás, como o de eucalipto, canela, hortelã e tomilho são ótimas opções de remédio caseiro para tosse seca e com catarro. Saiba como preparar os chás para a tosse.

Outras dicas para aliviar a tosse

Algumas dicas que também ajudam a aliviar a tosse são:

  • Beber bastante água, para evitar o ressecamento das mucosas e das vias respiratórias;
  • Manter os ambientes úmidos, evitando o uso do ar condicionado, mantendo uma ventilação adequada ou usando um umidificador;
  • Tomar 1 a 2 colheres de chá de mel antes de dormir, pois hidrata a garganta, ajudando a diminuir a gravidade e a duração da tosse;
  • Elevar a cabeceira da cama antes de dormir, colocando um travesseiro ou toalhas dobradas por baixo do colchão;
  • Evitar o fumo e o contato com a fumaça de cigarros;
  • Evitar deitar logo após as refeições, aguardando de 2 a 3 horas antes de dormir.

Além disso, fazer a lavagem nasal também é uma forma natural de desentupir o nariz, aliviando as tosses. Saiba como fazer a lavagem nasal.

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao médico na presença dos seguintes sinais e sintomas:

  • Tosse persistente;
  • Tosse com sangue;
  • Febre;
  • Dor no peito;
  • Respiração mais rápida que o normal;
  • Dificuldade para respirar;
  • Chiado ao respirar.

Já em crianças, quando a tosse é seca e acontece principalmente à noite; em bebês com menos de 6 meses ou recém-nascidos; dura mais de 4 semanas ou está acompanhada de perda de peso, febre e falta de ar, é recomendado consultar o pediatra.

Vídeos relacionados

Como parar de TOSSIR sem remédio

05:01 | 288.099 visualizações

Remédios Caseiros para a Tosse

03:28 | 1.775.637 visualizações