8 tratamentos para doenças no fígado

O tratamento para doenças do fígado que podem ser indicado pelo médico são repouso, uso de remédios, dieta indicada pelo nutricionista e a prática de exercício físico regularmente ou fisioterapia, caso não se consiga praticar exercício, ou até cirurgia, e dependem do tipo de doença no fígado, como hepatite, pedra na vesícula, cirrose ou insuficiência hepática, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista Hepatológico perto de você! Parceria com Buscar Médico

É importante que a doença no fígado seja tratada logo que identificada, pois pode piorar ao longo do tempo e provocar diversos sintomas, como náuseas, perda do apetite, dor no abdômen do lado direito, inchaço da barriga, pele e olhos amarelados, fezes brancas, urina escura ou coceira no corpo, por exemplo. Saiba identificar todos os sintomas de problemas no fígado

O tratamento das doenças no fígado deve ser feito pelo gastroenterologista ou hepatologista, podendo ser feito em casa, ou pode ser necessário ficar internado para ser hidratado, drenar o acúmulo de líquido abdominal, caso haja, ou receber os remédios pela veia, e isto varia de acordo com o estágio ou a gravidade da doença. 

Imagem ilustrativa número 1

Opções de tratamento

As opções de tratamento realizadas para as doenças do fígado variam de acordo com as suas causas e gravidade, devendo ser indicadas para cada pessoa de acordo com as recomendações do médico. Algumas das principais opções incluem:

1. Repouso

O repouso pode ser indicado para o tratamento de inflamações agudas do fígado, como no caso da hepatite A, por exemplo, para evitar a sobrecarga no fígado e ajudar o copo a se recuperar. Veja outros tratamentos para a hepatite A

Além disso, é importante aumentar o consumo de líquidos durante o dia, como água, chás ou sucos naturais, sem açúcar para hidratar, e no caso da pedra na vesícula, favorecer sua eliminação.

2. Mudanças nos hábitos de vida

As mudanças nos hábitos de vida, como evitar o consumo de bebidas alcoólicas, praticar pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia e perder peso, podem ser recomendadas pelo médico para o tratamento de gordura no fígado, por exemplo.

Essas mudanças de hábitos de visa ajudam a eliminar a gordura do fígado, pois aumentam o metabolismo e a queima de gorduras, ajudando a controlar o peso. Confira todas as opções de tratamento para gordura no fígado

3. Alterações na dieta

As alterações na dieta, como diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura ou açúcar, e aumentar o consumo de alimentos como frutas frescas e naturais, vegetais frescos e cereais integrais ricos em fibras, são fundamentais para o tratamento da pedra na vesícula e do fígado gordo. Confira como deve ser feita a dieta para gordura no fígado.

Assista o vídeo a seguir com dicas de alimentação para o fígado gordo:

COMO ACABAR DE VEZ COM A GORDURA NO FÍGADO

10:11 | 2.479.776 visualizações

4. Uso de remédios

Alguns remédios podem ser indicados pelo médico para o tratamento de doenças no fígado, como:

Além disso, o médico pode indicar o uso de remédios para diabetes, pressão alta ou hipotireoidismo, para controlar para controlar doenças que prejudicam o funcionamento do fígado, sendo importante fazer consultas regulares, conforme indicação do médico, para exames de controle e ajustes do tratamento.

5. Drenagem do líquido abdominal

A drenagem do líquido abdominal, chamada paracentese, pode ser feita pelo médico no hospital, com anestesia local, no qual é introduzida uma agulha no abdômen para extrair o líquido da ascite.

Esse tipo de tratamento normalmente é feito nos casos graves de cirrose hepática, quando o tratamento com os remédios não foi eficaz para eliminar o líquido dentro do abdômen. Saiba mais sobre as opções de tratamento para cirrose;

6. Cirurgia

A cirurgia no fígado pode ser indicada pelo médico nos casos de obstrução das vias biliares por pedras na vesícula ou remoção de alguma parte do fígado, caso haja lesões ou tumores no órgão. Veja como é feita a cirurgia de pedra na vesícula e como é a recuperação.

7. Quimioterapia ou radioterapia

A quimioterapia ou radioterapia também pode ser indicadas pelo médico feitas no caso de câncer do fígado. Saiba como identificar e o que fazer em caso de câncer no fígado.

8. Transplante de fígado

O transplante do fígado, é feito em alguns casos em que o fígado deixa de funcionar, como na cirrose hepática grave, causado por doenças como cirrose hepática por alcoolismo, hepatites B ou C ou cirrose biliar, por exemplo.

Este tipo de tratamento também pode ser indicado nos casos em que o fígado está afetado com um tumor, por exemplo. Entenda como funciona o transplante de fígado e como é a recuperação.

Como deve ser a alimentação

Cuidados com a alimentação são muito importantes no tratamento de qualquer doença hepática, pois ajuda na regeneração das células do fígado e faz com que fígado continue a exercer a sua função de converter os alimentos em energia e desintoxicar o organismo.

1. O que comer

A dieta para pessoas com doenças do fígado inclui alimentos de fácil digestão, como:

  • Peixe grelhado;
  • Frango cozido sem pele;
  • Saladas;
  • Gelatina;
  • Frutas sem casca e, principalmente, cozidas;
  • Arroz branco;
  • Legumes e verduras, especialmente os de folhas verde-escuras.

Além disso, é importante o indivíduo beber cerca de 2 litros de água por dia.

2. O que não comer

Os alimentos que devem ser evitados por qualquer pessoa com doença do fígado incluem:

  • Alimentos gordurosos;
  • Refrigerantes;
  • Frituras;
  • Doces;
  • Café;
  • Condimentos;
  • Carnes vermelhas;
  • Ovos fritos;
  • Enlatados, embutidos e enchidos.

Além disso, também é contra-indicado o consumo de álcool, pois este tem efeito tóxico sobre as células hepáticas.

Tratamento natural para doenças do fígado

O tratamento natural para doenças do fígado pode ser feito com as cápsulas de cardo-mariano, vendidas em lojas de produtos naturais, sob orientação do médico ou o chá de cardo-mariano, pois esta planta medicinal tem propriedades anti-inflamatórias, adstringentes, antioxidantes, depurativas e facilitadores da digestão que ajudam a tratar problemas no fígado e não substituem outras medicações prescritas pelo médico.

Para fazer o chá de cardo-mariano, basta adicionar 1 colher de sopa de folhas de cardo-mariano seco a 1 xícara de água fervente e beber o chá cerca de 3 vezes ao dia. Confira mais receitas e opções de tratamento natural para problemas no fígado

Vídeos relacionados

7 melhores alimentos para limpar o FÍGADO GORDO

14:48 | 584.180 visualizações

COMO ACABAR DE VEZ COM A GORDURA NO FÍGADO

10:11 | 2.479.776 visualizações