Os remédios para gordura no fígado, como a sinvastatina, a metformina ou a levotiroxina, podem ajudar a controlar doenças que podem provocar acúmulo de gordura no fígado, por exemplo, pois não existem medicamentos específicos para essa doença.
Desta forma, ao tratar a diabetes, o colesterol alto ou o hipotireoidismo, evita-se o acúmulo da gordura no fígado e o aparecimento de complicações como a cirrose ou o câncer hepático.
Esses remédios devem ser indicados pelo médico de forma individualizada e não excluem as mudanças de hábitos de vida, como a dieta, exercícios físicos, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, que são o principal tratamento para o fígado gordo. Veja como deve ser a dieta para o fígado gordo.

Remédios de farmácia
Os principais remédios para gordura no fígado são:
1. Sinvastatina
A sinvastatina pode ser indicada pelo médico para tratar o fígado gordo, quando as quantidades de colesterol no sangue são altas, pois podem se acumular nas células do fígado causando o fígado gordo.
A sinvastatina age inibindo a produção de colesterol pelo fígado, e desta forma, ajudam a baixar o colesterol total, o colesterol ruim (LDL), além de também ajudar a diminuir os valores de triglicerídeos no sangue e aumentar o colesterol bom (HDL).
Como tomar: a dose inicial de sinvastatina para colesterol total alto em adultos, geralmente, é de 10 a 20 mg por dia, tomado após uma refeição, de preferência à noite, antes de deitar. A sinvastatina deve ser usada associada à dieta para colesterol alto.
Leia também: Dieta para colesterol alto: alimentos permitidos e a evitar tuasaude.com/dieta-para-baixar-colesterolAlém da sinvastatina, outros remédios que podem ser indicados para baixar o colesterol são atorvastatina, rosuvastatina, pravastatina ou fluvastatina, que devem ser usados somente com indicação médica. Confira outros remédios para baixar o colesterol.
2. Metformina
A metformina é um antidiabético oral indicado para controlar a diabetes tipo 2 ou a resistência à insulina, que podem causar acúmulo de gordura no fígado.
Isto porque a resistência à insulina parece alterar o metabolismo de lipídios, o que pode levar ao aumento de ácidos graxos no sangue, que são usados pelo fígado para produzir colesterol e triglicerídeos, contribuindo para o desenvolvimento de gordura no fígado.
Como tomar: a dose inicial para adultos com diabetes tipo 2 é de 1 comprimido de 500 mg de metformina, 2 a 3 vezes por dia, ou 1 comprimido de 850 mg, 1 vez ao dia. Saiba como tomar a metformina corretamente.
A metformina deve ser usada com orientação médica e com exames de sangue regulares para avaliar os níveis de glicose e colesterol total e fracionado, e triglicerídeos no sangue.
3. Pioglitazona
A pioglitazona é outro antidiabético que pode ser indicado para o tratamento da gordura no fígado causada pela diabetes mellitus tipo 2.
A diabetes é uma condição que aumenta a quantidade de gorduras livres circulando no sangue e que ao entrar nas células do fígado são transformadas em triglicerídeos, se acumulando neste órgão, causando o fígado gordo.
Como tomar: a dose inicial para adultos é de 15mg ou 30mg, 1 vez por dia, antes ou após uma refeição. Veja como tomar a pioglitazona.
Além da pioglitazona, outros remédios para diabetes tipo 2 podem ser indicados pelo médico, para diminuir ou evitar o acúmulo de gordura no fígado, como a liraglutida, exeglatida, sitagliptina ou vildagliptina, por exemplo.
4. Levotiroxina
A levotiroxina, que é um remédio indicado no tratamento de hipotireoidismo, pode ser também recomendado para tratar o fígado gordo.
Isso porque o hipotireoidismo pode provocar o aumento do colesterol ruim e da quantidade de triglicerídeos, que podem ser acumulados no fígado, provocando gordura no fígado.
Como tomar: a dose da levotiroxina deve ser indicada pelo endocrinologista, de acordo com os níveis dos hormônios da tireoide no organismo. O comprimido deve ser tomado de manhã em jejum, sempre no mesmo horário. Saiba como tomar a levotiroxina corretamente.
5. Vitamina E
A vitamina E possui ação antioxidante potente, e pode ajudar a reduzir ou neutralizar os danos causados pela inflamação no fígado e, por isso, pode ser indicada para o tratamento da gordura no fígado.
Alguns estudos sugerem que os suplementos de vitamina E podem ser úteis para pessoas com lesões hepáticas causadas por doença hepática gordurosa não alcoólica em pessoas não diabéticas.
Como tomar: a dose deve ser orientada pelo médico de acordo com o grau de lesão e gordura no fígado, sendo normalmente recomendado para adultos de 400 a 800 UI de vitamina E por dia.
É importante consultar um médico antes de iniciar o uso do suplemento, pois esta vitamina tem sido associada ao aumento do risco de câncer de próstata em homens. Confira também a lista completa de alimentos ricos em vitamina E.
6. Pidolato de piridoxina
O pidolato de piridoxina (metadoxil) pode ser indicado para alterações no fígado causadas pelo consumo excessivo e/ou frequente de bebidas alcoólicas, o que inclui gordura no fígado ou cirrose hepática.
Esse remédio acelera a eliminação do álcool nos tecidos e no sangue, ajudando a restabelecer a função do fígado normal.
Como tomar: a dose recomendada para adultos é de 1 a 4 comprimidos de pidolato de piridoxina 500 mg, por dia, conforme orientação do hepatologista.
Junto com o uso do pidolato de piridoxina, é importante a pessoa realizar o tratamento do alcoolismo. Veja como é feito o tratamento do alcoolismo.
7. Orlistat
O orlistat (Xenical) é um remédio para o tratamento da obesidade ou sobrepeso que reduz a absorção de gorduras da alimentação, promovendo sua eliminação do corpo através das fezes.
Assim, esse remédio pode ajudar a emagrecer e a reduzir o colesterol total e melhorar a diabetes tipo 2 ou resistência à insulina, que são fatores de risco para o acúmulo de gordura no fígado.
Como tomar: a dose recomendada para adultos é de 1 cápsula de orlistat 120 mg, junto com cada uma das três refeições principais. Saiba como tomar o orlistat.
8. Liraglutida
A liraglutida (Victoza) é um remédio indicado para o tratamento da diabetes tipo 2, que pode provocar acúmulo de gordura no fígado.
Esse remédio reduz o peso corporal e melhora a resistência à insulina, além de melhorar os níveis de enzimas hepáticas e reduzir a quantidade de gordura do fígado em pessoas com doença gordurosa do fígado não-alcoólica e diabetes tipo 2.
Como tomar: o Victoza não é tomado por via oral, mas aplicado através de injeções sob a pele do abdômen, coxa ou braço, 1 vez por dia. Saiba como usar o Victoza corretamente.
9. Resmetirom
O resmetirom (Rezdiffra) é um remédio aprovado nos Estados Unidos para o tratamento da doença gordurosa avançada do fígado não-alcoólica em que a pessoa apresenta fibrose ou cicatrizes no fígado.
Esse remédio age ativando o receptor beta do hormônio de tiroide (THR-beta) no fígado, o que diminui os níveis de triglicerídeos nas células do fígado, reduzindo o acúmulo de gordura no fígado e os danos hepáticos.
Como tomar: o resmetirom deve ser tomado por via orla, 1 vez por dia, e a dose varia de acordo com o peso corporal da pessoa, devendo ser indicado pelo hepatologista.
Opções de remédios caseiros
Alguns remédios caseiros, como os chás de cardo mariano, alcachofra ou chá verde, por exemplo, podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, ou proteger e regenerar as células do fígado, mantendo-o saudável.
Esses remédios caseiros podem ser usados para complementar o tratamento médico, devendo ser acompanhado de exercícios e dieta, além de evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas. Confira todas as opções de remédios naturais para o fígado gordo e como preparar.