O tratamento para labirintite normalmente envolve a ingestão de líquidos, repouso, e o uso de medicamentos antieméticos e anti-histamínicos. No entanto, dependendo da causa da labirintite, antibióticos, corticoides e até a cirurgia podem ser indicados.
A labirintite geralmente é causada pela inflamação de uma parte do ouvido, chamada de labirinto, devido a infecções virais como resfriados. No entanto, também pode ser provocada por doenças mais graves como otite média aguda e meningite, por exemplo. Entenda melhor o que é labirintite.
Em caso de suspeita de labirintite é recomendado consultar um otorrinolaringologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico, identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Opções de tratamento para labirintite
As principais opções de tratamento para labirintite são:
1. Remédios para labirintite
Os remédios mais indicados para labirintite são:
- Antibióticos: normalmente são indicados quando a causa da labirintite é uma infecção bacteriana. Nos casos mais graves, o tratamento pode necessitar ser feito com a pessoa internada no hospital e com a injeção de antibióticos na veia;
- Anti-histamínicos, como prometazina (Fenergan) ou dimenidrato (Dramin): podem ser indicados para aliviar a tontura e náusea;
- Benzodiazepínicos: embora menos indicados, medicamentos como o diazepam podem ser indicados para aliviar a tontura em alguns casos. Normalmente, não são indicados por mais de 3 dias;
- Antieméticos, como a proclorperazina e dicloridrato de betaistina: podem ser indicados para aliviar a náusea e vômitos durante a crise de labirintite;
- Corticoides: podem ser indicados para diminuir a inflamação no ouvido e aliviar os sintomas quando a labirintite é causada por algumas doenças que afetam o sistema imunológico.
Estes medicamentos não devem ser utilizados sem orientação médica. Além disso, embora alguns sejam indicados para aliviar os sintomas, outros só devem ser usados após a identificação da causa da labirintite. Veja outros remédios para labirintite.
2. Cuidados em casa
Ingerir líquidos em quantidade suficiente e repousar, evitando tarefas que exijam equilíbrio ou andar muito, por exemplo, são importantes para evitar a desidratação e que a pessoa se machuque devido à tontura durante a crise de labirintite.
Além disso, também é importante ter uma alimentação adequada, rica em alimentos com fibras, nutrientes anti-inflamatórios e antioxidantes, como tangerina, laranja e mamão. Veja como deve ser a dieta em caso de labirintite.
3. Fisioterapia para labirintite
A fisioterapia para labirintite, conhecida como terapia de reabilitação vestibular, geralmente é recomendada nos casos em que alguns sintomas, como tontura e dificuldade de equilíbrio, persistem.
Durante a terapia, o fisioterapeuta geralmente orienta exercícios de movimentação da cabeça e dos olhos em diferentes posições, para ajudar o sistema nervoso a compensar os sinais anormais que recebem do ouvido, acelerando a recuperação dos sintomas.
4. Remédios caseiros
Alguns chás, como o chá de gengibre ou ginkgo biloba, estimulam a circulação de sangue para o ouvido e têm propriedades antieméticas, podem ser úteis para aliviar sintomas, como náusea e tontura, e ser indicados para completar o tratamento orientado pelo médico. Veja mais opções de tratamento natural para labirintite e como preparar.
5. Cirurgia
Embora raro, a cirurgia pode ser indicada em alguns casos no tratamento da labirintite, como quando é provocada por otite média aguda com acúmulo de secreção no ouvido, colesteatoma e mastoidite grave.