Tuberculose tem cura? (e como alcançar a cura)

A tuberculose tem cura, especialmente se for identificada na fase inicial e o tratamento for realizado corretamente, tomando os remédios nos horários corretos e pelo tempo determinado pelo médico.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pneumologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O tratamento da tuberculose normalmente é feito com o uso de uma combinação de antibióticos por 6 a 24 meses e, no caso da tuberculose extrapulmonar, é ainda importante incluir medidas terapêuticas para aliviar os sintomas, como fisioterapia ou cirurgia, por exemplo. 

Além disso, é fundamental que fundamental que a pessoa faça isolamento nas primeiras semanas de tratamento para evitar a transmissão da tuberculose e a reinfecção.

Conheça mais sobre a tuberculose no vídeo a seguir:

Como alcançar a cura

Para alcançar a cura da tuberculose, deve-se

1. Consultar o médico assim que surgem os sintomas

Para que a cura da tuberculose seja alcançada de forma mais rápida, é importante consultar o pneumologista assim que surgem primeiros sintomas.

Para isso é importante estar atento a sintomas como, tosse persistente, dor ao respirar, febre baixa constante ou suores noturnos, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de tuberculose.

2. Fazer o tratamento completo

A cura da tuberculose pode ser alcançada ao seguir o tratamento completo recomendado pelo médico, e que normalmente é feito com uma combinação de antibióticos com o objetivo de eliminar a bactéria. Veja como é feito o tratamento para tuberculose.

Esses antibióticos devem ser ser tomados pelo tempo estabelecido pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem rapidamente, de forma a evitar resistência bacteriana, o que pode deixar o tratamento mais demorado.

Leia também: Resistência bacteriana: o que é, porque acontece e como evitar tuasaude.com/resistencia-bacteriana

3. Tomar os remédios no horário correto

Tomar os remédios nos horários corretos, conforme orientado pelo médico, é fundamental para eliminar a bactéria e alcançar a cura da tuberculose.

Caso os antibióticos causem efeitos colaterais, como dor ou desconforto no estômago, é recomendado tomá-los após uma refeição, e comunicar ao médico o efeito colateral.

De forma nenhuma deve-se parar de tomar os remédios por conta própria.

Leia também: Remédio 4x1 para tuberculose: o que é e como funciona tuasaude.com/remedio-4x1-para-tuberculose

4. Consultar o médico regularmente

Durante o tratamento da tuberculose é importante fazer consultas médicas regularmente, geralmente 1 vez por mês, para que a eficácia dos antibióticos seja avaliada, assim como o surgimento de efeitos colaterais.

Essas consultas são muito importantes para alcançar a cura da tuberculose, pois também é avaliado se a pessoa tem tomado os antibióticos corretamente e solicitados exames laboratoriais.

5. Fazer os exames solicitados pelo médico

Fazer os exames solicitados pelo médico, como baciloscopia do escarro ou raio X de tórax, uma vez por mês ou sempre que for solicitado, é importante para o médico avaliar a eficácia do tratamento contra tuberculose.

Leia também: Exame de escarro: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/exame-de-escarro

Assim, caso os antibióticos não estejam eliminando as bactérias, o médico pode indicar o uso de outros antibióticos ou até internamento hospitalar.

6. Evitar contato com outras pessoas

Evitar o contato com outras pessoas, fazendo isolamento nos primeiros 15 dias de tratamento, também ajuda a alcançar a cura, pois evita a transmissão da bactérias para outras pessoas e a reinfecção.

Além disso, deve-se evitar áreas públicas ou espaços fechados, especialmente durante as primeiras 2 a 3 semanas de tratamento.

Leia também: Transmissão da tuberculose: como se pega e como evitar tuasaude.com/contagio-da-tuberculose

Quanto tempo demora para se curar

O tempo que demora para se curar da tuberculose varia de 6 meses a 2 anos, que é o tempo de tratamento com antibióticos.

Esse tratamento não deve ser interrompido por conta própria, mesmo que ocorra melhora dos sintomas rapidamente, pois pode resultar em resistência bacteriana, ressurgimento da doença ou desenvolvimento de complicações, além de poder transmitir a doença para outras pessoas.

Tuberculose é contagiosa?

Após 15 a 30 dias do início do tratamento, a pessoa diagnosticada com tuberculose deixa de ser contagiosa, não sendo mais necessário que o tratamento seja feito em internamento e isolamento.

Normalmente os sintomas melhoram após o segundo mês de tratamento, mas mesmo assim é preciso que o uso dos antibióticos seja continuado até que os resultados laboratoriais sejam negativos ou que o médico suspenda a medicação.

No caso da tuberculose extrapulmonar, em que a bactéria atinge outras partes do corpo, como ossos e intestino, por exemplo, o contágio não acontece, podendo o paciente ser tratado perto de outras pessoas. 

Leia também: Tuberculose: o que é, sintomas, tipos, transmissão e tratamento tuasaude.com/tuberculose

Quando tomar a vacina?

Uma das maneiras de prevenção da tuberculose é por meio da vacina BCG, que deve ser administrada logo no primeiro mês de vida.

A vacinação é a única forma de prevenção contra as formas mais graves da tuberculose. Saiba mais sobre a vacina BCG.