O umbu, também conhecido como embu ou ambu, é uma fruta que pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, prevenir o envelhecimento precoce e regular o funcionamento do intestino.
Os benefícios do Umbu são devido ao fato dessa fruta ser fonte de fibras, vitamina C e compostos bioativos, que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e laxativas.
Sendo obtido de uma árvore chamada de umbuzeiro (Spondias tuberosa), o umbu tem um sabor adocicado e levemente azedo, podendo ser consumido ao natural ou usado no preparo de sucos, sorvetes, geleias, mousses e outros doces.
Principais benefícios
Os principais benefícios do umbu são:
1. Fortalece o sistema imunológico
O umbu é uma boa fonte de vitamina C, que é um nutriente importante para manter um bom funcionamento das células de defesa. Por isso, o consumo do umbu pode contribuir para fortalecer o sistema imunológico. Veja outros benefícios da vitamina C.
2. Complementa o tratamento de diarreia
A fruta umbu, assim como a casca e raízes da árvore, é usada na medicina popular para complementar o tratamento da diarreia. Este efeito pode estar relacionado com a presença de compostos bioativos, como ácidos fenólicos e flavonoides, que têm propriedades antimicrobianas.
3. Contribui para a hidratação do organismo
O umbu e as raízes da árvore apresentam bastante água na sua composição, sendo tradicionalmente utilizadas para aliviar a sede. Por isso, contribuem para manter o organismo hidratado. Saiba a quantidade de água recomendada para manter o organismo hidratado.
4. Ajuda prevenir o envelhecimento precoce
O consumo da fruta umbu pode favorecer a saúde da pele e ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, devido à vitamina C e outros compostos com propriedades antioxidantes na sua composição, como fenóis e flavonoides. Confira os principais alimentos ricos em antioxidantes.
5. Regula o funcionamento do intestino
A fruta umbu é uma fonte de fibras e especialmente as suas sementes são conhecidas por combater a prisão de ventre e manter a flora intestinal saudável, podendo ajudar a regular o funcionamento do intestino. Veja mais frutas que podem ajudar a regular o intestino.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 gramas de umbu fresco:
Para se obter todos os benefícios do umbu, a fruta deve ser incluída em uma alimentação saudável e variada, além de se realizar atividades físicas regularmente.
Para saber como incluir o umbu na dieta, marque uma consulta com o nutricionista mais próximo de você:
Como consumir
O umbu pode ser consumido fresco, no entanto o fruto maduro normalmente dura apenas 2 ou 3 dias. Por isso, é comum utilizar a polpa do umbu no preparo de receitas que variam desde sucos, sorvetes e geleias até doces como a tradicional umbuzada.
Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de umbu, é recomendado ingerir no mínimo 2 a 3 porções de frutas por dia, o que equivale entre 160 e 240g.
Receitas saudáveis com umbu
Algumas receitas saudáveis com umbu são o suco e o doce.
1. Suco de umbu
ingredientes:
- 200g de polpa de umbu;
- 1 xícara (de chá) de água filtrada ou fervida;
- 4 colheres (de sopa) de suco de limão;
- Gelo a gosto;
- Açúcar ou adoçante a gosto.
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater por 2 minutos ou até ficar uma mistura homogênea. Transferir para o copo e beber em seguida.
2. Doce de umbu
Ingredientes:
- 500g de polpa de umbu;
- 250 g de açúcar cristal ou 2 colheres (de sopa) de adoçante para forno e fogão.
Modo de preparo:
Descascar e cozinhar os frutos e, em seguida, coar para se obter a polpa separada dos caroços. Dissolver o açúcar na polpa e levar ao fogo, mexendo por 10 a 15 minutos até parar de borbulhar e o doce soltar do fundo da panela. Retirar da panela e deixar esfriar para que o doce fique em ponto de corte.
A água de cozimento do umbu pode ser usada para se fazer a geleia. Basta misturar mais 500ml de água filtrada e 250g de açúcar e levar ao fogo. Adicionar suco de um limão quando começar a ferver e mexer até o ponto da geleia.