Urticária: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

A urticária é uma irritação na pele que causa sintomas como manchas vermelhas, coceira intensa, vergões ou inchaço na pele, que podem surgir em qualquer região do corpo, que normalmente, duram até 24 horas, ou podem se manter por 6 semanas ou mais.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A urticária pode ser causada por alergias a picada de inseto, plantas, medicamentos ou alimentos, mas também pode ocorrer por variações de temperatura, infecções ou doenças, como lúpus, por exemplo.

O tratamento da urticária é feito pelo dermatologista, alergologista ou clínico geral, que pode indicar o uso de remédios antialérgicos, imunossupressores ou terapia biológica, de acordo com a causa da urticária.

Imagem ilustrativa número 1
Foto de urticária

Sintomas de urticária

Os principais sintomas da urticária são:

  • Manchas vermelhas de vários tamanhos na pele;
  • Placas rosadas ou avermelhadas na pele;
  • Vergões avermelhados;
  • Inchaço na pele;
  • Coceira intensa.

Estes sintomas podem estar localizados numa determinada região da pele ou estar espalhados por todo o corpo e geralmente duram até 24 horas, desaparecendo sem deixar marcas ou cicatrizes. 

Porém, as manchas podem voltar a surgir em outras partes do corpo, mantendo-se por cerca de 6 semanas, sendo este tipo de urticária chamada de urticária crônica.

Leia também: Urticária crônica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/urticaria-cronica

Nos casos de reação alérgica grave ou anafilaxia, podem surgir sintomas, como inchaço nos lábios, língua, garganta ou olhos, dificuldade para respirar, tontura ou desmaio. Nesses casos, deve-se procurar o pronto socorro imediatamente. Veja outros sintomas de reação alérgica grave.  

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da urticária é feito pelo dermatologista, alergologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, uso recente de remédios ou contato com substâncias alergênicas, além do exame físico da pele.

Marque uma consulta com um dermatologista, na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico deve solicitar exames de sangue e o teste alérgico, que é realizado no consultório médico aplicando diferentes substâncias na pele, para verificar o surgimento dos sintomas. Veja como é feito o teste de alergia.  

Possíveis causas

As principais causas de urticária são:

  • Picada de insetos;
  • Alergia ao tecido da roupa, pólen, látex ou suor;
  • Alimentos, como amendoim, ovo, frutos do mar
  • Corantes ou conservantes alimentícios;
  • Excesso de estresse;
  • Calor ou frio extremo;
  • Infecções, como mononucleose;
  • Medicamentos;
  • Produtos de limpeza, produtos tóxicos ou plantas tóxicas;
  • Doenças, como lúpus ou leucemia.

Nem sempre é possível descobrir qual a causa da urticária, no entanto, o médico os exames de diagnóstico e histórico de saúde, podem ajudar a entender sua causa, tipo de urticária e assim indicar o tratamento mais adequado.

Tipos de urticária

Os principais tipos de urticária são:

1. Urticária aguda

A urticária aguda é causada pelo contato com alguma substância alergênica que causa a liberação de histamina no corpo, responsável pelos sintomas, que podem durar até 24 a 72 horas ou menos de 6 semanas para desaparecer.

2. Urticária crônica

A urticária crônica é caracterizada por uma duração dos sintomas por 6 semanas ou mais, podendo reaparecer ao longo de meses ou anos.

3. Urticária emocional ou nervosa

A urticária emocional ou nervosa está relacionada a fatores emocionais, como excesso de estresse ou ansiedade e, por isso, os sintomas são mais intensos durante fases de maior tensão. Saiba mais sobre este tipo de urticária.  

4. Urticária colinérgica

A urticária colinérgica surge após aumento da temperatura corporal, devido a banhos quentes, ingestão de alimentos quentes ou exercício físico, por exemplo, e os sintomas duram cerca de 90 minutos.

5. Urticária gestacional

A urticária gestacional pode ser causada por estresse, alergia a alimentos, picada de insetos ou medicamentos, ou ainda devido a sensibilidade a alteração nos níveis de hormônios durante a gravidez, como prolactina e progesterona, por exemplo.

Leia também: Urticária gestacional: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/urticaria-gestacional

6. Urticária pigmentosa

A urticária pigmentosa, também chamada de mastocitose sistêmica, é provocada pelo excesso de células do sistema imune na pele, conhecidas como mastócitos, sendo mais comum em bebês e crianças.

7. Urticária de contato

A urticária de contato pode surgir após o contato com substâncias alergênicas, como látex ou resina, por exemplo.

8. Urticária solar

A urticária solar é um dos tipos menos comuns de urticária, provocada pela exposição ao sol, que leva a uma reação exagerada do sistema imunológico aos raios solares, provocando uma resposta inflamatória nas regiões mais expostas ao sol, como braços, mãos, pescoço, peito e rosto. 

9. Urticária vasculite

A urticária vasculite é um tipo mais raro de urticária que provoca inflamação das veias, podendo causar sintomas como dor ou queimação no local afetado.

Como é feito o tratamento

O tratamento da urticária deve ser feito com a orientação do dermatologista, alergologista ou clínico geral, e geralmente envolve o uso de remédios para aliviar os sintomas.

Os principais remédios que podem ser indicados pelo médico para o tratamento da urticária são:

  • Anti-histamínicos, como fexofenadina, loratadina, difenidramina ou cetirizina;
  • Pomadas corticoides, como hidrocortisona ou dexametasona;
  • Corticoides na forma de comprimidos, como prednisona ou prednisolona;
  • Terapia biológica, como omalizumabe;
  • Imunossupressores, como ciclosporina ou tacrolimo

Esses remédios devem sempre ser indicados pelo médico, de acordo com a gravidade dos sintomas e causas da urticária. Confira todos os remédios indicados para urticária.  

Nos casos mais graves, de anafilaxia, o tratamento é feito no hospital, com a aplicação de adrenalina no músculo, anti-histamínicos ou corticoides injetáveis, além da desobstrução das vias aéreas. Veja como é feito o tratamento da anafilaxia.  

Vídeos relacionados

6 causas de COCEIRA e como tratar - com Dr. Aline Bressan Dermatologista

08:27 | 538.264 visualizações