Óleo de algodão: para que serve e como usar

O óleo de algodão é um óleo vegetal obtido a partir das sementes de algodão, oferecendo alguns benefícios para a saúde, como fortalecer o sistema imunológico, diminuir o colesterol e manter a saúde da pele e dos cabelos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os benefícios do óleo de algodão são possíveis devido ao fato desse óleo vegetal ser rico em vitamina E e gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, nutrientes que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hidratantes.

O óleo de algodão tem um sabor semelhante à castanha, podendo ser usado como alternativa ao uso de óleo de soja, milho ou canola, em preparações como molhos, pães e bolos. Além disso, o óleo de algodão também pode ser usado para fins cosméticos, para hidratar a pele e os cabelos, por exemplo.

Leia também: Óleo de soja: é bom ou ruim? tuasaude.com/oleo-de-soja
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As principais indicações do óleo de algodão para a saúde são:

1. Fortalece o sistema imunológico

Por ser rico em vitamina E e gorduras saudáveis, como ômega 6 e ômega 9, nutrientes que têm ação anti-inflamatória e antioxidantes, o óleo de algodão ajuda a fortalecer o sistema. imunológico, ajudando a combater doenças causadas por vírus, fungos e bactérias.

Leia também: 12 alimentos que aumentam a imunidade tuasaude.com/alimentos-que-aumentam-a-imunidade

2. Pode ajudar a prevenir o câncer

O óleo de algodão pode ajudar a prevenir o surgimento do câncer, porque contém vitamina E, ômega 6 e ômega 9, compostos com ação antioxidante que evitam o estresse oxidativo, protegendo as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres.

3. Diminui o colesterol

Por ser rico em vitamina E e ácidos graxos poli-insaturados, o óleo de algodão ajuda a proteger as células de gordura contra a oxidação, diminuindo os níveis de colesterol no sangue.

Além disso, o ácido linoleico e oleico, presentes no óleo de algodão também possuem ação anti-inflamatória, melhorando a circulação de sangue, evitando a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos e prevenindo, assim, doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e pressão alta.

Leia também: 14 alimentos para baixar o colesterol (e como consumir) tuasaude.com/alimentos-para-baixar-colesterol

4. Mantém a saúde da pele e cabelos

O óleo de algodão é uma ótima opção para manter a saúde da pele e dos cabelos, por conter vitamina E e ômega 6, nutrientes que mantém a hidratação, a firmeza e elasticidade da pele, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce, melhorar a cicatrização e evitar os danos causados pelos raios ultravioletas do sol na pele.

Além disso, o óleo de algodão também promove a saúde do cabelo, ao cuidar da integridade das fibras capilares e melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo, promovendo o crescimento de fios saudáveis e com brilho.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g de óleo de semente de algodão:

Componentes 100g de óleo de semente de algodão
Energia 884 calorias
Proteínas 0 g
Carboidratos 0g 
Fibras 0g 
Gorduras totais 100 g
Gordura saturada 25,9 g
Gorduras monoinsaturadas 17,8 g
Gorduras poli-insaturadas 51,9 g
Vitamina K 24,7 mcg
Vitamina E 35,3 mg

Para se obter todos os benefícios do óleo de algodão, esse alimento deve ser incluído numa dieta saudável, associada à prática regular de exercícios físicos.

Como usar o óleo de algodão

O óleo de algodão pode ser usado na culinária ou para fins cosméticos:

  • Culinária: O óleo de algodão pode ser usado no preparo de pães, bolos, molhos e refogados
  • Cosméticos: O óleo de algodão pode ser aplicado puro ou junto com outros ingredientes, como cremes e óleos essenciais, para massagens no cabelo e na pele,

Para se obter os benefícios com o óleo de algodão, pode-se consumir até 2 colheres de sopa desse produto por dia. Sendo aconselhado alternar o uso desse óleo com outras gorduras com menor teor de gordura saturada, como azeite e o óleo de linhaça, por exemplo.

Se deseja saber como usar o óleo de algodão numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como escolher o melhor tipo

Para escolher o melhor tipo de óleo de algodão, deve-se priorizar os que sejam refinados. Isso porque o óleo de algodão não refinado contém uma toxina chamada gossipol, um composto polifenólico que, quando consumido por longos períodos, pode causar infertilidade, danos ao fígado, fraqueza, aumento da frequência respiratória e cardíaca.

O óleo de algodão pode ser usado para fritura?

O óleo de algodão pode ser usado para frituras, porque preserva as suas propriedades nutricionais mesmo quando é aquecido até 180ºC.