A água com gengibre pode conter substâncias antioxidantes extraídas dessa raiz e apresentar possíveis benefícios para a perda de peso, prevenção de doenças crônicas e alívio de sintomas gastrointestinais ou respiratórios.
Além disso, para o preparo da água com gengibre, também pode-se usar outros ingredientes como limão, berinjela ou canela, que podem aumentar os benefícios da água ou dá-la novas propriedades.
Leia também: Gengibre: 12 benefícios, como fazer o chá e contraindicações tuasaude.com/beneficios-do-gengibrePara obter todos os benefícios da água com gengibre, é importante incluí-la em uma alimentação saudável e equilibrada, além de realizar exercícios físicos regularmente. Por isso, o ideal é consultar um nutricionista.
Principais benefícios
São possíveis benefícios da água com gengibre para a saúde:
1. Contribuir para a perda de peso
O gengibre apresenta algumas substâncias, como gingerol e chogaol, que se acredita apresentarem propriedades termogênicas e serem extraídas pela infusão do gengibre em água.
Por isso, é possível que o consumo de água com gengibre favoreça o emagrecimento, embora sejam necessários mais estudos para comprovar este benefício.
Leia também: Dieta para Emagrecer: o que comer, evitar (e cardápio) tuasaude.com/dieta-para-emagrecer2. Auxiliar na prevenção de doenças
O gingerol e chogaol, por exemplo, são substâncias presentes no gengibre que também possuem propriedades antioxidantes, de forma que a água, quando preparada com gengibre, parece adquirir propriedades semelhantes devido à sua extração.
Assim, é possível que a água com gengibre possa ajudar a proteger o organismo de radicais livres quando ingerida, contribuindo para prevenção de doenças cardiovasculares e câncer, por exemplo.
Leia também: 8 alimentos que previnem o câncer tuasaude.com/alimentos-que-combatem-o-cancer3. Favorecer a respiração e o alívio de tosse e falta de ar
Acredita-se que algumas substâncias presentes no gengibre, que podem ser benéficas para o controle de alergias respiratórias, também possam estar presentes na água com a raiz em infusão.
Assim, é possível que a água com gengibre ajude a melhorar a respiração e aliviar sintomas como tosse e sensação de falta de ar.
4. Ajudar no alívio de náusea e vômitos
É possível que o consumo de água com gengibre também possa contribuir para aliviar sintomas como náuseas e vômitos, porque essa raiz também apresenta propriedades antieméticas e que favorecem o esvaziamento do estômago.
5. Contribuir para o controle de gases intestinais
Alguns compostos do gengibre, como gingerol e zingerona, também apresentam propriedades carminativas, ou seja, que ajudam no controle de gases intestinais. Assim, o consumo de água com gengibre também pode contribuir para aliviar este sintoma.
Leia também: 8 formas para eliminar gases presos rapidamente tuasaude.com/como-eliminar-gases6. Favorecer o funcionamento do sistema imune
A água com gengibre parece apresentar alguma quantidade de vitamina C na composição devido à sua extração da raiz quando é colocada em água para infusão.
A vitamina C é importante para manter um bom funcionamento do sistema imunológico e, por isso, é possível que o consumo de água com gengibre possa ser benéfico para o seu funcionamento.
Quantidade recomendada e contraindicações
A quantidade recomendada de gengibre para se obter seus benefícios é de 1 a 3 g por dia. No entanto, seu consumo não é indicado para crianças e pessoas com pedra vesícula, doenças hemorrágicas ou que usam remédios anticoagulantes, por exemplo.
Além disso, em caso de uso de medicamentos para pressão alta ou diabetes, o consumo da água com gengibre deve ser feito apenas com a orientação de um médico, pois o gengibre pode interferir com o efeito desses remédios.
Para entender melhor como consumir água com gengibre, encontre um nutricionista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Como fazer a água com gengibre
Para preparar a água de gengibre, deve-se adicionar 4 rodelas da raiz fresca de gengibre ou 2 colheres de sopa de gengibre ralado em 1 litro de água gelada, trocando as rodelas de gengibre diariamente para obter seus benefícios.
Além do gengibre, também pode-se adicionar suco de limão, rodelas de berinjela, rodelas de pepino ou canela à água para melhorar o sabor e obter os benefícios desses alimentos. Essa também é uma ótima forma de aumentar a ingestão de líquidos ao longo do dia.
Leia também: Quantos litros de água beber por dia? (com calculadora online) tuasaude.com/beber-aguaReceitas com água de gengibre
Algumas receitas práticas e saborosas com água de gengibre, incluem:
1. Gengibre com limão
O limão potencializa o emagrecimento, porque tem poucas calorias e tem alto teor de fibras que ajudam a controlar a fome. Além disso, o limão também limpa o paladar, ajudando a diminuir a vontade de comer alimentos doces, que podem engordar.
Como fazer: preparar 1 copo de suco de limão, batendo a fruta no liquidificador ou ou espremendo direto em um copo de água. Em seguida, adicionar uma colher de gengibre ralado e misturar bem. Servir em seguida.
2. Gengibre com canela
Assim como o gengibre, a canela também possui propriedades termogênicas, aumentando o gasto energético e favorecendo a perda de peso.
Como fazer: acrescentar 1 colher de sopa de gengibre ralado ou 5 rodelas de gengibre e 1 canela em pau em 1 litro de água, que podem ser deixados descansando ou podem ser levados ou fogo até levantar fervura. Esta bebida pode ser tomada fria e ao longo do dia.
3. Gengibre com berinjela
Por ter ótimas quantidades de fibra e poucas calorias, a berinjela é uma ótima opção para ajudar no controle da fome, diminuindo a ingestão de alimentos e ajudando no emagrecimento.
Como fazer: acrescentar 1 xícara de chá de berinjela com casca picada e 1 colher de sopa de gengibre ralado em 1 litro de água e bater no liquidificador. Em seguida, adicionar raspas de limão e beber a temperatura ambiente ou gelado.
4. Gengibre com hortelã
A hortelã é muito usada para aliviar problemas como excesso de gases, má digestão e náuseas. Conheça todos os benefícios da hortelã.
Como fazer: cortar 4 a 5 rodelas de gengibre e ferver em 1 litro de água por 5 minutos. Em seguida acrescentar meia xícara de folhas de hortelã lavadas. Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar o chá e servir em seguida.