Dieta pós-bariátrica: o que comer e o que evitar

Depois de passar por uma cirurgia bariátrica, a pessoa precisa fazer uma dieta líquida durante cerca de 3 semanas e depois pode começar a dieta pastosa por aproximadamente mais 21 dias.

Após esse período os alimentos sólidos podem voltar a ser introduzidos pouco a pouco, mas a alimentação geralmente só volta ao normal, cerca de 3 meses após a cirurgia. Porém, o tempo que a pessoa deve passar em cada fase da dieta pode variar dependendo do tipo de tolerância que cada pessoa apresentar após a cirurgia, e, por isso, é importante que seja feito acompanhamento com o nutricionista especializado na área.

Fazer este tempo de adaptação é muito importante porque o estômago da pessoa fica muito pequeno, tolerando inicialmente 30 a 60 mL de líquido e aumentando progressivamente para 200 mL. Devido à capacidade gástrica reduzida e, no caso do bypass gástrico, má-absorção de nutrientes, a pessoa começa a baixar de peso rapidamente.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin mais detalhes sobre a dieta pós-bariátrica:

DIETA PÓS BARIÁTRICA - passo a passo

09:06 | 41.516 visualizações

Fases da alimentação pós-bariátrica

A dieta após a bariátrica é dividida em algumas fases de acordo com a tolerância da pessoa:

1ª fase: dieta líquida

A dieta líquida começa logo após a cirurgia e dura cerca de 3 semanas. Nesse período os alimentos só podem ser consumidos na forma líquida e em pequenas quantidades e várias vezes ao dia.

Nessa etapa, devem ser consumidas boas quantidades de proteínas, diminuindo gorduras e carboidratos, dando prioridade a:

  • Alimentos e suplementos proteicos, como leite desnatado em pó, proteína do soro do leite em pó para misturar com outros alimentos;
  • Leite e bebidas vegetais sem açúcar, como leite 1% ou sem gordura, bebida de soja ou aveia;
  • Vegetais e cereais, preparados com a consistência de uma sopa coada, devendo incluir todos os tipos de vegetais cozidos, como abóbora, cenoura, inhame, abobrinha, chuchu ou berinjela e, em menor quantidade, batata, farinha de milho ou arroz;
  • Sucos de frutas bem diluídos como mamão, pêssego, pera e maçã, evitando os cítricos.

Além disso, nessa fase pode-se incluir outros líquidos, infusões, gelatinas, sorvete sem açúcar. Também é importante consumir diariamente os suplementos indicados pelo médico ou nutricionista, como suplemento de cálcio e vitamina D, além de vitamina B12. Veja mais detalhes sobre a dieta líquida.

Os alimentos têm que ser ingeridos lentamente, podendo demorar até 40 minutos para tomar um copo de sopa, e também não se deve utilizar canudos para os ingerir.

Além disso, a capacidade gástrica nos primeiros 7 dias está restrita a volumes muito pequenos, cerca de 30 a 50 mL, aumentando ao longo do tempo para 60 a 100 mL. À medida que há aumento da tolerância da pessoa, é possível melhorar um pouco a consistência dos alimentos até chegar à ingestão de 150 a 200 mL.

2ª fase: dieta pastosa 

A dieta pastosa deve ser iniciada cerca de 21 dias após a cirurgia e nessa fase a pessoa pode comer alimentos triturados ou em purê. Os alimentos que devem ser incluídos nessa fase são:

  • Proteínas, como ovos, tofu, carnes brancas, como peru, frango ou peixe, de acordo com a tolerância da pessoa;
  • Produtos lácteos, como iogurte sem gordura, kefir, requeijão, pudim ou creme sem açúcar e gordura;
  • Vegetais e cereais em forma de purê e sopas cremosas com pouca gordura, incluindo vegetais como abóbora, abobrinha, chuchu, cenoura, berinjela, brócolis, batata, batata-doce e mingau a base de cereais, como milho, arroz ou aveia;
  • Purê de frutas sem casca e sem semente.

Nesta fase da dieta, o volume ingerido deve ser entre 150 a 200 mL, realizando 5 a 6 refeições por dia, devendo evitar-se a ingestão de líquidos juntamente com as refeições principais. Confira um cardápio e algumas receitas de dieta pastosa.

Em alguns casos, certos alimentos podem provocar a formação de gases, como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, cebola e feijão, sendo recomendado evitar nesses casos.

Além dos suplementos indicados na fase líquida, o médico ou nutricionista pode indicar o uso de multivitamínicos e minerais em forma líquida, mastigável ou em pastilha.

3ª fase: alimentos sólidos

Cerca de 30 a 45 dias depois da cirurgia bariátrica a pessoa já pode voltar a comer alimentos sólidos que precisam ser bem mastigados, em pequenas porções, ao longo de 6 refeições diárias. Nessa fase pode ser útil usar um pratinho de sobremesa para comer pequenas quantidades em cada refeição.

Os líquidos só devem ser ingeridos entre as refeições, sendo importante beber pelo menos 2L de água por dia para prevenir a desidratação.

A partir dessa fase o paciente pode comer frutas, legumes, cereais integrais, leite e derivados, carne, peixe, ovo, massa, arroz, batata, cereais integrais e sementes em pequenas quantidades e de acordo com a sua tolerância.

Cardápio de dieta após cirurgia bariátrica

Segue-se um exemplo de um cardápio para as diferentes fases da dieta pós-cirurgia bariátrica:

Refeições Dieta de líquidos claros Dieta líquida
Café da manhã (08:00) 30 a 50 mL de suco de mamão coado 60 a 100 mL de creme de arroz (sem leite) + 1 colher (de sobremesa) de proteína em pó
Lanche da manhã (10:00) 30 a 50 mL de chá de tília 60 a 100 mL de suco de mamão coado + 1 colher (de sobremesa) de proteína em pó
Almoço (12:00) 30 a 50 mL de leite de vaca desnatado ou de bebida vegetal com 1 colher de sobremesa de suplemento proteico 60 a 100 mL de sopa de legumes triturados (abóbora + abobrinha + cenoura)
Lanche 1 (14:00) 30 a 50 mL de suco de pera coado 150 a 200 mL de suco de pêssego + 1 colher (de sobremesa) de proteína em pó
Lanche 2 (16:00) 30 a 50 mL de gelatina líquida sem açúcar 150 a 200 mL de gelatina líquida sem açúcar + 1 colher (de sobremesa) de proteína em pó
Jantar (18:00) 30 a 50 mL de leite de vaca desnatado ou de bebida vegetal com 1 colher de sobremesa de suplemento proteico 150 a 200 mL de sopa de legumes (aipo + chuchu + abóbora + milho)
Ceia (20:00) 30 a 50 mL de caldo de cenoura e abóbora coado 150 a 200 mL de suco de maçã + 1 colher (de sobremesa) de proteína em pó

É importante tomar pequenos goles e devagar para dar tempo do estômago digerir os alimentos pouco a pouco. É recomendado começar bebendo 2 colheres de sopa (30 mL) a cada cinco minutos e ir aumentando gradualmente.

Beber ou comer muito rápido causa o estiramento da pequena bolsa do estômago e/ou abertura entre a bolsa do estômago e no intestino. Com o tempo, o estiramento pode causar aumento do tamanho permanente e provocar o ganho de peso.

Refeições Dieta pastosa Dieta semi-sólida
Café da manhã 150 a 200 mL de mingau de aveia com leite desnatado + 1 colher (de sobremesa) de proteína em pó 150 mL de leite desnatado com 1 fatia de pão torrado com 1 fatia de queijo branco
Lanche da manhã 150 a 200 mL de suco de mamão + 1 colher (de sobremesa) de proteína em pó 1 banana pequena
Almoço 150 a 200 mL de sopa de legumes triturada com frango + 1 colher (de sopa) de puré de abóbora sem manteiga 1 colher (de sopa) de cenoura triturada, 2 colheres (de sopa) de carne moída e 1 colher (de sopa) de arroz
Lanche 150 a 200 g de maçã cozida e triturada 200 mL de chá de camomila + 1 fatia de pão torrado
Jantar 150 a 200 mL de sopa de legumes triturada com peixe + 2 colheres (de sopa) de puré de batata sem manteiga 50 g de frango desfiado + 2 colheres (de sopa) de puré de batata
Ceia 150 a 200 mL de suco de pera + 1 colher (de sobremesa) de proteína em pó 200 mL de chá de camomila com 1 biscoito do tipo cream cracker

Nestas fases é recomendado beber entre 100 a 150 mL de água ou chá entre cada refeição e ir aumentando gradualmente de acordo com a tolerância individual, podendo-se alcançar os 2 litros de água por dia.

O que não pode comer 

Nos primeiros 3 meses após a cirurgia de redução do estômago, devem ser evitados alimentos como:

  • Café, chá mate, chá verde e chá preto;
  • Pimenta, condimentos químicos, como Knorr, Sazon, mostarda, ketchup ou molho inglês;
  • Sucos industrializados, refrigerantes, achocolatados e água gaseificada;
  • Cítricos;
  • Verduras cruas e cascas de frutas;
  • Chocolate, balas, chicletes e doces em geral;
  • Frituras;
  • Bebidas alcoólicas.

Além disso, alimentos como mousse de chocolate, leite condensado ou sorvete também devem ser evitados, porque são muito calóricos e mesmo quando consumidos em pequenas quantidades podem favorecer o ganho de peso.

Recomendações gerais

Algumas recomendações gerais que devem ser seguidas após a cirurgia bariátrica são:

  • Comer em pequenas quantidades;
  • Manter uma alimentação baixa em calorias;
  • Evitar alimentos ricos em gordura;
  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos ou tomar pequenos goles, em caso de líquidos;
  • Evitar o uso de canudos;
  • Evitar o consumo de bebidas gaseificadas, pois podem causar excesso de gases e dor;
  • Evitar o açúcar e alimentos e bebidas que contenham açúcar e adoçantes.

Após a cirurgia bariátrica é importante mudar os hábitos alimentares, mantendo uma alimentação saudável e equilibrada para promover a perda de peso e evitar as deficiências nutricionais e os sintomas gástricos.

Vídeos relacionados

DIETA PÓS BARIÁTRICA - passo a passo

09:06 | 41.516 visualizações

Cirurgia Bariátrica: melhor solução para emagrecer?

08:09 | 48.274 visualizações