O araçá é uma fruta com boas quantidades de flavonoides, taninos e saponinas, compostos fenólicos com ação antioxidante que combatem os radicais livres, ajudando na prevenção de diabetes, envelhecimento precoce e câncer.
Por ser rico em vitamina C, o araçá também melhora a absorção de ferro presente nos alimentos, ajudando a combater a anemia, porque o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, que normalmente está diminuída na anemia. Veja outros alimentos ricos em vitamina C para combater a anemia.
O araçá geralmente tem um sabor parecido com o da goiaba, sendo um pouco mais ácido, e variando entre as cores vermelha, amarela e roxa. O araçá pode ser encontrado em supermercados, feiras ou mercados municipais, sendo consumido ao natural ou usado em preparações, como sucos, sorvetes, bolos e geleias. Além disso, as folhas do araçá também são usadas no preparo de chás para fins medicinais.
9 benefícios do araçá para a saúde
Os principais benefícios do consumo do araçá para a saúde são:
1. Ajudar a combater a anemia
O araçá ajuda a combater a anemia, porque é rico em vitamina C, um nutriente que melhora a absorção de ferro de vegetais, leguminosas e cereais, ajudando na formação da hemoglobina, um dos componentes das hemácias que é responsável pelo transporte de oxigênio pelo organismo e que normalmente está reduzida na anemia.
2. Promover a perda de peso
Por ser fonte de fibras e água, o araçá prolonga a saciedade, diminuindo a fome e a ingestão de alimentos ao longo do dia, promovendo, assim, a perda de peso.
O araçá é uma fruta com baixo teor de calorias, sendo, por isso, uma ótima opção para incluir em dietas de emagrecimento. Veja outras frutas com poucas calorias e que ajudam a emagrecer.
3. Manter a saúde da pele
O araçá é rico em flavonoides, taninos saponinas e vitamina C, compostos com potente ação antioxidante que protegem contra os danos causados pelos raios ultravioleta do sol, mantendo a saúde da pele e ajudando a prevenir situações, como envelhecimento precoce e câncer de pele, por exemplo.
Além disso, a vitamina C presente no araçá, também ajuda na formação das fibras colágeno, promovendo a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo a formação de rugas, estrias e flacidez.
4. Evitar a diabetes
As fibras, presentes em boas quantidades no araçá, diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes. Além disso, o araçá também ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue em pessoas que já possuem a doença.
5. Diminuir a duração de gripes e resfriados
O araçá ajuda a diminuir o tempo de duração de gripes e resfriados, porque é rico em vitamina C, um nutriente que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, fortalecendo as células do sistema imunológico e ajudando, assim, no combate aos vírus e bactérias.
6. Prevenir doenças do coração
O araçá é rico em carotenoides, flavonoides, taninos e saponinas, compostos com ação antioxidante que evitam a oxidação das células de colesterol, ajudando no equilíbrio dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças, como infarto e derrame.
Além disso, o araçá também tem ótimas quantidades de potássio, um mineral que ajuda a varrer o excesso de sódio do organismo pela urina, favorecendo o controle da pressão arterial e evitando a pressão alta.
7. Combater a prisão de ventre
Por ser fonte de fibras solúveis, o araçá combate a prisão de ventre, porque ajuda a hidratar as fezes, facilitando a sua eliminação. Conheça outros alimentos que combatem a prisão de ventre.
8. Prevenir o surgimento do câncer
O araçá é rico em nutrientes com propriedades antioxidantes, como vitamina C, carotenoides, e flavonoides, que protegem as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como de pele, de cólon e de mama.
9. Ajudar no tratamento da diarreia
As folhas do araçá possuem propriedades adstringentes, e, por isso, são usadas na forma de chás para diminuir a quantidade de água nas fezes, ajudando no tratamento da diarreia.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g, o que corresponde a 5 unidades de araçá:
Para se obter os benefícios com o consumo do araçá, é fundamental manter também uma dieta saudável e variada, associada à prática regular de atividade física.
Se deseja saber como consumir o araçá em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Como consumir
O araçá pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de receitas, como compotas, doces, geleias, bolos, sorvetes e sucos. Além disso, as folhas do araçá também podem ser usadas no preparo de chás para ajudar no tratamento de diarreias.
Como fazer chá de araçá
Para fazer o chá de araçá, basta colocar 1 xícara de café de folhas de araçá picadas em 1 litro de água fervente. Tampar e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber 2 xícaras de chá por dia para ajudar no tratamento da diarreia.
Receitas saborosas com araçá
Algumas receitas saborosas e saudáveis com o araçá incluem bolos, sucos e geleias.
1. Suco de araçá
Ingredientes:
- 750 ml de água filtrada ou fervida;
- 250 g de araçá;
- 2 colheres de sopa de mel.
Modo de preparo:
Lavar bem e picar os araçás e colocar num liquidificador. Adicionar a água e o mel e bater bem até ficar bem homogêneo. Transferir para um copo e beber, de preferência, sem coar.
2. Bolo de araçá
Ingredientes:
- 3 ovos;
- 2 colheres de manteiga;
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó;
- 1 e ½ xícaras de polpa natural de araçá descongelada;
- 1 xícara de chá de açúcar mascavo.
Modo de preparo:
Em uma batedeira, bater as claras de ovos em ponto de neve e reservar. Bater, na batedeira, o açúcar com a manteiga até obter um creme homogêneo. Acrescentar as claras em neve e bater por 3 minutos. Juntar as gemas dos ovos, polpa de araçá descongelada e continuar a bater por mais 5 minutos. Transferir a mistura para uma tigela e acrescentar a farinha de trigo e o fermento aos poucos, mexendo bem com uma colher, ou espátula. Transferir a mistura para uma forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180° por 45 minutos. Aguardar amornar e servir.