Bacupari: para que serve a fruta e como consumir

O bacupari (Garcinia gardneriana) é uma fruta que ajuda a prevenir a anemia e o envelhecimento precoce, além de evitar o surgimento de doenças como infarto, angina e câncer.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Conhecido popularmente como bacopari, bacupari-miúdo, bacoparé, limãozinho, abiu-do-mato ou mangostão amarelo, a fruta bacupari possui esses benefícios por ser rica em vitamina C, carotenoides, flavonoides e xantonas, que são nutrientes e compostos bioativos com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hipolipemiantes.

O bacupari é uma fruta amarela com a casca lisa e a polpa branca com sabor adocicado, que pode ser consumida ao natural ou usada em preparações como sucos, saladas, vitaminas, sorvetes e geleias. Além disso, as folhas do bacupari também podem ser usadas no preparo de chás para fins medicinais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As principais indicações do bacupari para a saúde são:

1. Favorecer o emagrecimento

O bacupari é uma fruta que favorece o emagrecimento por ter poucas calorias, sendo uma boa opção para incluir em dietas para perda de peso.

No entanto, para ajudar a emagrecer, o bacupari deve fazer parte de uma dieta saudável, associada à práticas regulares de atividades físicas. Veja como fazer uma dieta para emagrecer.

2. Evitar a anemia

Por ser uma fruta rica em vitamina C, o bacupari favorece a absorção do ferro presente nos alimentos, ajudando na formação da hemoglobina, um componente das hemácias que é responsável por transportar o oxigênio no organismo e que normalmente está diminuída na anemia. Conheça outros alimentos ricos em vitamina C.

3. Manter a saúde do intestino

O bacupari é uma fruta que mantém a saúde do intestino por conter xantonas e flavonoides, compostos bioativos que têm uma potente ação antioxidante e anti-inflamatória, diminuindo as bactérias ruins e estimulando o crescimento de bactérias benéficas na flora intestinal.

4. Evitar doenças cardiovasculares

Por ter ação antioxidante, o bacupari combate o excesso de radicais livres no organismo e evita a oxidação das células de gordura, regulando os níveis de colesterol no sangue e evitando, assim, o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto, angina e derrame.

Além disso, o bacupari também tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a manter a saúde das artérias, facilitando a circulação de sangue e evitando, assim, a pressão alta

5. Prevenir o envelhecimento precoce

Sendo uma fruta rica em vitamina C, o bacupari ajuda na produção de colágeno, uma proteína que é responsável por garantir firmeza e dar elasticidade à pele, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.

6. Ajudar a evitar o câncer

O bacupari pode ajudar a evitar o surgimento do câncer por ser ma fruta que contém flavonoides e carotenoides, compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória que combatem os radicais livres, prevenindo alterações no DNA das células saudáveis.

Diferença entre bacupari e bacupari-do-cerrado

O bacupari-do-cerrado é uma fruta da espécie Salacia crassifolia que tem a casca grossa e áspera e a polpa com sabor agridoce.

Já o bacupari é da espécie Garcinia gardneriana, tendo a casca lisa e fina, e a polpa mais suculenta e com sabor adocicada.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100g de bacupari:

Componente 100 g de bacupari
Energia 34,5 calorias
Proteínas 1,18 g
Gorduras 0,22 g
Carboidratos 6,95 g
Fibras 0,9 g
Vitamina C 153,49 mg
Carotenoides 0,14 mg

Para se obter todos os benefícios do bacupari, é recomendado consumir essa fruta em uma dieta saudável e variada, junto com a prática regular de atividade físicas.

Se deseja saber como incluir o bacupari em uma dieta saudável, marque sua consulta com o nutricionista mais próximo de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como consumir

O bacupari pode ser consumido ao natural, com ou sem casca, ou usado em preparações como sucos, geleias, molhos, licores, saladas, vitaminas e sorvetes.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de manga, a ingestão mínima diária recomendada de frutas é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240 g.

Além disso, as folhas de bacupari também podem ser usadas no preparo de chás para ajudar no tratamento de aftas, aliviar a dor e diminuir inflamações.

Receitas saudáveis com bacupari

Algumas receitas saudáveis com bacupari são suco e salada.

1. Suco de bacupari

Ingredientes:

  • 2 xícaras (de chá) de bacupari maduro;
  • 1 litro de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Lavar bem os bacuparis e retirar as sementes. Colocar as frutas, com casca, e a água num liquidificador e bater por 2 minutos ou até ficar uma mistura bem homogênea. Transferir para um copo e servir em seguida.

2. Salada de bacupari

Ingredientes:

  • 1/2 molho de alface;
  • 1 molho de rúcula;
  • 1 pepino médio;
  • 1 xícara (de chá) de bacupari sem sementes e sem casca;
  • Suco de 1 limão;
  • 2 colheres (de sopa) de azeite;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem a alface, a rúcula e o pepino. Cortar as folhas de alface e de rúcula e colocar em uma travessa. Cortar o pepino em rodelas finas e as polpas de bacupari e juntar às folhas. Num pote pequeno, fazer um molho com o limão, o azeite, o sal e o limão, misturando bem todos os ingredientes. Adicionar o molho às folhas na travessa, mexendo bem com uma colher ou espátula, e servir.

Vídeos relacionados

6 frutas para emagrecer mais rápido

11:30 | 1.618.377 visualizações