A farinha de coco é um alimento rico em fósforo, potássio, zinco e selênio, minerais que ajudam a manter a saúde dos ossos e possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e prevenir a osteoporose.
Além disso, a farinha de coco também ajuda a combater a prisão de ventre, por ser rica em fibras que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação. Veja outros alimentos que combatem a prisão de ventre.
A farinha de coco é feita com a polpa do coco maduro e pode ser adicionada em frutas, sucos, vitaminas e iogurtes. Além disso, essa farinha também pode ser usada no preparo de bolos, biscoitos, panquecas e pães.
Benefícios da farinha de coco
Os principais benefícios da farinha de coco para a saúde são:
- Controlar a glicemia, por ser rica em fibras e ter baixo índice glicêmico, podendo ser usada por pessoas com diabetes;
- Prevenir a osteoporose, pois tem ótimas quantidades de fósforo e potássio, minerais importantes para a manutenção a saúde dos ossos;
- Regular a pressão arterial, pois é rico em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo;
- Fortalecer o sistema imunológico, porque é rico em selênio, zinco e vitamina B3, nutrientes que combatem os radicais livres e atuam na formação das células de defesa;
- Combater a prisão de ventre, por ser rica em fibras que aumentam o volume das fezes e aceleram o trânsito intestinal;
- Diminuir o colesterol “ruim” e os triglicerídeos, pois contém nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios que evitam a oxidação das células de gordura.
A farinha de coco também ajuda na perda de peso, porque tem baixo índice glicêmico, controlando, assim, o nível de glicose no sangue e prolongando a saciedade após as refeições. Veja outros alimentos com baixo índice glicêmico.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g, o equivalente a cerca de 10 colheres de sopa de farinha de coco:
Para se obter todos os benefícios com o consumo da farinha de coco, é fundamental manter uma alimentação saudável e variada, e praticar atividades físicas regularmente.
Consulte o nutricionista mais próximo para saber como incluir a farinha de coco na alimentação do dia a dia:
Como fazer a farinha de coco em casa
Para fazer a farinha de coco em casa, é necessário apenas a polpa de 1 coco fresco maduro. O passo a passo para fazer a farinha de coco em casa é:
- Extrair o leite de coco. Veja como fazer o leite de coco em casa;
- Distribuir a polpa do coco em um tabuleiro e levar ao forno, preaquecido a 120ºC, para assar por 30 minutos ou até que não tenha mais umidade na polpa;
- Deixar esfriar e, em seguida, colocar a polpa em um liquidificador ou processador, batendo até formar uma farinha bem fina;
- Peneirar a farinha, retirando os pedaços muito grandes, e retornando-os para bater novamente no liquidificador ou processador;
- Colocar em um pote limpo e com tampa de boa vedação. Armazenar a farinha na geladeira por até 3 semanas.
Para obter os benefícios da farinha de coco, pode-se consumir 2 colheres de sopa por dia, que podem ser adicionadas em frutas, sucos e vitaminas. Além disso, a farinha de coco também pode ser usada no preparo de receitas como bolos, panquecas e biscoitos.
Receitas saudáveis
Algumas receitas saudáveis com farinha de coco são a panqueca, o bolo e a granola.
1. Panqueca com farinha de coco
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de óleo de coco;
- 2 colheres de sopa de leite ou bebida vegetal;
- 2 colheres de sopa de farinha de coco;
- 2 ovos;
- ½ colher de chá de fermento.
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Fazer as panquecas em uma frigideira antiaderente untada com um fio de azeite ou óleo de coco. Essa receita rende de uma a duas panquecas
2. Bolo de farinha de coco
Ingredientes:
- 6 colheres de sopa de farinha de coco;
- 3 ovos;
- 1 xícara de água;
- 1 xícara de leite ou bebida vegetal;
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo;
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó.
Modo de preparo:
Aquecer o forno a 180 ºC. Em um liquidificador, bater os ovos, o leite, a água, o sal e o óleo de coco. Adicionar a farinha de coco e bater por mais 3 minutos. Se necessário, pode-se adicionar um pouco mais de água, adicionando aos poucos.
Transferir a massa para uma tigela e adicionar o fermento em pó, misturando com uma colher. Colocar a massa em uma forma untada e levar para assar no forno por 30 minutos ou até que o bolo esteja dourado. Aguardar amornar e servir.
3. Granola caseira
Ingredientes:
- 5 colheres de sopa de farinha de coco;
- 5 castanhas-do-pará picadas;
- 10 amêndoas picadas;
- 5 colheres de sopa de flocos de quinoa;
- 5 colheres de farinha de linhaça.
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes e guardar em um pote de vidro na geladeira. Essa granola pode ser adicionada em lanche com frutas, vitaminas, sucos e iogurtes.
4. Biscoito com farinha de coco
Ingredientes:
- 125 gramas de farinha de coco;
- 30 gramas de aveia;
- 50 gramas de aveia em flocos;
- 80 gramas de açúcar mascavo;
- 2 ovos;
- 4 colheres de sopa de óleo de coco;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 1/4 de colher de chá de sal.
Modo de preparo:
Colocar os ovos em um recipiente, acrescentar o açúcar e bater até obter um creme homogêneo e, em seguida, adicionar o óleo de coco. Bater até que os ingredientes fiquem uniformes e depois colocar, pouco a pouco, a farinha de coco e continuar misturando.
Depois, colocar a aveia, a aveia em flocos, o fermento em pó e o sal, e misturar até obter uma consistência pastosa. Pegar pequenas porções da massa, fazer bolinhas e colocar em uma bandeja adequada para ir ao forno, que deve esta pré-aquecido a 180º e deixar no forno por 20 minutos.
Retirar do forno quando as bordas estiverem douradas e consumir quando estiver frio.