O óleo de baru é produzido a partir da semente da castanha de baru, também conhecida como castanha do cerrado, possuindo diversos benefícios para a saúde como ajudar a controlar o colesterol, diminuir a inflamação e prevenir doenças cardiovasculares.
Esse óleo é rico em ômega-3, 6 e 9, além de tocoferois, fitoesterois e sesquiterpenos, que lhe conferem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, podendo ser encontrado em lojas de produtos naturais.
O óleo de baru pode ser consumido juntamente com a alimentação ou ser tomado como suplemento alimentar, de acordo com a orientação do médico ou nutricionista. Além disso, esse óleo também está presente na composição de produtos de cosmética para a pele e os cabelos.
Principais benefícios
Os principais benefícios do óleo de baru para a saúde são:
1. Diminuir a inflamação
O óleo de baru é rico em ômega 3, 6 e 9, que têm ação anti-inflamatória, e por isso, o consumo desse óleo pode diminuir a inflamação no corpo.
2. Baixar o colesterol
Por conter ômega 3, 6 e 9, que são um tipo de gordura boa que tem potente ação anti-inflamatória e antioxidante, o óleo de baru ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL).
Além disso, o óleo de baru ajuda a aumentar o colesterol bom, a controlar a pressão sanguínea e a reduzir os danos nas células, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis.
3. Prevenir doenças cardiovasculares
O óleo de baru ajuda a inibir o acúmulo de gorduras nas veias e artérias, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou AVC.
4. Evita a formação de coágulos
O óleo de baru tem propriedades anticoagulantes, devido a presença de ômega 3 e 6, que ajudam a reduzir a formação de coágulos sanguíneos por impedir que as plaquetas do sangue se agrupem e, por isso, pode ajudar na prevenção de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, por exemplo.
5. Aliviar os sintomas da artrite reumatoide
Por ter ação anti-inflamatória, o óleo de baru também pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite reumatoide, uma vez que reduz a produção de substâncias inflamatórias como os eicosanóides e as citocinas.
6. Hidratar a pele
O óleo de baru quando aplicado sobre a pele, pois contém vitamina E que ajuda a hidratar a pele, além de estimular a renovação celular.
7. Favorecer a perda de peso
O óleo de baru também pode ajudar a perder peso, pois diminui o acúmulo de gordura na região abdominal do corpo e favorece a queima de gordura.
8. Melhorar a fertilidade
O óleo de baru contém zinco, o que pode ajudar a melhorar a fertilidade e aumentar a libido, pois melhora a circulação sanguínea.
9. Prevenir anemia
O óleo de baru contém ferro, que é um mineral importante para produção de hemoglobina, um componente dos glóbulos vermelhos no sangue responsável pelo transporte do oxigênio pela corrente sanguínea.
Assim, o óleo de baru pode ajudar a prevenir a anemia ferropriva, que ocorre devido a deficiência de ferro.
10. Nutrir os cabelos
O óleo de baru quando aplicado sobre os cabelos, ajuda a hidratar e nutrir profundamente os fios, ajudando a combater pontas duplas e deixando o cabelo mais macio, sedoso e brilhante. Confira também os benefícios da castanha de baru.
Como usar
O óleo de baru pode ser usado na forma líquida ou cápsulas, da seguinte forma:
1. Óleo de baru líquido
O óleo de baru líquido pode ser usado para preparar refeições ou como tempero de saladas, por exemplo. Veja também como usar o óleo de coco na alimentação.
2. Óleo de baru em cápsulas
O óleo de baru também pode ser usado na forma de cápsulas, sendo normalmente recomendado a dose de 2 a 4 cápsulas por dia, ou segundo a recomendação do médico ou do nutricionista.
3. Óleo de baru cosmético
Os produtos de cosméticas contendo óleo de baru podem ser utilizados diariamente em pequenas quantidades para hidratar os cabelos e a pele.
Possíveis efeitos colaterais
O óleo de baru quando consumido na alimentação pode causar mal estar abdominal e enjoos em pessoas mais sensíveis.
Além disso, quando o óleo de baru é usado de forma excessiva sobre a pele ou cabelos, pode favorecer o aparecimento de feridas na pele e no couro cabeludo.
Quem não deve usar
Por não haver estudos suficientes do seu uso, o óleo de baru não deve ser consumido por mulheres grávidas e que amamentam, além de dever ser evitado por pessoas com o couro cabeludo oleoso ou a pele sensível e com manchas ou feridas, ou nos casos de psoríase.