Para que serve o Cártamo e como usar

Evidência científica

O cártamo é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e, por isso, pode ajudar na perda de peso, controle do colesterol e melhora do tônus muscular.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

O seu nome científico é Carthamus tinctorius e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação principalmente em forma de cápsulas de óleo de cártamo.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 2

Para que serve o cártamo

O cártamos possui propriedades analgésicas, anticoagulantes, anti-inflamatória, antioxidantes, diurética e laxante, podendo ser utilizada para várias finalidades, como por exemplo:

  • Ajudar no tratamento da doença de Crohn;
  • Auxiliar no processo de emagrecimento;
  • Promover o suor;
  • Baixar a febre;
  • Diminuir o apetite;
  • Regular os níveis de colesterol, combatendo do mau colesterol;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Ajudar no tratamento de reumatismo e artrite.

Além disso, como é rico em antioxidantes, o cártamo pode atuar como protetor neuronal, e devido à grande quantidade de vitamina E possui potencial para melhorar o desempenho físico, pois essa vitamina promove a melhor regeneração dos tecidos musculares.

Modo de uso do cártamo

O cártamo é consumido principalmente em forma de óleo, tanto em cápsula quanto natural. Para se obter os benefícios dessa planta, é recomendado que sejam consumidas 2 cápsulas ou 2 colheres de chá de óleo de cártamo por dia de acordo com a orientação do nutricionista ou do fitoterapeuta.

Conheça mais sobre o óleo de cártamo.

Efeitos colaterais e contraindicações

É importante que o cártamo seja consumido de acordo com a recomendação do nutricionista ou do fitoterapeuta, pois quantidades excessivas podem trazer consequências devido ao alto teor de ômega 6, como desregulação dos níveis de colesterol, por exemplo.

Além disso, o cártamo não deve ser consumido por mulheres grávidas, lactentes, crianças e pessoas com diabetes.