A cerejeira é uma planta medicinal cujas folhas e frutos podem ser usados para auxiliar o tratamento de diversas situações, como infecções urinárias, artrite reumatóide, gota e diminuição dos inchaços.
A cereja possui diversas substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo, como flavonóides, taninos, sais potássicos e derivados de silício, assim pode ter diversos benefícios.
Principais benefícios da cereja
Tanto a cereja quanto o chá de cerejeira possuem inúmeros benefícios, sendo os 6 principais:
- Melhora a saúde cardiovascular: Por possuir substâncias antioxidantes, a cereja é capaz de proteger o coração contra os radicais livres e melhorar a saúde das artérias;
- Combate a insônia: A cereja possui uma substância conhecida como melatonina, que é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo como um estímulo para dormir. Na insônia esse hormônio não é produzido, sendo o chá de cerejeira uma ótima fonte natural desse hormônio;
- Combate a constipação: A cereja também possui propriedade laxativa, podendo melhorar a saúde digestiva;
- Alivia o estresse e evita o envelhecimento precoce: Isso acontece por conta dos antioxidantes, que são responsáveis por combater os radicais livres;
- Alivia as dores musculares: O chá de cerejeira é rico em flavonoides, o que facilita a recuperação muscular.
- Aumento da energia: A cereja é uma ótima fonte de energia pela presença de taninos em sua composição, melhorando o humor e a disposição, além de poder auxiliar o emagrecimento.
Assim, o chá de cereja pode ser consumido para combater problemas urinários, inchaços, pressão alta, hiperuricemia, obesidade, gripe e resfriados. O consumo em excesso, no entanto, pode levar à diarreia, já que possui propriedade laxativa.
Chá de cereja
O chá de cereja tem um gosto levemente doce e para fazê-lo pode-se utilizar seus frutos maduros para consumo imediato ou preparar um chá com as folhas ou os cabinhos da cereja.
Ingredientes
- Polpa de cerejas frescas;
- 200 ml de água;
- Suco de meio limão;
Modo de preparo
Misturar a polpa e o suco de limão e acrescentar na água fervente. Deixar esfriar um pouco, coar e depois consumir
Uma outra opção de chá de cereja é feito com os cabinhos da fruta. Para isso deve-se colocar os cabinhos da cereja para secar por mais ou menos 1 semana e depois acrescentá-los à 1L de água fervente, deixando por 10 minutos. Depois deve-se coar, deixar esfriar um pouco e consumir.