A amora é uma fruta que pode ajudar no tratamento e prevenção de doenças, como diabetes, infarto, aterosclerose e pressão alta, por ser rica em antocianinas e ácido elágico e taninos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Existem diferentes tipos dessa fruta, como amora preta (Morus nigra L.), amora branca (Morus alba L.) e amora vermelha (Rubus rosifolius Sm). A cor dessa fruta varia de acordo a quantidade de compostos fenólicos, onde a amora preta e vermelha contêm mais antocianinas e a branca tem maior teor de ácido elágico.
A amora geralmente é encontrada em feiras ou supermercados e pode ser consumida ao natural ou adicionada no preparo de mousses, geleias e sucos. Já as folhas, raízes e caules podem ser usadas no preparo de chás ou cataplasmas.
Benefícios para a saúde
Alguns dos benefícios da amora para a saúde são:
1. Facilitar a perda de peso
A amora é uma fruta de baixo índice glicêmico, pois tem ótimas quantidades de fibras, ajudando a prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer entre as refeições, o que facilita na perda de peso. Veja outras frutas que ajudam na perda de peso.
2. Evitar doenças cardiovasculares
Tanto a fruta quanto a folha da amora são ricas em ácidos fenólicos, carotenoides, flavonoides e antocianinas, compostos bioativos com propriedade anti-inflamatória que ajudam a manter a saúde das artérias, evitando doenças, como infarto, pressão alta.
A amora também possui antioxidantes que evitam a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue, prevenindo a aterosclerose e o derrame.
3. Prevenir a diabetes
Por ser uma fruta com ótimas quantidades de fibras, a amora possui baixo índice glicêmico, o que ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes. Conheça mais frutas ricas em fibras para evitar a diabetes.
4. Prevenir o envelhecimento precoce
A amora é rica em flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos, compostos bioativos com ação antioxidante, combatendo os radicais livres, responsáveis pelos danos na pele, prevenindo a flacidez e as rugas.
5. Ajudar no tratamento da diarreia
A amora, especialmente as folhas dessa fruta, contém flavonoides, taninos, saponinas e glicosídeos, compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e adstringentes, que aliviam a inflamação do intestino, ajudando no tratamento da diarreia.
6. Combater a prisão de ventre
A amora é uma fruta rica em fibras solúveis e insolúveis, que aumentam o volume das fezes e melhoram os movimentos naturais do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre.
7. Diminuir o risco de câncer
O fruto da amora e suas folhas ajudam a diminuir o risco de câncer, pois contêm antioxidantes que combatem os radicais livres que danificam as células saudáveis do corpo, evitando o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.
Além disso, a amora ajuda a fortalecer a imunidade, reduzindo o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como de esôfago, de útero e de mama.
8. Ajudar no tratamento de infecções
A amora contém alto teor de compostos com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, como antocianinas, taninos e carotenoides, que fortalecem o sistema imunológico, auxiliando na prevenção e no tratamento de infecções, como dor de garganta, aftas e gengivites.
9. Manter a saúde dos olhos
A amora mantém a saúde dos olhos, porque contém luteína e zeaxantina, carotenoides que protegem os olhos contra os raios ultravioleta do sol e contra a luz azul de dispositivos, como celular e computador, evitando a degeneração macular, uma doença que diminui a capacidade da visão com o avançar da idade.
10. Prevenir a osteoporose
A amora ajuda a prevenir a osteoporose, por ter boas quantidades de vitamina K, uma vitamina necessária para a fixação de cálcio nos ossos, sendo fundamental para manter a saúde óssea na idade adulta. Veja uma lista de alimentos ricos em vitamina K.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100g, o que corresponde a 25 unidades pequenas, de amora:
Para se obter todos os benefícios da amora, é importante também praticar atividades físicas regularmente e manter uma dieta saudável e variada.
Como consumir
A amora pode ser consumida ao natural, adicionada ao iogurte, mingau ou usada no preparo de mousses, molhos, geleias e sucos.
Já as folhas, as raízes e a casca da amoreira podem ser usadas no preparo de chás, para aliviar o sintomas da menopausa, combater diarreia e tratar infecções como gengivite e dor de garganta.
A amora também pode ser usada no preparo de um cataplasma, para ajudar a cicatrizar feridas. Para isso, basta colocar 6 folhas frescas de amora numa panela com 2 colheres de sopa de água. Deixar a mistura aquecer em fogo baixo até a água evaporar. Esmagar as folhas na panela, deixar amornar e adicionar um pouco em uma gaze. Pousar a gaze sobre a ferida e, assim que esfriar, repetir o procedimento, trocando a gaze, 2 vezes.
Receitas saudáveis com amora
Algumas receitas saborosas e saudáveis com a amora são:
1. Chá de amora
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de folhas frescas de amora;
- 200 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar a água em uma panela e levar ao fogo para ferver. Após apagar o fogo, acrescentar as folhas de amora, tapar e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber em seguida. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia. Saiba mais sobre o chá de amora.
2. Frozen de frutas vermelhas
Ingredientes:
- ½ xícara de chá de amora congelada;
- ½ xícara de chá de morango congelado;
- 1 banana prata pequena congelada;
- 1 pote (170g) de iogurte natural líquido.
Modo de preparo:
Picar a banana e colocar todos os ingredientes no liquidificador. Bater até ficar com a consistência desejada e servir.
3. Suco de amora
Ingredientes:
- 100 g de amora fresca;
- 1 xícara de água;
- Pedras de gelo (opcional).
Modo de preparo:
Lavar bem as amoras e colocar no liquidificador. Adicionar a água, as pedras de gelo e bater por 3 minutos. Transferir para um copo e servir.
4. Geleia de amora e framboesa
Ingredientes:
- 500g de amora fresca;
- 500g de framboesa fresca;
- 500g de açúcar de coco.
Modo de preparo:
Lavar e secar bem as amoras e as framboesas. Em uma panela, colocar todos os ingredientes, cozinhando em fogo baixo e mexendo até que o açúcar derreta. Ao começar a ferver, abaixar o fogo e deixar cozinhar por 1 hora, mexendo de vez em quando.
Quando a mistura estiver no ponto de geleia, desligar o fogo. Após esfriar, transferir para um pote com tampa e armazenar na geladeira.
Possíveis efeitos colaterais e contraindicações
A amora deve ser consumida de forma controlada, uma vez que grandes quantidades podem causar diarreia.
Já o chá de folhas, raízes ou caules de amora não devem ser consumidos por crianças e também deve ser evitado durante a gravidez ou amamentação.
Além disso, o pessoas com hipoglicemia ou que usam remédios para controlar a diabetes ou a pressão alta, devem consultar um médico antes de tomar o chá de amora